Acessibilidade / Reportar erro

Práticas educativas dialógicas no contexto das intoxicações infantis: uma abordagem freireana

RESUMO

Objetivo:

Analisar os saberes e práticas educativas dos profissionais da Estratégia Saúde da Família em intoxicação infantil para autonomia e empoderamento das famílias.

Métodos:

Pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 50 profissionais das equipes da Estratégia Saúde da Família de um município do noroeste do Paraná. Os dados foram problematizados por meio da concepção dialógica e da autonomia da abordagem sociocultural de Paulo Freire.

Resultados:

Os depoimentos revelaram várias formas de perceber o cuidado em intoxicação infantil e sua relação com a ação educativa, mas estas eram práticas educativas tradicionais, com elementos centrados em difundir informações sobre saúde-doença, provavelmente porque a abordagem dialógica ainda é abstrata e sem mediação com a prática concreta.

Considerações finais:

Os saberes e as práticas educativas dos profissionais para autonomia e empoderamento das famílias sugeriram uma fase de transição entre o modelo curativista/biomédico e o dialógico.

Descritores:
Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde; Envenenamento; Saúde da Criança; Abordagem Freireana

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br