A1(4040 Mboineki JF, Wang P, Dhakal K, Getu MA, Chen C. The effect of peer-led navigation approach as a form of task shifting in promoting cervical cancer screening knowledge, intention, and practices among urban women in Tanzania: a randomized controlled trial. Cancer Control. 2022;29:10732748221089480. https://doi.org/10.1177/10732748221089480 https://doi.org/10.1177/1073274822108948...
) Mboineki, et al. 2022 Tanzânia |
ECR n=88 Teoria do Comportamento Planejado, MCS e Teoria da Difusão da Inovação |
Mulheres de 21 a 50 anos, que nunca fizeram um exame preventivo, sem história prévia de câncer. Nunca receberam educação em saúde sobre CCU e não estarem grávidas. |
Navegação Liderada por Pares (PLNav), sessão única com duração de duas horas ao longo de 6 meses. A intervenção incluiu educação em saúde sobre CCU e CCS, aconselhamento às mulheres que não realizaram o rastreamento de acordo com as consultas agendadas, cuidados de navegação. |
A2(99 Hosseini Z, Mohseni S, Momeni R, Aghamolaei T, Alavi A. Increasing the prevalence of cervical cancer screening in Iran: effectiveness of a theory-based educational intervention. Reprod Health. 2022;19(1):1-13. https://doi.org/10.21203/rs.3.rs-1311063/v1 https://doi.org/10.21203/rs.3.rs-1311063...
) Hosseini et al. 2022 Irã |
Estudo quase-experimental n=202 Modelo BASNEF |
Mulheres de 20 a 49 anos, sexualmente ativas, não estarem grávidas, terem escolaridade mínima de ensino fundamental. |
Programa educativo sobre o CCU aplicado em 14 sessões de 40-60 minutos com aulas expositivas, discussão participativa, perguntas e respostas, brainstorming. |
A3(2828 Lima TM, Nicolau AIO, Carvalho FHC, Vasconcelos CTM, Aquino PS, Pinheiro AKB. Intervenções por telefone para adesão ao exame colpocitológico1. Rev Latino-Am Enfermagem. 2017;25. https://doi.org/10.1590/1518-8345.1683.2844 https://doi.org/10.1590/1518-8345.1683.2...
) Lima 2017 Brasil |
Estudo quase-experimental n=524 Entrevista motivacional: modelo evocar-fornecer-evocar |
Mulheres de 25 a 64 anos, que tenham iniciado atividade sexual, estejam com a periodicidade do exame inadequada e com os números de seus telefones móveis ou fixos no prontuário. |
Intervenção por telefone em sessão única de 15 minutos. Breve explicação sobre o CCU e seus riscos, finalidade do exame colpocitológico, importância da periodicidade do exame, cuidados pré-exame e o retorno para resultado. |
A4(1212 Mirzaei-Alavijeh M, Karami-Matin B, Jalilian F, Rakhshan F, Mahboubi M, Emdadi S. Pap smear test promotion among women: an educational intervention based on theory of planned behavior. J Biol Today’s World [Internet]. 2014 [cited 2023 Jan 17];3(4):100-3. Available from: https://oaji.net/articles/2014/598-1398623374.pdf https://oaji.net/articles/2014/598-13986...
) Mirzaei-Alavijeh et al. 2014 Irã |
ECR n=120 Teoria do Comportamento Planejado |
Mulheres de 35 a 64 anos, casadas e frequentadoras dos centros de saúde. |
Intervenção em quatro sessões semanais com duração de 45-60 minutos cada (uma palestra e três discussões em grupo) sobre CCU, fatores relacionados e papel do exame de Papanicolaou. |
A5(3535 Abu SH, Woldehanna BT, Nida ET, Tilahun AW, Gebremariam MY, Sisay MM. The role of health education on cervical cancer screening uptake at selected health centers in Addis Ababa. PLoS One. 2020;15(10):e0239580. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0239580 https://doi.org/10.1371/journal.pone.023...
) Abu et al. 2020 Etiópia |
ECR n=2203 MCS |
Mulheres de 30 a 49 anos, que procuraram atendimento em clínicas de saúde materno-infantil, mas que nunca foram rastreadas para CCU. |
A intervenção consistiu em uma breve conversa individual sobre CCU e benefícios do rastreamento com duração de 5 a 10 minutos fornecida por enfermeiros. Ao final, as participantes receberam um folheto contendo informações sobre os temas abordados. |
A6(1414 Ramaswamy M, Simmons R, Kelly PJ. The development of a brief jail-based cervical health promotion intervention. Health Promot Pract. 2015;16(3):432-42. https://doi.org/10.1177/1524839914541658 https://doi.org/10.1177/1524839914541658...
