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O saber e o poder da escola a serviço da cidadania do enfermeiro: mentiras que parecem verdades...

School knowledge and power to serve nurse's citizenship: lies that seem to be true

Resumos

O artigo discute as relações de poder que permeiam o processo de ensino de enfermagem, desvelando algumas contradições entre o discurso e a prática dos educadores da área e seu impacto negativo na inserção dos egressos no mercado de trabalho.

Ensino de enfermagem; Projeto político; Poder; Prática profissional


This article discusses the power relations which permeate the Nursing Teaching process. It unveils some contradictions between the discourse and the practice of teachers in this area and its negative impact in the insertion of egresses into the work market.

Nursing teaching; Political project; Power; Professional practice


ARTIGOS

O saber e o poder da escola a serviço da cidadania do enfermeiro: mentiras que parecem verdades...1 1 Trabalho produzido por membros do grupo de Pesquisa "Cidadania na Escola e no Trabalho".

School knowledge and power to serve nurse's citizenship: lies that seem to be true

Mara Regina Lemes De SordiI; Lígia Maria Thomaisino MagalhãesII; Sueli Fátima SampaioIII

IProfessora Titular - Faculdade de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestre em Enfermagem - USP e Doutora em Educação - UNICAMP, São Paulo - Brasil

IIProfessora Adjunta - Faculdade de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestre em Administração de Serviços de Saúde - USC, São Paulo - Brasil

IIIProfessora Adjunta - Faculdade de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestre em Educação - PUCCAMP, São Paulo - Brasil

RESUMO

O artigo discute as relações de poder que permeiam o processo de ensino de enfermagem, desvelando algumas contradições entre o discurso e a prática dos educadores da área e seu impacto negativo na inserção dos egressos no mercado de trabalho.

Unitermos: Ensino de enfermagem - Projeto político - Poder - Prática profissional.

ABSTRACT

This article discusses the power relations which permeate the Nursing Teaching process. It unveils some contradictions between the discourse and the practice of teachers in this area and its negative impact in the insertion of egresses into the work market.

Keywords: Nursing teaching - Political project - Power - Professional practice.

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  • 1
    Trabalho produzido por membros do grupo de Pesquisa "Cidadania na Escola e no Trabalho".
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      16 Dez 2014
    • Data do Fascículo
      Set 1996
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