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Política Nacional de Cuidados Paliativos: reflexões a partir da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, é um plano de ação global adotado por representantes de todos os 193 Estados-Membros das Nações Unidas, reunidos na sede das Nações Unidas, em Nova York, de 25 a 27 de setembro de 2015. Por meio do alcance de 17 objetivos sustentáveis, a Agenda visa promover um desenvolvimento sustentável que leve em consideração não apenas aspectos econômicos, mas também sociais e ambientais. Entre os objetivos da Agenda, o terceiro indica a necessidade de assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos em todas as idades. Por meio das metas propostas para o alcance deste objetivo, nota-se a imperatividade da busca por melhorias significativas na prestação de serviços de saúde, especialmente em contextos desafiadores, como nos países em desenvolvimento. De acordo com tais metas, destaca-se a necessidade de aumentar substancialmente o financiamento da saúde e fortalecer o recrutamento, desenvolvimento, formação e retenção de profissionais de saúde, com foco especial em regiões com recursos limitados. A implementação efetiva dessa meta é crucial para garantir que todas as pessoas, independentemente de sua localização ou contexto econômico, tenham acesso a cuidados de saúde adequados.

No contexto proposto pelo terceiro objetivo da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e suas respectivas metas, destaca-se um importante acontecimento ocorrido recentemente na história das políticas públicas brasileiras de saúde: a aprovação da Política Nacional de Cuidados Paliativos pelo Ministério da Saúde. Em 31 de 2018, foi publicada a Resolução nº 41, que dispõe sobre as diretrizes para a organização dos cuidados paliativos (CP), à luz dos cuidados continuados integrados, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)(11 Ministério da Saúde (BR). Resolução nº 41, de 23 de novembro de 2018 [Internet]. 2018[cited 2024 Aug 10]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cit/2018/res0041_23_11_2018.html
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). Em dezembro de 2023, durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite, a criação da Política Nacional de Cuidados Paliativos recebeu o aval do Ministério da Saúde. Então, em 22 de maio de 2024, foi publicada a Portaria GM/MS nº 3.681, de 7 de maio de 2024, que institui a Política Nacional de Cuidados Paliativos - no âmbito do SUS (PNCP-SUS)(22 Ministério da Saúde (BR). Portaria GM/MS Nº 3.681, de 7 de maio de 2024 [Internet]. 2024[cited 2024 Aug 10]. Available from: https://ses.sp.bvs.br/wp-content/uploads/2024/05/U_PT-MS-GM-3681_070524.pdf
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). A PNCP-SUS reflete o compromisso de assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, ao reconhecer a importância de proporcionar assistência digna e compassiva às pessoas com doenças graves que impactam significativamente a qualidade de vida.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os CP destinam-se a melhorar a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares diante de doenças potencialmente fatais, por meio da prevenção e alívio do sofrimento biopsicossocial e espiritual, através da identificação precoce, correta avaliação e tratamento da dor e de outros sintomas angustiantes(33 World Health Organization (WHO). Palliative Care [Internet]. 2024[cited 2024 Aug 10]. https://doi.org/10.1016/j.jpainsymman.2020.04.027
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). Os CP são cuidados holísticos e ativos, destinados aos indivíduos de todas as idades que estão vivenciando sofrimento grave relacionado ao seu quadro de saúde (especialmente os que estão próximos do fim de vida), com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, familiares e cuidadores(44 Radbruch L, De Lima L, Knaul F, Wenk R, Ali Z, Bhatnaghar S, et al. Redefining palliative care-a new consensus-based definition. J Pain Symptom Manage. 2020;60(4):754-64. Available from: https://www.jpsmjournal.com/article/S0885-3924(20)30247-5/fulltext
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). De acordo com estudo realizado sobre a qualidade dos cuidados prestados em fim de vida em diversos países, o Brasil assumiu a 79ª posição do ranking em uma amostra de 81 países, o que indica a precariedade dos cuidados de fim de vida no país(55 Finkelstein EA, Bhadelia A, Goh C, Baid D, Singh R, Bhatnagar S, et al. Cross country comparison of expert assessments of the quality of death and dying 2021. J Pain Symptom Manage. 2022;63(4):e419-e429. https://doi.org/10.1016/j.jpainsymman.2021.12.015
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). Os autores afirmam que as restrições financeiras, falta de reconhecimento sobre a importância desses cuidados, falta de estratégias nacionais para efetivação dos CP, integração limitada dos CP no sistema de saúde do país e, principalmente, a falta de investimento na área são fatores que afetam a oferta de CP de qualidade(55 Finkelstein EA, Bhadelia A, Goh C, Baid D, Singh R, Bhatnagar S, et al. Cross country comparison of expert assessments of the quality of death and dying 2021. J Pain Symptom Manage. 2022;63(4):e419-e429. https://doi.org/10.1016/j.jpainsymman.2021.12.015
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).

