Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida e quedas em idosos: estudo de método misto

RESUMO

Objetivo:

avaliar a qualidade de vida dos idosos, compreendendo as representações sociais sobre quedas.

Métodos:

pesquisa de método misto convergente, realizada em domicílio, tendo como amostra 134 idosos. Utilizou-se questionário estruturado abrangendo variáveis sociodemográficas e presença de fatores que indicassem fragilidade e risco para queda. Para avaliação da qualidade de vida, utilizou-se Medical Outcomes Study Short-Form 36 e Teoria das Representações Sociais, abordagem estrutural de Abric, sendo os dados tratados por dicionário de termos equivalentes, processados no software Evoc 2000, convergindo analiticamente segundo Neuman.

Resultados:

identificou-se comprometimento da qualidade de vida nos aspectos físico, emocional e de capacidade funcional. Os elementos do possível núcleo central foram queda, medo e machucado-osso-quebrado.

Considerações finais:

prejuízos na qualidade de vida podem contribuir no aumento do número de quedas, que se mostrou um evento presente na vida do idoso através das evocações. Compreender as demandas individuais do idoso permite o planejamento de ações.

Descritores:
Qualidade de Vida; Acidentes por Quedas; Serviços de Saúde para Idosos; Prevenção de Acidentes; Enfermagem em Saúde Comunitária

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br