Flipping the Classroom Strategies for Psychiatric-Mental Health Course
(
1010 Burden ML, Carlton KH, Siktberg L, Pavlechko G. Flipping the Classroom Strategies for Psychiatric-Mental Health Course. Nurse Educ. 2015;40(5):233-6. doi: 10.1097/NNE.0000000000000162 https://doi.org/10.1097/NNE.000000000000...
)
|
2015 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA |
Relato de Experiência n =359 |
Sala de aula invertida
|
Os estudantes perceberam que estavam bem preparados para o envolvimento ativo na sala de aula |
The bene fi ts of active learning: Applying Brunner's discovery theory to the classroom: Teaching clinical decision-making to senior nursing students
(
1111 Costello M. The benefits of active learning: applying Brunner's Discovery Theory to the classroom: teaching clinical decision-making to senior nursing students. Teach Learn Nurs. 2017;12(3):212-3. doi: 10.1016/j.teln.2017.02.005 https://doi.org/10.1016/j.teln.2017.02.0...
)
|
2017 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA |
Relato de Experiência n = não especificado |
Sala de aula invertida
|
Os estudantes se sentiram mais preparados para pensar criticamente, não apenas a memorizar |
Enhancing Student Engagement: Innovative Strategies for Intentional Learning
(
1212 Docherty A, Warkentin P, Borgen J, Garthe KA, Fischer KL, Najjar RH. Enhancing Student Engagement: innovative strategies for intentional learning. J Prof Nurs. 2017;34(6):470-4. doi: 10.1016/j.profnurs.2018.05.001 https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2018....
)
|
2018 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA |
Estudo descritivo n = não especificado |
Simulação
|
Os estudantes de enfermagem tiveram melhores escores de engajamento medidos pela aprendizagem ativa e colaborativa. |
The Living Family Tree: Bridging the Gap Between Knowledge and Practice in a Family Nurse Practitioner Program
(
1313 Ellis KK, Anderson KM, Spencer JR. The living family tree: bridging the gap between knowledge and practice in a Family Nurse Practitioner Program. J Nurs Pract. 2015;1(5):487-92. doi: 10.1016/j.nurpra.2015.03.014 https://doi.org/10.1016/j.nurpra.2015.03...
)
|
2015 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA |
Estudo descritivo n = 266 |
Aprendizagem Baseada em Problemas: Árvore familiar viva
|
Os estudantes melhoraram as habilidades de raciocínio clínico e resolução de problemas, facilidade na prática clínica, maior controle e autonomia em seu processo de aprendizagem. |
The use of a game-based learning platform to engage nursing students: A descriptive, qualitative study
(
1414 Gallegos C, Tesar AJ, Connor K, Martz K. The use of a game-based learning platform to engage nursing students: a descriptive, qualitative study. Nurs Educ Pract. 2017;27:101-6. doi: 10.1016/j.nepr.2017.08.019 https://doi.org/10.1016/j.nepr.2017.08.0...
)
|
2017 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA |
Estudo descritivo n = 57 |
Estratégias Virtuais
|
O tempo para aprender como usar a plataforma foi limitado. A implementação da estratégia poderia ter sido mais bem recebida se um tecnólogo da informação fornecesse a orientação e a assistência para a solução de problemas. |
Critical thinking cards: An innovative teaching strategy to bridge classroom knowledge with clinical decision making
(
1515 Holland C, Ulrich D. Critical thinking cards: an innovative teaching strategy to bridge classroom knowledge with clinical decision making. Teach Learn Nurs. 2016;11(3):108-12. doi: 10.1016/j.teln.2016.01.005 https://doi.org/10.1016/j.teln.2016.01.0...