O aumento do investimento na saúde é um passo essencial para garantir que a população tenha acesso a cuidados adequados em todas as fases da vida. Os CP demandam recursos financeiros para garantir uma assistência de qualidade, abrangendo profissionais treinados, medicamentos, equipamentos e infraestrutura adequada. Ao aumentar o financiamento da saúde, os países em desenvolvimento podem destinar recursos específicos para programas de CP, assegurando que esses serviços estejam acessíveis a todos, independentemente de sua condição socioeconômica. Nesse sentido, destaca-se o já previsto na Resolução nº 41 de 2018, indicando que o financiamento para a organização dos CP deverá ser objeto de pactuação tripartite, observando o planejamento e a organização dos cuidados continuados integrados na Rede de Atenção à Saúde (RAS)(11 Ministério da Saúde (BR). Resolução nº 41, de 23 de novembro de 2018 [Internet]. 2018[cited 2024 Aug 10]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cit/2018/res0041_23_11_2018.html
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).

Ainda, os CP exigem uma equipe multiprofissional e multidisciplinar. O recrutamento, o desenvolvimento e a formação de tais profissionais são fatores vitais para garantir que haja uma força de trabalho qualificada e suficientemente capaz para lidar com as complexidades da abordagem dos CP. Nesse sentido, a capacitação contínua dos profissionais de saúde, especialmente nas áreas mais carentes, é crucial para a adequada oferta de CP à população. De acordo com as diretrizes para a organização dos CP no SUS, faz-se necessário fomentar a instituição de disciplinas e conteúdos programáticos de CP no ensino de graduação e especialização dos profissionais de saúde, ofertar educação permanente em CP para os trabalhadores da saúde no SUS(11 Ministério da Saúde (BR). Resolução nº 41, de 23 de novembro de 2018 [Internet]. 2018[cited 2024 Aug 10]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cit/2018/res0041_23_11_2018.html
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). A PNPC-SUS contemplará ações de estímulo à educação em CP com incentivo à formação e educação continuada de profissionais da RAS(22 Ministério da Saúde (BR). Portaria GM/MS Nº 3.681, de 7 de maio de 2024 [Internet]. 2024[cited 2024 Aug 10]. Available from: https://ses.sp.bvs.br/wp-content/uploads/2024/05/U_PT-MS-GM-3681_070524.pdf
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). Além do acesso à formação adequada, criar condições de trabalho atrativas e oferecer oportunidades de desenvolvimento contínuo pode melhorar a retenção de profissionais de saúde, assegurando uma prestação sustentável de CP.

Investir em CP demonstra compromisso com a promoção do bem-estar e da qualidade de vida da população, alinhando-se aos princípios fundamentais da Agenda 2030, favorecendo um ambiente propício para o estabelecimento de sistemas de cuidados eficazes. A PNCP-SUS é um passo concreto na direção dos objetivos da Agenda 2030, visto que reconhece a importância crítica do cuidado humanizado e da assistência integral em situações de saúde desafiadoras.

REFERENCES

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Set 2024
  • Data do Fascículo
    2024

Histórico

  • Recebido
    11 Jul 2024
  • Aceito
    20 Ago 2024
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