Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação de desempenho: diálogos e representações de um grupo na enfermagem

Evaluación de desempeño: diálogos y representaciones de un grupo en enfermería

Performance evaluation: dialogues and representations of a nursing group

Resumos

Pesquisa com abordagem qualitativa. Norteou-se pelo objetivo de conhecer as representações acerca da avaliação de desempenho que emergem a partir da vivência de avaliadores e de avaliados. Enfermeiras, técnicos e auxiliares de Enfermagem de um hospital escola participaram das entrevistas e do grupo focal. Depreendeu-se do estudo que as experiências de avaliação, quando direcionadas ao fazer, geram sofrimento, e, quando direcionadas ao ser, constituem-se em fonte de satisfação e de desenvolvimento de todos os envolvidos no processo. Viu-se que, apesar dos imperativos sociais mais amplos, é possível redirecionar o agir a partir de si mesmo(s), no aqui-agora do cotidiano de trabalho e, neste prisma, a avaliação de desempenho pode servir de instrumento para uma prática transformadora.

avaliação de desempenho; administração de pessoal; enfermagem


A través de un enfoque cualitativo, hemos pretendido conocer las representaciones sobre la evaluación de desempeño que se manifiestan a partir de la vivencia de evaluadores y de evaluados. Enfermeras, Técnicos y Auxiliares de Enfermería de un hospital escuela participaron de las entrevistas y del grupo focalizado. Transparece en el estudio, que las experiencias de evaluación, cuando se direccionan al "hacer" generan sufrimiento y cuando se dirigen al "ser" se constituyen una fuente de satisfacción y desarrollo de todos los involucrados en el proceso. A pesar de imperativos sociales más amplios, es posible redireccionar el actuar a partir de si mismo(s) hacia el aquí-ahora del trabajo cotidiano. Dentro de ese prisma, la evaluación del desempeño puede servir como instrumento para una práctica transformadora.

evaluación del desempeño de empleados; administración de personal; enfermería


This is a qualitative study, which aims at identifying the representations of performance evaluation through the point of view of those who evaluate and those who are evaluated. Nurses, technicians and nurse assistants of a school hospital participated in the interviews and focal group. Results showed that evaluation which focused on practices, generated suffering, and the ones, which focused on the being, constituted a source of satisfaction and development for those involved in the process. We concluded that, despite the broadest social imperatives, it is possible to redirect attitudes in the work routine. Considering this perspective, performance evaluation can be a very important tool for developing new practices.

employee performance evaluation; personnel management; nursing


PESQUISA

Avaliação de desempenho: diálogos e representações de um grupo na enfermagem1 1 Este conteúdo deriva da Tese de Doutorado em Enfermagem defendida na EEUSP. sob o titulo original "Avaliação de desempenho na enfermagem e o ser (a)critico". 2 Para efeito deste relato, o termo pessoal auxiliar abarca Auxiliares e Técnicos de Enfermagem.

Performance evaluation: dialogues and representations of a nursing group

Evaluación de desempeño: diálogos y representaciones de un grupo en enfermería

Clarice Maria Dall'AgnolI; Maria Helena Trench CiamponeII

IDoutora em Enfermagem. Professora Adjunta vinculada ao Departamento de Assistência e Orientação Profissional (DAOP) da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EEnf-UFRGS)

IIDoutora em Psicologia. Livre Docente vinculada ao Departamento de Orientação Profissional (ENO) da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP)

RESUMO

Pesquisa com abordagem qualitativa. Norteou-se pelo objetivo de conhecer as representações acerca da avaliação de desempenho que emergem a partir da vivência de avaliadores e de avaliados. Enfermeiras, técnicos e auxiliares de Enfermagem de um hospital escola participaram das entrevistas e do grupo focal. Depreendeu-se do estudo que as experiências de avaliação, quando direcionadas ao fazer, geram sofrimento, e, quando direcionadas ao ser, constituem-se em fonte de satisfação e de desenvolvimento de todos os envolvidos no processo. Viu-se que, apesar dos imperativos sociais mais amplos, é possível redirecionar o agir a partir de si mesmo(s), no aqui-agora do cotidiano de trabalho e, neste prisma, a avaliação de desempenho pode servir de instrumento para uma prática transformadora.

Palavras-chave: avaliação de desempenho, administração de pessoal, enfermagem

ABSTRACT

This is a qualitative study, which aims at identifying the representations of performance evaluation through the point of view of those who evaluate and those who are evaluated. Nurses, technicians and nurse assistants of a school hospital participated in the interviews and focal group. Results showed that evaluation which focused on practices, generated suffering, and the ones, which focused on the being, constituted a source of satisfaction and development for those involved in the process. We concluded that, despite the broadest social imperatives, it is possible to redirect attitudes in the work routine. Considering this perspective, performance evaluation can be a very important tool for developing new practices.

Keywords: employee performance evaluation, personnel management, nursing

RESUMEN

A través de un enfoque cualitativo, hemos pretendido conocer las representaciones sobre la evaluación de desempeño que se manifiestan a partir de la vivencia de evaluadores y de evaluados. Enfermeras, Técnicos y Auxiliares de Enfermería de un hospital escuela participaron de las entrevistas y del grupo focalizado. Transparece en el estudio, que las experiencias de evaluación, cuando se direccionan al "hacer" generan sufrimiento y cuando se dirigen al "ser" se constituyen una fuente de satisfacción y desarrollo de todos los involucrados en el proceso. A pesar de imperativos sociales más amplios, es posible redireccionar el actuar a partir de si mismo(s) hacia el aquí-ahora del trabajo cotidiano. Dentro de ese prisma, la evaluación del desempeño puede servir como instrumento para una práctica transformadora.