)
|
2016 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA |
Relato de Experiência n = 66 |
Cartões de pensamento crítico
|
Ajudou os estudantes a aplicar o conteúdo e melhorou o julgamento clínico. Os estudantes demonstraram querer mais questões para aprimorar o pensamento crítico e raciocínio, bem como a aplicação dessa atividade em outras disciplinas. |
Implementing Collaborative Learning in Prelicensure Nursing Curricula Student Perceptions and Learning Outcomes
(
1616 Schoening AM, Selde MS, Goodman JT, Tow JC, Selig CL, Wichman C, et al. Implementing Collaborative Learning in Prelicensure Nursing curricula student perceptions and learning outcomes. Nurs Educ. 2015;40(4):183-8. doi: 10.1097/NNE.0000000000000150 https://doi.org/10.1097/NNE.000000000000...
)
|
2015 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA |
Pesquisa Ação n = 346 |
Aprendizagem Cooperativa
|
A atividade contribui para o entendimento do conteúdo, responsabilidade com o autopreparo para aula. Houve dificuldades para trabalhar em grupo e para saber se o conteúdo estava sendo apreendido da maneira correta, o que gerou angústia. |
Back to the Basics and Beyond: Comparing Traditional and Innovative Strategies for Teaching in Nursing Skills Laboratories
(
1717 Staykova MP, Stewart DV, Staykov DI. Back to the Basics and Beyond: comparing traditional and innovative strategies for teaching in Nursing skills laboratories. Teach Learn Nurs. 2017;12(2):152-7. doi: 10.1016/j.teln.2016.12.001 https://doi.org/10.1016/j.teln.2016.12.0...
)
|
2016 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA |
Estudo misto n = 39 |
Simulação
|
Foram consideradas importantes as demonstrações de instrutores e o impacto na aprendizagem e confiança. |
Can nursing students' con fi dence levels increase with repeated simulation activities?
(
1818 Cummings CL, Connelly LK. Can nursing students' con?dence levels increase with repeated simulation activities?. Nurse Educ Today. 2016;36:419-21. doi: 10.1016/j.nedt.2015.11.004 https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.11.0...
)
|
2015 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA |
Relato de Experiência n = 54 |
Simulação
|
As simulações promovem pensamento crítico, aprendizagem ativa em um ambiente do mundo real, convivência em grupo e reflexão sobre seu desempenho. |
Large Group Simulation: Using Combined Teaching Strategies to Connect Classroom and Clinical Learning1
(
1919 Moyer SM. Large Group Simulation: using combined teaching strategies to connect classroom and clinical learning. Teach Learn Nurs. 2016;11(2):67-73. doi: 10.1016/j.teln.2016.01.002 https://doi.org/10.1016/j.teln.2016.01.0...
)
|
2015 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA |
Relato de Experiência n = 46 |
Simulação
|
Os estudantes avaliaram positivamente a experiência, por ter mais confiança em suas habilidades e começar a pensar mais criticamente. |
Comparing the effects of traditional lecture e and flipped classroom on nursing STUDENTS' critical thinking disposition: A quasi-experimental study
(
2020 Dehghanzadeh S, Jafaraghaie F. Comparing the effects of traditional lecture and flipped classroom on nursing students' critical thinking disposition: a quasiexperimental study. Nurse Educ Today. 2018;71:151-6. doi: 10.1016/j.nedt.2018.09.027 https://doi.org/10.1016/j.nedt.2018.09.0...
)
|
2018 IRÃ |
Estudo quase experimental n = 85 |
Sala de aula invertida
|
Facilita a memorização. |
The effect of blended training (Programmed and Lecture-Based Training) on learning health status assessment course among nursing students
(
2121 Jafarizadeh H, Rahmani A, Habibzadeh H, Amiri S, Moghaddam AS, Moradi Y. The effect of blended training (Programmed and Lecture-Based Training) on learning health status assessment course among nursing students. Bali Med J. 2017;6(3):606-10. doi: 10.15562/bmj.v6i3.688 https://doi.org/10.15562/bmj.v6i3.688...
