Acessibilidade / Reportar erro

Construção e validação de instrumento de avaliação da funcionalidade de indivíduos com esquistossomose

RESUMO

Objetivos:

construir e validar um instrumento de avaliação da funcionalidade de indivíduos com esquistossomose.

Métodos:

estudo metodológico, desenvolvido em três etapas: 1) Construção do instrumento e associação deste com categorias da Classificação Internacional de Funcionalidade, que foram usadas para elaborar as perguntas; 2) Validação de conteúdo, realizada por juízes especialistas na temática; 3) Aplicação do instrumento pela técnica de teste-reteste na população com esquistossomose no intervalo de 14 dias. Para o cálculo do grau de concordância entre os juízes, utilizou-se o coeficiente de correlação kappa.

Resultados:

em sua versão final, o instrumento constitui-se por 27 itens, sendo 9 do componente de Funções do corpo, 6 de Estruturas do corpo, 4 de Atividade e participação e 8 de Fatores ambientais. Foi considerado válido e confiável.

Conclusões:

o instrumento construído tem abordagem biopsicossocial, considerando quatro componentes da CIF, além de apresentar boa validade e confiabilidade interobservador.

Descritores:
Esquistossomose Mansoni; Classificação Internacional de Funcionalidade; Incapacidade e Saúde; Avaliação da Deficiência; Estudos de Validação; Epidemiologia

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br