RESUMO
Objetivo:
Avaliar o índice de satisfação do responsável pelo paciente pediátrico referente aos tempos de espera do fluxo de atendimento em um serviço de emergência.
Método:
Estudo transversal, prospectivo, quantitativo, realizado com 300 familiares no Pronto-Socorro Pediátrico de um hospital geral. Um instrumento foi utilizado para análise do fluxo do serviço, tempo de espera e avaliação da satisfação. Realizada análise estatística descritiva.
Resultados:
O índice de satisfação dos responsáveis foi estatisticamente significante (p<0,05) quanto menor o tempo de espera para classificação dos pacientes na triagem, atendimento pelos médicos e recebimento da medicação prescrita. Os acompanhantes que levaram suas crianças ao Pronto-Socorro devido à patologia (p-0,029) ou por não encontrarem médicos em outros hospitais (p-0,021), ficaram satisfeitos com o tempo de espera para o atendimento neste serviço.
Conclusão:
A qualidade de atendimento manifestada pelos acompanhantes é satisfatória quando as crianças são atendidas com rapidez no Pronto-Socorro Pediátrico.
Descritores:
Qualidade da Assistência à Saúde; Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde; Satisfação do Paciente; Enfermagem em Emergência; Criança