)
|
2017 IRÃ |
Estudo quase experimental n = 60 |
Estratégias Virtuais
|
Os escores médios do curso foram maiores do que os do grupo-controle. |
Comparing the effects of problem-based learning and the traditional lecture method on critical thinking skills and metacognitive awareness in nursing students in a critical care nursing course
(
2222 Gholamia M, Moghadam PK, Mohammadipoor F, Tarahib MJ, Sak M, Toulabia T, et al. Comparing the effects of problem-based learning and the traditional lecture method on critical thinking skills and metacognitive awareness in nursing students in a critical care nursing course. Nurse Educ Today. 2016;45:16-21. doi: 10.1016/j.nedt.2016.06.007 https://doi.org/10.1016/j.nedt.2016.06.0...
)
|
2016 IRÃ |
Estudo quase experimental n = 40 |
Aprendizagem Baseada em Problemas
|
Aumenta as habilidades críticas dos estudantes e aceitação de visões divergentes. |
A comparison of educational strategies for the acquisition of nursing student's performance and critical thinking: simulation-based training vs. integrated training (simulation and critical thinking strategies)
(
2323 Zarifsanaiey N, Amini M, Saadat F. A comparison of educational strategies for the acquisition of nursing student's performance and critical thinking: simulation-based training vs. integrated training (simulation and critical thinking strategies). BMC Med Educ. 2016;16(1):294. doi: 10.1186/s12909-016-0812-0 https://doi.org/10.1186/s12909-016-0812-...
)
|
2016 IRÃ |
Estudo quase experimental n = 40 |
Simulação
|
O grupo experimental obteve maior escore de desempenho, contudo esse método de treinamento não fortaleceu totalmente a capacidade de raciocínio crítico dos estudantes, de acordo com todos os quesitos cognitivos do pensamento crítico. |
Estratégias de ensino e aprendizagem no internato hospitalar de enfermagem de um currículo integrado(2424 Moraes A, Alves JB, Alves RM, Guariente MHDM. Strategies for teaching and learning in the hospital nursing school of an integrated curriculum. Rev Enferm UFPE. 2017;11(11):4289-97. doi: 10.5205/reuol.23542-49901-1-ED.1111201703 https://doi.org/10.5205/reuol.23542-4990...
)
|
2017 BRASIL |
Estudo descritivo n = 18 |
Discussão em grupo; Situação-problema; Jornal falado; Portfólio; Dinâmica em grupo; Aula expositivo-dialogada; Filmes/vídeos
|
Aprendizado mais crítico, reflexivo. Como fragilidades, a sobrecarga individual nos trabalhos em grupo; dificuldades em aluno educar aluno; postura coerciva de docente; dinâmicas fora do contexto teórico; filmes não didáticos, desatualizados e fora da realidade vivenciada. |
Percepção de estudantes da graduação em enfermagem sobre a simulação realística(2525 Costa RRO, Medeiros SM, Martins JCA, Cossi MS, Araújo MS. Percepção de estudantes da graduação em enfermagem sobre a simulação realística. Rev Cuid. 2017;8(3):1799-808. doi: 10.15649/cuidarte.v8i3.425 https://doi.org/10.15649/cuidarte.v8i3.4...
)
|
2017 BRASIL |
Estudo descritivo n = 37 |
Simulação
|
Aproximação com diversos contextos da prática. Experiência prévia é revertida em conhecimento e gera segurança. A simulação tanto oportuniza a prática de habilidades clínicas quanto permite pensar criticamente e analisar as diversas situações práticas. |
Metodologia ativa de ensino na formação do enfermeiro: inovação na atenção básica(2626 Hermida PMV, Barbosa SS, Heidemann ITSB. Metodologia ativa de ensino na formação do enfermeiro: inovação na atenção básica. Rev Enferm UFSM. 2015;5(4):683-91. doi: 10.5902/2179769216920. https://doi.org/10.5902/2179769216920...
