Acessibilidade / Reportar erro

Significado de bem-estar do idoso institucionalizado em situação de abandono

RESUMO

Objetivo:

Compreender o significado de bem-estar do idoso em situação de abandono.

Métodos:

estudo qualitativo fenomenológico, realizado em uma casa de repouso em Tepic, Nayarit, de 2017 a 2019. Amostragem intencional ocorreu com 12 idosos com 60 anos ou mais, homens e mulheres. Coleta de dados por entrevista fenomenológica. Os critérios éticos da Lei Geral de Saúde foram respeitados. Os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Análise de dados ocorreu por meio de análise fenomenológica.

Resultados:

emergiram quatro temas: 1. Vivenciando as atividades diárias da vida diária; 2. Atenção às necessidades físicas; 3. Coexistência; 4. Experiência de Espiritualidade.

Conclusão:

para o idoso, viver institucionalizado implica um processo de adaptação e transformação ao seu contexto e estado de vida, reestruturando suas necessidades que proporcionem bem-estar, sendo importante a abordagem desses cenários para estabelecer formas de vivenciar o envelhecimento que favoreçam uma qualidade de vida plena.

Descritores:
Idoso; Institucionalização; Pesquisa Qualitativa; Enfermagem; Instituição de Longa Permanência para Idosos

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br