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Construção e validação de gerontotecnologia educativa sobre fragilidade em idosos

RESUMO

Objetivo:

construir e validar gerontotecnologia educativa sobre fragilidade em idosos.

Métodos:

estudo metodológico, desenvolvido em três etapas: construção de vídeo educativo, validação por juízes experts e idosos. O processo de validação foi realizado por 22 juízes e 22 idosos. Utilizaram-se Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional para juízes e questões adaptadas do questionário Suitability Assessment of Materials para os idosos. Considerou-se, para a validação, o critério de concordância superior a 80%, verificados a partir do Índice de Validação de Conteúdo e teste binomial.

Resultados:

o vídeo aborda as recomendações para idosos em risco de fragilização e hábitos promotores da saúde, utilizando a literatura de cordel. Foi verificada concordância superior a 80% em todos os itens avaliados pelos juízes e pelo público-alvo.

Conclusão:

o vídeo se mostrou válido quanto ao conteúdo e aparência por juízes e pelos idosos, com potencial para mediar práticas educativas promotoras de saúde no envelhecimento saudável.

Descritores:
Fragilidade; Idoso; Tecnologia Educacional; Recursos Audiovisuais; Educação em Saúde

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