)
|
2015 BRASIL |
Relato de Experiência n = 8 |
Problematização
|
Incentiva o interesse e a iniciativa para a integração de conhecimentos, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem. |
Metodologias ativas na graduação em enfermagem: um enfoque na atenção ao idoso(2727 Souza EFD, Silva AG, Silva AILF. Active methodologies for graduation in nursing: focus on the health care of older adults. Rev Bras Enferm. 2018;71(2):920-4. doi: 10.1590/0034-7167-2017-0150 https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0...
)
|
2017 BRASIL |
Relato de Experiência n = 10 |
Simulação
|
Articula conhecimentos teóricos e práticos, proporciona vivências semelhantes às situações observadas na realidade e desenvolve competências relacionadas à resolução de problemas, comunicação, tomada de decisão. |
Quasi-experimental study on the effectiveness of a fl ipped classroom for teaching adult health nursing
(
2828 Park EO, Park JH. Quasi-experimental study on the effectiveness of a flipped classroom for teaching adult health nursing. Jpn J Nurs Sci. 2017;15(2):125-34. doi: 10.1111/jjns.12176 https://doi.org/10.1111/jjns.12176...
)
|
2017 COREIA DO SUL |
Estudo quase experimental n = 81 |
Sala de aula invertida
|
Melhoria no raciocínio crítico, na criatividade, habilidades cognitivas e no desempenho acadêmico. |
Comparison of knowledge, con fi dence in skill performance (CSP) and satisfaction in problem-based learning (PBL) and simulation with PBL educational modalities in caring for children with bronchiolitis
(
2929 Kanga KA, Kimb S, Kimc SJ, Ohd J, Lee M. Comparison of knowledge, con?dence in skill performance (CSP) and satisfaction in problem-based learning (PBL) and simulation with PBL educational modalities in caring for children with bronchiolitis. Nurse Educ Today. 2015;35(2):315-21. doi: 10.1016/j.nedt.2014.10.006 https://doi.org/10.1016/j.nedt.2014.10.0...
)
|
2015 COREIA DO SUL |
Estudo Descritivo n = 205 |
Aprendizagem Baseada em Problemas e Problematização
|
O grupo da Aprendizagem Baseada em Problemas e a combinação de resultados de simulação combinada obtiveram maiores escores de confiança e conhecimento do que o grupo de métodos tradicionais de aprendizagem. Os estudantes sugerem que a Aprendizagem Baseada em Problemas e um método de aprendizagem combinada são mais eficazes para melhorar o conhecimento, a confiança e a satisfação. Apenas na simulação, os estudantes não se sentiram tão confiantes. |
Concept mapping to promote meaningful learning, help relate theory to practice and improve learning self-e ffi cacy in Asian mental health nursing students: A mixed-methods pilot study
(
3030 Bressington DT, Wong WK, Lam KKC, Chien WT. Concept mapping to promote meaningful learning, help relate theory to practice and improve learning self-e?cacy in Asian mental health nursing students: a mixed-methods pilot study. Nurse Educ Today. 2018;60:47-55. doi: 10.1016/j.nedt.2017.09.019 https://doi.org/10.1016/j.nedt.2017.09.0...
)
|
2018 CHINA |
Estudo Misto n = 70 |
Mapeamento Conceitual
|
A abordagem de mapeamento conceitual pode ser útil para avaliar sua aprendizagem, promover aprendizado reflexivo e encorajar a integração de conhecimento teórico com conhecimento clínico, para um nível mais profundo de compreensão. |
Student peer reviewers' views on teaching innovations and imaginative learning
(
3131 Chan ZC. Student peer reviewers' views on teaching innovations and imaginative learning. Nurse Educ Today. 2016;39:155-60. doi: 10.1016/j.nedt.2016.02.004 https://doi.org/10.1016/j.nedt.2016.02.0...
