Open-access Técnica de debriefing oral orientado por instrutor na simulação clínica em enfermagem: revisão integrativa

RESUMO

Objetivo:  Analisar as evidências científicas disponíveis na literatura sobre os elementos que viabilizam a técnica de debriefing oral orientado por instrutor na simulação clínica em enfermagem.

Métodos:  Revisão integrativa da literatura realizada nas fontes de informação: PubMed®, Scopus, Web of Science, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Educational Resources Information Centre (ERIC).

Resultados:  Identificaram-se 284 estudos, e 5 compuseram a amostra. Quatro elementos constituem o debriefing oral: características do instrutor; formato da discussão, estrutura do debriefing; e tempo. O principal benefício foi desenvolver habilidades cognitivas e psicomotoras; e o desafio, estabelecer treinamento aos instrutores. Os estudos apresentaram alta qualidade metodológica.

Considerações finais:  O aprofundamento científico quanto aos elementos, benefícios e desafios do debriefing oral possibilita sua execução e confere qualidade ao processo para enfermagem.

Descritores: Estudantes; Simulação; Educação em Enfermagem; Enfermagem; Treinamento por Simulação

location_on
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro