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Técnica de debriefing oral orientado por instrutor na simulação clínica em enfermagem: revisão integrativa

RESUMO

Objetivo:

Analisar as evidências científicas disponíveis na literatura sobre os elementos que viabilizam a técnica de debriefing oral orientado por instrutor na simulação clínica em enfermagem.

Métodos:

Revisão integrativa da literatura realizada nas fontes de informação: PubMed®, Scopus, Web of Science, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Educational Resources Information Centre (ERIC).

Resultados:

Identificaram-se 284 estudos, e 5 compuseram a amostra. Quatro elementos constituem o debriefing oral: características do instrutor; formato da discussão, estrutura do debriefing; e tempo. O principal benefício foi desenvolver habilidades cognitivas e psicomotoras; e o desafio, estabelecer treinamento aos instrutores. Os estudos apresentaram alta qualidade metodológica.

Considerações finais:

O aprofundamento científico quanto aos elementos, benefícios e desafios do debriefing oral possibilita sua execução e confere qualidade ao processo para enfermagem.

Descritores:
Estudantes; Simulação; Educação em Enfermagem; Enfermagem; Treinamento por Simulação

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