Acessibilidade / Reportar erro

Esperança num grupo terapêutico de doentes deprimidos: estudo de caso qualitative

RESUMO

Objetivo:

Conhecer as percepções de esperança para pessoas com depressão no contexto de um grupo terapêutico.

Métodos:

Utilizando uma abordagem qualitativa de estudo de caso, foi realizada uma entrevista semiestruturada em profundidade e um questionário de autoavaliação com 7 mulheres com depressão integradas num grupo terapêutico num hospital de dia psiquiátrico português. Na coleta e análise de dados usou-se a triangulação de fontes.

Resultados:

Os participantes evidenciaram esperança alicerçada nas experiências positivas do passado com forte componente de afiliação. O gerenciamento da esperança é feito fundamentalmente por meio das relações interpessoais estabelecidas entre os membros do grupo, a partir de padrões comunicacionais que se estabelecem regularmente, mediados pelo terapeuta do grupo.

Conclusão:

O grupo terapêutico funcionou no sentido de reforçar a esperança nas pessoas que vivenciam depressão e funciona como uma motivação para gerir as implicações da doença no projeto de vida e saúde dos participantes.

Descritores:
Estudo de Caso; Depressão; Esperança; Relações Interpessoais; Grupos de Autoajuda

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br