Seção “A” - Atividades de cuidados de enfermagem não realizadas
|
Seção “A” - Cuidados de enfermagem não realizados
|
A palavra “atividades” foi suprimida pois “atividades de” seguida por “cuidados” foi considerado redundante.
|
Participação na visita clínica diária à beira leito
|
Participação na visita clínica multiprofissional diária à beira leito
|
O item foi reformulado pois não ficou claro se o termo “visita” era referente ao comparecimento do enfermeiro ao quarto do paciente em uma visita clínica multiprofissional, no contexto da passagem de caso, ou se o enfermeiro não adentrou o quarto do paciente durante todo o plantão.
|
Deambulação 3 vezes ao dia ou de acordo com o plano de cuidados de enfermagem, se as condições clínicas permitirem |
Deambulação 3 vezes ao dia ou de acordo com o plano de cuidados de enfermagem, se as condições clínicas permitirem |
|
Avaliação da eficácia da medicação |
Avaliação da eficácia da medicação |
|
Mudança de decúbito da criança a cada 2 horas ou conforme prescrito |
Mudança de decúbito da criança a cada 2 horas ou conforme prescrito |
|
Cuidados orais
|
Cuidados bucais
|
A palavra “orais” foi substituída por “bucais” pois este está mais próximo do que é utilizado na prática de enfermagem.
|
Envolvimento dos pais nos cuidados com a criança |
Envolvimento dos pais nos cuidados com a criança |
|
Educação do paciente e família |
Educação do paciente e família |
|
Discussão com a criança e sua família sobre planos de alta e cuidados no domicílio |
Discussão com a criança e sua família sobre planos de alta e cuidados no domicílio |
|
Promoção do desenvolvimento neuroevolutivo, de acordo com a idade e condições clínicas da criança (por exemplo, cuidados neonatais, desenvolvimento cognitivo e relacional da criança ou do adolescente) |
Promoção do desenvolvimento neuroevolutivo, de acordo com a idade e condições clínicas da criança (por exemplo, cuidados neonatais, desenvolvimento cognitivo e relacional da criança ou do adolescente) |
|
Avaliação da dor e intervenções farmacológicas ou não farmacológicas, de acordo com protocolos |
Avaliação da dor e intervenções farmacológicas ou não farmacológicas, de acordo com protocolos |
|
Solicitações de medicamentos atendidas dentro de 15 minutos |
Solicitações de medicamentos atendidas dentro de 15 minutos |
|
Documentação completa com todos os dados necessários |
Documentação completa com todos os dados necessários |
|
Comunicação de todas as informações relevantes na passagem de plantão ou transferência |
Comunicação de todas as informações relevantes na passagem de plantão ou transferência |
|
Satisfação das necessidades alimentares, de acordo com as condições clínicas da criança (por exemplo, incentivo a alimentação oral e/ou nutrição do recém-nascido assim que solicitado; incentivo a alimentação apropriada, de acordo com a preferência pessoal) |
Satisfação das necessidades alimentares, de acordo com as condições clínicas da criança (por exemplo, incentivo a alimentação oral e/ou nutrição do recém-nascido assim que solicitado; incentivo a alimentação apropriada, de acordo com a preferência pessoal) |
|
Administração de medicamentos entre 30 minutos antes ou depois do horário programado (por exemplo, horário programado às 20h, administração entre 19h30 e 20h30) |
Administração de medicamentos entre 30 minutos antes ou depois do horário programado (por exemplo, horário programado às 20h, administração entre 19h30 e 20h30) |
|
Auxílio a criança nas necessidades de eliminação dentro de 5 minutos após a solicitação (por exemplo, ir com a criança ao banheiro ou fornecer os dispositivos apropriados se estiver no leito)
|
Auxílio a criança nas necessidades de eliminação dentro de 5 minutos após a solicitação (por exemplo, ir com a criança ao banheiro ou fornecer os dispositivos apropriados se estiver restrita no leito)
|
Foi acrescentado o termo “restrita no leito”, uma vez que é subentendido que todas as crianças hospitalizadas estarão em um leito.
|
Resposta à luz de chamada, à solicitação de intervenção ou alarme é iniciada dentro de 5 minutos (por exemplo, monitores, bombas de infusão, aparelhos de ventilação mecânica) |
Resposta à luz de chamada, à solicitação de intervenção ou alarme é iniciada dentro de 5 minutos (por exemplo, monitores, bombas de infusão, aparelhos de ventilação mecânica) |
|
Apoio emocional à criança e/ou família |
Apoio emocional à criança e/ou família |
|
Coleta de exames laboratoriais realizados conforme prescrito |
Coleta de exames laboratoriais realizados conforme prescrito |
|
Higiene corporal e cuidados com a pele |
Higiene corporal e cuidados com a pele |
|
Avaliação do local de inserção do cateter intravenosos central e do cateter intravenoso periférico segundo protocolos |
Avaliação do local de inserção do cateter intravenosos central e do cateter intravenoso periférico segundo protocolos |
|
Cuidados com o local de inserção do cateter intravenoso central e do cateter intravenoso periférico segundo protocolos |
Cuidados com o local de inserção do cateter intravenoso central e do cateter intravenoso periférico segundo protocolos |
|
Adoção das precauções necessárias para o controle de infecções conforme protocolos (uso de EPIs, desinfecção de dispositivos, isolamento, correto descarte de resíduos) |
Adoção das precauções necessárias para o controle de infecções conforme protocolos (uso de EPIs, desinfecção de dispositivos, isolamento, correto descarte de resíduos) |
|
Monitoramento dos ganhos e perdas de sólidos e líquidos |
Monitoramento dos ganhos e perdas de sólidos e líquidos |
|
Avaliação dos sinais vitais de acordo com o plano de cuidados de enfermagem |
Avaliação dos sinais vitais de acordo com o plano de cuidados de enfermagem |
|
Reavaliações direcionadas sobre a condição da criança para avaliar melhorias ou agravos durante o plantão |
Reavaliações direcionadas sobre a condição da criança para avaliar melhorias ou agravos durante o plantão |
|
Higienização das mãos |
Higienização das mãos |
|
Avaliação das atividades realizadas pelo cuidador
|
Avaliação das atividades atribuídas aos cuidadores
|
Visto que “realizar” e “atribuir” são conceitos distintos, uma análise foi feita com a versão original do instrumento, entendendo-se como mais pertinente ao contexto o uso da palavra “atribuídas”.