Palavras clave: evaluación del desempeño de empleados, administración de personal, enfermería

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Recebido em 25/04/2002

Aprovado em 26/08/2002

  • BARDIN, L. Análise de conteúdo Lisboa: Edições 70, 1977.
  • BARROS, A. P. de; LEHFELD, N.S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes, 1990.
  • BERGAMINI, C. W. Avaliação de desempenho humano na empresa 3. ed. São Paulo: Atlas, 1979.
  • BLEGER, J. Temas de psicologia São Paulo: Martins Fontes, 1991.
  • CASTRO, G. A. O.; LIMA, G. S. do C.; VEIGA, M. R. M. da. Implantação de um sistema de avaliação de desempenho: métodos e estratégias. Revista de Administração, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 38-52, 1996.
  • CHANLAT, J. F. et al. O individuo na organização: dimensões esquecidas. São Paulo: Atlas: 1993.
  • CHAVES, E. B.; MAGALHÃES, A. M. Avaliando a avaliação de desempenho na prática dos enfermeiros. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v.17, n.2, p. 115-123, 1996.
  • CIAMPONE, M, H. T. Grupo operativo: construindo as bases para o ensino e a prática na enfermagem. 1998. 184 f. Tese (Livre Docência) - Escola de Enfermagem. Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.
  • CIOSAK, S. I. Avaliação de desempenho e o aprimoramento de enfermeiros: expectativas do avaliador e avaliado, São Paulo, 1994. 127 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.
  • DALL'AGNOL, C. M. O agir-refletir-agir nos movimentos de integração e diferenciação de uma equipe de enfermagem em relações de trabalho 1994, 186 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Departamento de Pòs-Graduação em Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1994.
  • ______ . Avaliação: peculiaridades de uma trajetória. In: MORAES. V. R. P. et al. Melhoria do ensino e capacitação docente: programa de atividades de aperfeiçoamento pedagógico. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1996. Cap.18, p. 165-176.
  • DALL'AGNOL, C. M.; CIAMPONE, M. H. T. Grupos focais como estratégia metodológica em pesquisas na enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 5-25, 1999.
  • DEBUS, M. Manual para excelência en la investigación mediante grupos focales Washington, Academy for Developmente, 1996. 96 p., (Digitado).
  • ENRIQUEZ, E. Os desafios éticos nas organizações modernas. Revista de Administração de Empresas (FGV), São Paulo, v. 37, n. 2, p. 6-17, 1997.
  • ERDMANN, A. L. Sistema de cuidados de enfermagem Pelotas: Editora Universitária, UFPEL, 1996. (Teses em Enfermagem, 1)
  • HOFFMANN, J. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 20. ed. Porto Alegre: Mediação, 1996a.
  • ______. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 8. ed. Porto Alegre: Mediação, 1996b.
  • GOLDIM, J. R. Pesquisa em saúde: Leis, Normas e Diretrizes. 3. ed. Porto Alegre: Editora do Hospital de Clinicas de Porto Alegre (HCPA), 1997.
  • JOVCHELOVITCH, S. Vivendo a vida com os outros: Intersubjetividade, espaço público e representações sociais. In: GUARESCHI, P.; JOVCHELOVITCH, S. (Orgs.). Textos em representações sociais 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1994. Cap. 2, p.63-85.
  • KURCGANT. P, Estudo sobre avaliação de desempenho de enfermeiras nos hospitais gerais do município de São Paulo em 1983 1984. 268 f. Tese (Doutorado) - Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1984.
  • LUCENA. M. D. S. Avaliação de desempenho: São Paulo: Atlas, 1992.
  • MORGAN, G. Imagens da organização São Paulo: Atlas, 1996.
  • MORIN, E.; KERN, A. B. Terra-Pátria Porto Alegre: Sulina, 1995.
  • MOSCOVICI, S. A máquina de fazer deuses Rio de Janeiro: Imago, 1990.
  • PICHÓN-RIVIÈRE, E. O processo grupal São Paulo: Martins Fontes, 1998.
  • PINTO, E. P. Multianálise do desempenho e do potencial São Paulo: STS, 1995.
  • SACHS, R. T. Como avaliar o desempenho e a produtividade. Rio de Janeiro, Campus, 1995. (Série Trabalho Eficaz).
  • WESTPHAL, M. F.; BÓGUS, C. M.; FARIA, M. de M. Grupos focais: experiências precursoras em programas educativos em saúde no Brasil. Bol. Oficina Sanit. Panam, v. 120, n. 6. 1996.
  • YÁZIGI, L. Problemas psicossomáticos no trabalho. Revista de Administração de Empresas (EAESP/FGV), São Paulo, v. 2, n. 3, p. 48-50, 1995.
  • ZIMERMAN, D. E. Atributos desejáveis para um coordenador de grupo. In: ZIMERMAN. D. E.; OSÓRIO, L. C. (Orgs.). Como trabalhamos com grupos Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, p. 41-7.
  • 1
    Este conteúdo deriva da Tese de Doutorado em Enfermagem defendida na EEUSP. sob o titulo original "Avaliação de desempenho na enfermagem e o ser (a)critico".
    2 Para efeito deste relato, o termo pessoal auxiliar abarca Auxiliares e Técnicos de Enfermagem.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      24 Jun 2014
    • Data do Fascículo
      Ago 2002

    Histórico

    • Aceito
      26 Ago 2002
    • Recebido
      25 Abr 2002
    Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
    E-mail: reben@abennacional.org.br