)
|
2016 CHINA |
Relato de Experiência n = 18 |
Aprendizagem imaginativa com poesias, canções e dramatizações
|
ABP proporciona melhores condições de aprendizado, no que diz respeito ao pensamento crítico, tomada de decisão e habilidade de comunicação; e se houver junção dessa estratégia metodológica com outras atividades, o aprendizado fica ainda mais significativo. |
Students take the lead for learning in practice: A process for building self-efficacy into undergraduate nursing education
(
3232 Henderson A, Harrison P, Rowe J, Edwards S, Barnes M, Henderson S, et al. Students take the lead for learning in practice: a process for building self-efficacy into undergraduate nursing education. Nurs Educ Pract. 2018;31:14-9. doi: 10.1016/j.nepr.2018.04.003 https://doi.org/10.1016/j.nepr.2018.04.0...
)
|
2018 AUSTRÁLIA |
Estudo descritivo n = 431 |
Check-in e Check-out
|
O processo Check-in e Check-out ode ser uma ferramenta eficaz de engajamento e aprendizagem ativa em espaços de aprendizagem clínica. Promove empoderamento do aluno e engajamento em suas próprias experiências de aprendizado. |
CaseWorld: Interactive, media rich, multidisciplinary case based learning
(
3333 Gillham D, Tucker K, Parker S, Wright V, Kargillis C. CaseWorld(tm): Interactive, media rich, multidisciplinary case based learning. Nurs Educ Pract. 2015;15(6):567-71. doi: 10.1016/j.nepr.2015.10.003 https://doi.org/10.1016/j.nepr.2015.10.0...
)
|
2015 AUSTRÁLIA |
Estudo descritivo n = 197 |
Estudo de caso
|
O estudo de caso beneficia o aprendizado. Os cenários da vida real dão uma visão holística ao aprendizado. |
Using technology to enhance nurse practitioner student engagement
(
3434 Carley A. Using technology to enhance nurse practitioner student engagement. Nurs Pract. 2015;40(7):47-54. doi: 10.1097/01.NPR.0000465119.04536.0e https://doi.org/10.1097/01.NPR.000046511...
)
|
2015 Nada Consta |
|
Simulação
|
A aprendizagem baseada em simulação oferece a oportunidade para a aprendizagem experiencial em um contexto seguro e livre de riscos. |
The Learning Preferences among Nursing Students in the King Saud University in Saudi Arabia: A Cross-Sectional Survey
(
3535 Alharbi HA, Almutairi AF, Alhelih EM, Alshehry AS. The Learning Preferences among Nursing Students in the King Saud University in Saudi Arabia: a cross-sectional survey. Nurs Res Pract. 2017;2017:3090387. doi: 10.1155/2017/3090387 https://doi.org/10.1155/2017/3090387...
)
|
2017 ARÁBIA SAUDITA |
Estudo descritivo n = 56 |
Estratégias visuais; método ativo; sequencial e verbal
|
De acordo com suas preferências, os estudantes escolheram como estratégia de ensino o estilo visual (67,9%), seguido do método ativo (50%) e sequencial (37,5%). O estilo verbal foi o menos escolhido (3,6%). |
Clinical education Improvement of learning domains of nursing students with the use of authentic assessment pedagogy in clinical practice
(
3636 Chong EJ, Lim JS, Liu Y, Lau YY, Wu VX. Clinical education Improvement of learning domains of nursing students with the use of authentic assessment pedagogy in clinical practice. Nurs Educ Pract. 2016;20:125-30. doi: 10.1016/j.nepr.2016.08.002 https://doi.org/10.1016/j.nepr.2016.08.0...
)
|
2016 SINGA PURA |
Estudo quase experimental n = 54 |
Pedagogia de avaliação autêntica
|
Ajudou a melhorar os domínios de aprendizagem e as habilidades de pensamento crítico. Permite um sequenciamento mais próximo da teoria e prática, para que os alunos compreendam melhor sua capacidade e segurança. |
Influence of Co-teaching on Undergraduate Student Learning: A Mixed-Methods Study in Nursing
(
3737 Lock J, Rainsbury J, Clancy T, Rosenau P, Ferreira C. Influence of co-teaching on undergraduate student learning: a mixed-methods study in nursing. Teach Learn Inq. 2018;6(1):38-51. doi: 10.20343/teachlearninqu.6.1.5 https://doi.org/10.20343/teachlearninqu....
