Acessibilidade / Reportar erro

Comissão editorial CAPES/ABEn-ação coletiva para qualificação dos periódicos de enfermagem

EDITORIAL

Comissão editorial CAPES/ABEn-ação coletiva para qualificação dos periódicos de enfermagem

Joel Rolim Mancia

Editor

A realização do 5º Encontro Nacional de Editores de Periódicos de Enfermagem - ENEPEn, em Fortaleza, durante o 54º CBEn, trouxe contribuições significativas às publicações periódicas da enfermagem brasileira.

A agenda organizada pela ABEn/CAPES incluiu os seguintes itens: indexação em base de dados internacionais; apresentação dos resultados do instrumento enviado pela CAPES aos editores dos periódicos de enfermagem; painel com expositores representantes das entidades organizadoras, ABEC1 1 Associação Brasileira de Editores Científicos. e ANPEPP2 2 Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. .

Embora os editores tenham apresentado os instrumentos enviados pela CAPES, não foi possível realizar um consolidado, o que será feito por um grupo recentemente criado (formado por Enfermagem/CAPES, ABEn e Editores) devendo ser apresentado no 12º SENPE.

O desenvolvimento do Painel contou com a participação do Editor da REBEn, o qual fez um resgate da história dos encontros articulados pela ABEn e seus resultados positivos. Este ENEPEn foi realizado em parceria com a Comissão de Avaliação dos Programas de Pós-graduação em Enfermagem da CAPES e demonstrou ser um fórum adequado para o debate das questões que envolvem os editores, a pós-graduação e as publicações. A Comissão de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem da CAPES ressaltou que após as duas últimas avaliações dos periódicos de Enfermagem, feitas pela Comissão, houve uma mobilização dos editores para melhor classificar suas revistas, o que resultou em ajustes e melhoria das mesmas. Os representantes da ABEC/ANPEPP defenderam que a Comissão de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem da CAPES, os editores e a ABEn deveriam compor uma comissão para criar critérios que permitam avaliara qualidade dos periódicos científicos de Enfermagem. Estes critérios, uma vez aprovados, serviriam de referência de qualidade dos veículos de divulgação da produção cientifica, bem como utilizados como instrumental para a defesa da identidade e especificidade da profissão no conjunto da "Grande Área da Saúde" na CAPES.

Como conseqüência das discussões que se desenrolaram ao longo dos encontros de Editores e por recomendação da última plenária, criou-se a Comissão Editorial CAPES/ABEn, integrada por representantes da CAPES, da ABEn e por editores, a qual tem como finalidade elaborar critérios para avaliação dos periódicos de enfermagem, os quais deverão ser apresentados no 12º SENPE.

A divulgação do mais recente resultado do Qualis - Enfermagem/CAPES de setembro de 2002 mostra um crescimento do número de periódicos de âmbito internacional, no entanto, apenas um periódico de Enfermagem foi classificado como "Internacional B" e nenhum como "Internacional A", o que restringe a avaliação dos Programas de Pós-Graduação uma vez que a "Grande Área da Saúde" tem exigido, como critério de qualidade, a publicação em periódicos classificados como Internacional "A" e "B". No entanto, a inclusão de diversos indexadores como critério para a classificação internacional dos periódicos no Qualis-CAPES foi bastante positiva pois possibilitou que um número maior de periódicos de Enfermagem fossem incluídos nesta categoria.

Esse diálogo contínuo entre ABEn, CAPES e editores deve convergir para a definição de critérios que contemplem as necessidades da pós-graduação, considerando as especificidades da enfermagem bem como a missão de cada periódico. Desse entrosamento deverá resultar um conjunto de parâmetros com a finalidade de hierarquizar os periódicos, reavaliar os critérios atuais, valorizar os esforçosrealizados pelos editores para se adequarem a padrões de qualidade compartilhados.

Entendemos que o ENEPEn, como espaço de discussão e deliberação, tem se constituído numa atividade pedagógica, educativa e formativa, visto que tem explorado os mais diferentes aspectos da editoração de revistas bem como contribuído para a elevação da qualidade da nossa produção científica e meios impressos de divulgação.

A Associação Brasileira de Enfermagem, com este trabalho, cumpre seu papel histórico de liderança na construção de políticas que tenham impacto na área da formulação e divulgação do conhecimento.

  • 1
    Associação Brasileira de Editores Científicos.
  • 2
    Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      24 Jun 2014
    • Data do Fascículo
      Ago 2002
    Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
    E-mail: reben@abennacional.org.br