Acessibilidade / Reportar erro

REBEn: ampliando a contribuição

EDITORIAL

REBEn: ampliando a contribuição

Jussara Gue Martini

Editor Científico da REBEn e Diretora de Publicações e Comunicação Social da ABEn (2007-2010)

A Revista Brasileira de Enfermagem, primeiro periódico científico da área no Brasil, apresenta aos seus assinantes e demais leitores, consultores e demais colaboradores, o número inicial de seu volume 62, ano de 2009.

No momento em que nos preocupa a proliferação de títulos de periódicos nas mais diversas áreas do conhecimento, quando a comunidade científica busca formular critérios que garantam a qualidade, o prestígio e o reconhecimento das publicações, nacional e internacionalmente, tem-se o compromisso de manter a regularidade da publicação e distribuição da revista; preservar a qualidade dos artigos publicados e do seu corpo editorial.

No desenvolvimento das propostas editoriais, enfrentam-se múltiplos desafios: a pouca penetração da língua portuguesa no exterior, a baixa aceitabilidade de nossas revistas no meio científico internacional e sua restrita indexação nos índices internacionais. Estas dificuldades exigem políticas que contribuam para a qualificação dos periódicos, por um lado e, por outro, restringem as possibilidades de inovação, principalmente, tecnológica, pela oferta insuficiente de recursos.

A complexidade de um cenário que, ao mesmo tempo em que exige qualificação máxima dos periódicos, com recursos cada dia mais escassos, exige a formulação de estratégias coletivas de enfrentamento. O Fórum de editores de periódicos científicos em enfermagem está colocado como um espaço de articulação política para o fortalecimento das revistas da área. É propósito do grupo de Editores que o constituem, consolidá-lo como uma possibilidade de ampliarmos o processo de compartilhamento de experiências que permitam o crescimento quanti e qualitativo das publicações em enfermagem.

Editores/autores/pesquisadores, bem como as agências de avaliação dos periódicos, precisam considerar que um periódico, enquanto instrumento de comunicação científica, deve ser útil à sociedade, permitindo a apropriação e aplicação crítica dos conhecimentos divulgados.

A REBEn, como integrante deste cenário, encontra-se em permanente processo de busca pela qualificação. Para tal, conta com a colaboração de pesquisadores, autores e revisores, bem como com um conjunto de procedimentos de submissão on line que atende às necessidades tecnológicas de nosso tempo.

Nesta perspectiva, no ano em que completará 77 anos de divulgação dos conhecimentos produzidos pela enfermagem brasileira, a REBEn, buscando consolidar sua participação como um dos principais periódicos da Enfermagem, amplia o número de artigos publicados em cada número, dos atuais 20 artigos, para 25 artigos, totalizando 150 artigos ao ano.

Desse modo, espera-se contribuir para projetar a produção dos periódicos brasileiros que iniciam sua inserção em bases de dados da comunidade científica internacional, tais como. Web of Science, Medline, Scopus, etc, bem como produzir impacto na projeção da ciência da Enfermagem no Brasil.

A produção de um periódico e o desafio de sua qualificação não é uma ação solitária, no caso da REBEn, tem sido resultado do trabalho coletivo da Diretoria da Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn, dos membros da Comissão de Publicações da ABEn, dos integrantes do Conselho Editorial, dos assinantes e autores. A todos e todas agradecemos pela confiança e desejamos continuar contando com a sua participação na construção da Revista Brasileira de Enfermagem.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Fev 2009
  • Data do Fascículo
    Fev 2009
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br