Acessibilidade / Reportar erro

Subjetivação dos profissionais de saúde no fim da vida e morte no serviço domiciliar

RESUMO

Objetivos:

analisar os modos de subjetivação dos profissionais de saúde em relação ao fim da vida e à morte em um serviço de atenção domiciliar.

Métodos:

pesquisa qualitativa, realizada em um serviço de atenção domiciliar em um hospital universitário do sul do Brasil, com 12 profissionais de saúde. Para a coleta de dados, utilizou-se observação participante e entrevistas semiestruturadas, de abril a setembro de 2018. Os dados foram analisados a partir do conceito de poder e subjetivação de Foucault.

Resultados:

os profissionais são sensibilizados pelos discursos morais, espirituais e dos cuidados paliativos, bem como pelas experiências que os constituem sujeitos que modificam seus modos de vida e prática profissional a partir da relação com a morte.

Considerações Finais:

a rede discursiva dos cuidados paliativos é internalizada pelos profissionais, que realizam suas práticas com condutas voltadas à promoção de “uma boa morte”.

Descritores:
Serviços de Assistência Domiciliar; Pessoal de Saúde; Morte; Cuidados Paliativos; Pesquisa Qualitativa

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br