)
|
2018 CANADÁ |
Estudo Misto n = 65 |
Aprendizagem Cooperativa
|
Desenvolve a autoconfiança para trabalhar de forma colaborativa dentro de equipes interprofissionais e para apoiar os cuidados centrados no paciente. A capacidade de questionar e refletir sobre o próprio aprendizado é um elemento-chave para ser um aprendiz bem-sucedido. |
Practice and effectiveness of web-based problem-based learning approach in a large class-size system: A comparative study
(
3838 Ding Y, Zhang P. Practice and e?ectiveness of web-based problem-based learning approach in a large class-size system: a comparative study. Nurs Educ Pract. 2018;31:161-4. doi: 10.1016/j.nepr.2018.06.009 https://doi.org/10.1016/j.nepr.2018.06.0...
)
|
2018 MÉXICO |
Estudo descritivo n = 328 |
Aprendizagem Baseada em Problemas
|
A Aprendizagem Baseada em Problemas incentiva o envolvimento do aluno e estimula o uso do conhecimento prévio em ambientes de pequenos grupos. |
Developing a Serious Game for Nurse Education
(
3939 Johnsen HM, Fossum M, Vivekananda-Schmidt P, Fruhling A, Slettebø Å. Developing a Serious Game for Nurse Education. J Gerontol Nurs. 2018;44(1):15-9. doi: 10.3928/00989134-20171213-05 https://doi.org/10.3928/00989134-2017121...
)
|
2018 NORUEGA |
Estudo descritivo n = não especificado |
Simulação
|
Possibilita praticar o raciocínio clínico e suas habilidades de tomada de decisão em um ambiente realista e seguro. |
Case-based learning: What traditional curricula fail to teach Lina
(
4040 Kantar LD, Massouh A. Case-based learning: what traditional curricula fail to teach. Nurse Educ Today. 2015;35(8):e8-14. doi: 10.1016/j.nedt.2015.03.010 https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.03.0...
)
|
2015 LÍBANO |
Estudo descritivo n = 16 |
Estudo de caso
|
Auxilia a reconhecer os detalhes de uma situação clínica, compreender os dados do paciente, informar as decisões e refletir sobre a situação. |
Theory and practice in the construction of professional identity in nursing students: A qualitative study
(
4141 Arreciado Marañóna A, Isla Perab MP. Theory and practice in the construction of professional identity in nursing students: a qualitative study. Nurse Educ Today. 2015;35(7):859-63. doi: 10.1016/j.nedt.2015.03.014 https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.03.0...
)
|
2015 ESPANHA |
Estudo descritivo n = não especificado |
Aprendizagem Baseada em Problemas
|
Auxilia a lidar com novos problemas, gerenciar seu conhecimento, assumir a responsabilidade por eventos, tomar decisões, refletir e desenvolver o pensamento crítico |
Self-directed Learning Readiness Is Independent of Teaching and Learning Approach in Undergraduate Nursing Education
(
4242 Qamata-Mtshali N, Bruce JC. Self-directed learning readiness is independent of teaching and learning approach in undergraduate nursing education. Nurse Educ. 2017;43(5):277-81. doi: 10.1097/NNE.0000000000000493 https://doi.org/10.1097/NNE.000000000000...
)
|
2017 ÁFRICA DO SUL |
Estudo quantitativo transversal comparativo n = 159 |
Aprendizagem Baseada em Problemas
|
Os resultados gerais mostram que, embora a Aprendizagem Baseada em Problemas seja eficaz no aprendizado autodirigido, não há diferença entre os alunos de Aprendizagem Baseada em Problemas e de tradicional. |