Acessibilidade / Reportar erro

Relação entre atividade física e mudança na capacidade funcional numa coorte de idosos em São Paulo, Brasil

RESUMO

Objetivos:

avaliar a relação entre atividade física de lazer e mudança de capacidade funcional entre idosos.

Métodos:

analisamos dados de uma coorte de idosos em busca de determinantes da capacidade funcional no seguimento. Dados da linha de base foram coletados entre 2007 e 2008 - acompanhamento médio de 3,5 anos. Foi construído um modelo de regressão linear multivariado completo para avaliar a capacidade funcional ao final do seguimento, controlando pela capacidade funcional na linha de base, características sociodemográficas, de saúde e comportamentais e quantidade de atividade física no período.

Resultados:

o modelo final mostrou capacidade funcional independentemente correlacionada com a idade (p<0,001), massa corporal (p=0,013) e número de atividades de vida diária comprometidas na linha de base (p<0,001). Capacidade funcional melhorou com o aumento da atividade física, mas perdeu significância estatística após ajustes (p=0,384).

Conclusões:

capacidade funcional diminui com o aumento da idade, o aumento da perda da capacidade funcional na linha de base e o aumento da massa corporal. Embora não significativamente associada, a atividade física no lazer aparece como um importante fator modificável.

Descritores:
Atividades de Vida Diária; Atividade Física; Estudo de Coorte; Envelhecimento; Determinantes de Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br