|
Verificação de segurança dos equipamentos e limpeza concorrente do mobiliário realizadas uma vez por plantão ou segundo protocolo (por exemplo, cama, mesa de cabeceira, dispositivos) |
Verificação de segurança dos equipamentos e limpeza concorrente do mobiliário realizadas uma vez por plantão ou segundo protocolo (por exemplo, cama, mesa de cabeceira, dispositivos) |
|
Seção “B” - razões para as omissões de cuidados em enfermagem |
Seção “B” - razões para as omissões de cuidados em enfermagem |
|
Recursos laborais |
Recursos laborais |
|
Desequilíbrio nas atribuições com
pacientes
|
Desequilíbrio no dimensionamento de pacientes
|
“Atribuições” não ficou claro e por isso foi substituído para “dimensionamento”.
|
Número inadequado de enfermeiras
|
Número inadequado de enfermeiros
|
Modificou-se para “enfermeiros” para englobar ambos os sexos.
|
Situação de urgência do paciente (por exemplo, piora da condição do paciente) |
Situação de urgência do paciente (por exemplo, piora da condição do paciente) |
|
Aumento inesperado do número e/ou gravidade dos pacientes na unidade |
Aumento inesperado do número e/ou gravidade dos pacientes na unidade |
|
Número inadequado de técnicos/auxiliares de enfermagem |
Número inadequado de técnicos/auxiliares de enfermagem |
|
Interrupções frequentes |
Interrupções frequentes |
|
Comunicação |
Comunicação |
|
Tensão ou barreiras de comunicação com a equipe médica
|
Tensão ou falhas na comunicação com a equipe médica
|
A palavra “barreiras” não ficou clara e por isso foi substituída para “falhas”.
|
Falta de colaboração entre membros da equipe (por exemplo, enfermeiras, técnicas/auxiliares de
enfermagem e médicos)
|
Falta de colaboração entre membros da equipe (por exemplo, enfermeiros, técnicas/auxiliares de enfermagem e médicos)
|
Modificou-se para “enfermeiros” e “técnicos” para englobar ambos os sexos.
|
Tensão ou barreiras de comunicação na equipe de enfermagem
|
Tensão ou falhas na comunicação na equipe de enfermagem
|
A palavra “barreiras” não ficou clara e por isso foi substituída para “falhas”.
|
Tensão ou barreiras de comunicação com outros serviços ou departamentos (por exemplo, banco de sangue, serviço de radiologia, farmácia, etc)
|
Tensão ou falhas na comunicação com outros serviços ou departamentos (por exemplo, banco de sangue, serviço de radiologia, farmácia, etc)
|
Idem acima.
|
Técnica/auxiliar de enfermagem não comunicou que o cuidado à criança não foi realizado
|
Técnico/auxiliar de enfermagem não comunicou que o cuidado à criança não foi realizado
|
Modificou-se para “técnicos” para englobar ambos os sexos.
|
Inadequada passagem de plantão entre turnos ou na transferência entre unidades |
Inadequada passagem de plantão entre turnos ou na transferência entre unidades |
|
Outros serviços ou setores não prestaram os cuidados necessários (por exemplo, laboratório de análises, farmácia hospitalar) |
Outros serviços ou setores não prestaram os cuidados necessários (por exemplo, laboratório de análises, farmácia hospitalar) |
|
Recursos materiais |
Recursos materiais |
|
Materiais/equipamentos não disponíveis quando necessários (por exemplo, bombas de infusão, instrumentais cirúrgicos) |
Materiais/equipamentos não disponíveis quando necessários (por exemplo, bombas de infusão, instrumentais cirúrgicos) |
|
Materiais/equipamentos não funcionam corretamente quando necessário |
Materiais/equipamentos não funcionam corretamente quando necessário |
|
Medicamentos não disponíveis quando necessários |
Medicamentos não disponíveis quando necessários |
|
Falta de treinamento com equipamento/procedimento/norma
|
Falta de familiaridade com equipamento/procedimento/norma
|
O termo “treinamento” foi substituído por “familiaridade”, pois, embora o profissional possa ter sido treinado, ele pode não ter muitas oportunidades de contato com algum equipamento/procedimento/ norma.
|