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Violência autorreferida por estudantes de enfermagem no contexto da graduação

RESUMO

Objetivos:

identificar as características da violência no contexto do ensino-aprendizagem da graduação em Enfermagem, sob a perspectiva de estudantes.

Métodos:

estudo quantitativo, transversal, desenvolvido com 208 estudantes de graduação em Enfermagem. Os dados foram obtidos mediante aplicação de questionário tipo survey e tratados por estatística descritiva e bivariada.

Resultados:

dos participantes, 69,2% (n = 144) já vivenciaram algum tipo de violência. Os atos violentos de natureza psicológica foram os mais frequentes, mas também houve relatos de violência física, sexual e de privação ou abandono. A violência foi praticada em ambiente de aprendizagem teórico e prático. Professores e colegas de classe foram os perpetradores mais frequentes. A maioria dos estudantes não teve reação, contou para amigos, familiares e colegas ou fingiu que nada aconteceu diante dos atos violentos.

Conclusões:

a violência está presente em diversos momentos na graduação em Enfermagem e pode impactar negativamente a qualidade da formação na área.

Descritores:
Violência; Aprendizagem; Enfermagem; Educação em Enfermagem; Estudantes

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