Acessibilidade / Reportar erro

Tecnologias de informação e comunicação: interfaces com o processo de trabalho da enfermagem

RESUMO

Objetivos:

desvelar os significados que enfermeiros atribuem às Tecnologias de Informação e Comunicação para o processo de trabalho da enfermagem.

Métodos:

pesquisa qualitativa, cujos referenciais teórico e metodológico foram a Teoria da Complexidade e a Teoria Fundamentada nos Dados, respectivamente. Pesquisa com 19 participantes, sendo 12 enfermeiros assistenciais e 7 enfermeiros residentes. Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada.

Resultados:

os resultados revelaram os significados que enfermeiros assistenciais atribuem às Tecnologias de Informação e Comunicação e, desse modo, as motivações e limitações para a utilização dessas tecnologias, elencando possibilidades e estratégias que influenciam o processo de trabalho da enfermagem com base nas interações fomentadas pela utilização formal e informal desses recursos.

Considerações Finais:

os significados atribuídos por enfermeiros às Tecnologias de Informação e Comunicação estão relacionados à capacidade de aderência e importância dessas tecnologias ao processo de trabalho que desenvolvem.

Descritores:
Enfermagem; Tecnologias de Informação; Informática em Enfermagem; Comunicação em Saúde; Gestão do Conhecimento

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br