RESUMO
Este estudo tem por objeto a formação para a prática colaborativa nos programas de residência multiprofissional em saúde (PRMS) por meio da educação interprofissional (EIP).
Objetivo:
analisar os projetos político-pedagógicos (PPP) de PRMS do estado de São Paulo e identificar os cenários altamente favoráveis à EIP.
Método:
estudo descritivo, exploratório, que utilizou a análise documental.
Resultados:
a análise revelou um cenário heterogêneo no que diz respeito a currículos, organização didático-pedagógica, objetivos educacionais, matrizes pedagógicas e sistemas de avaliação utilizados. Um dos programas foi identificado como um cenário altamente favorável à EIP.
Conclusão:
a análise empreendida mostrou-se adequada para avaliar a EIP nos cenários educacionais e para identificar o cenário altamente favorável a EIP, por meio dos elementos didáticos, pedagógicos, políticos e organizacionais dos PRMS.
Descritores:
Internato Não Médico; Educação de Pós-Graduação; Relações Interprofissionais; Pessoal de Saúde