) Ramaswamy et al. 2015 EUA |
Estudo piloto n=7 Teoria de Transformação Social de Bordieu e Teoria Feminista |
Mulheres com idade ≥18 anos, encarceradas, que nunca fizeram um exame de Papanicolaou e que não tinham diagnóstico de câncer. |
Intervenção educativa de empoderamento sexual consistiu em cinco sessões de duas horas, ao longo de uma semana, incluindo discussões em grupo e entrega de folhetos dos órgãos de saúde por um enfermeiro e médico. |
A7(88 Ernawati, Oktaviana D, Mantasia, Yusuf RA, Sumarmi. The effect of health education based on the health belief model about pap smear test on women in rural district Indonesia. Medico-Legal Updat. 2021;21(2):1-6. https://doi.org/10.37506/mlu.v21i2.2636 https://doi.org/10.37506/mlu.v21i2.2636...
) Ernawati et al. 2021 Indonésia |
Estudo quase-experimental n=100 MCS |
Mulheres casadas, com idade ≥18 anos, capazes de se comunicarem em indonésio (língua nacional), independentemente de saberem ler ou não. |
Intervenção educativa com uma sessão com duração de uma hora, incluindo palestra, espaço para perguntas e respostas, discussões em grupo e cartilhas sobre CCU e rastreamento do CCU. |
A8(3030 Luque JS, Tarasenko YN, Reyes-Garcia C, Alfonso ML, Suazo N, Rebing L, et al. Salud es vida: a cervical cancer screening intervention for rural Latina Immigrant Women. J Cancer Educ Off. 2017;32(4):690-9. https://doi.org/10.1007/s13187-015-0978-x https://doi.org/10.1007/s13187-015-0978-...
) Luque et al. 2017 Georgia |
Estudo quase-experimental n=90 TSC e Teoria da Educação Popular |
Mulheres de 21 a 65 anos, imigrantes rurais, latinas que não faziam o exame de Papanicolaou há 2 anos ou mais. |
Intervenção em grupo Salud es Vida, com introdução ao CCU com vídeo e flipchart, além de diálogo para explorar as barreiras aos cuidados de saúde. Sessões de aproximadamente 3 horas, com média de 7 participantes por sessão. |
A9(4343 Thompson B, Carosso EA, Jhingan E, Wang L, Holte SE, Byrd TL, et al. Results of a randomized controlled trial to increase cervical cancer screening among rural Latinas. Cancer. 2017;123(4):666-74. https://doi.org/10.1002/cncr.30399 https://doi.org/10.1002/cncr.30399...
) Thompson et al. 2017 EUA |
ECR n=443 TSC |
Mulheres de 21 a 64 anos, de etnia latina, que residiam no Vale do Yakima, não terem feito o exame de Papanicolaou nos últimos 3 anos e não terem feito histerectomia prévia. |
Intervenção de baixa intensidade: vídeo culturalmente apropriado na língua hispânica. Intervenção de alta intensidade: sessão educativa com uma agente de saúde em casa (assistir ao vídeo com a agente de saúde, compromisso de realizar ou agendar o Papanicolaou). |
A10(1313 Pirzadeh A, Mazaheri MA. The effect of education on women’s practice based on the health belief model about pap smear test. Int J Prev Med [Internet]. 2012 [cited 2023 Jan 17];3(8):585-90. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3429807/ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
) Pirzadeh et al. 2012 Irã |
Estudo quase-experimental n=70 MCS |
Mulheres casadas que nunca fizeram o exame de Papanicolaou. |
Intervenções em grupo com três sessões de 45 a 60 minutos em uma semana. Informações sobre o CCU e filmes de pacientes com câncer. Discussão em grupo sobre os benefícios e as barreiras para fazer o teste de Papanicolaou com filmes sobre as etapas do exame. |
A11(1111 McDonough AM, Vargas M, Nguyen-Rodriguez S, Garcia M, Galvez G, Rios-Ellis B. Mujer sana, familia fuerte: the effects of a culturally-relevant, community-based, promotores program to increase cervical cancer screening among Latinas. J Health Care Poor Underserved. 2016;27(2):568-79. https://doi.org/10.1353%2Fhpu.2016.0094 https://doi.org/10.1353%2Fhpu.2016.0094...
) McDonough et al. 2016 EUA |
Estudo quase-experimental n=5211 MCS e TSC |
As participantes tinham que ter 18 anos ou mais e se identificarem como latinas. |
Intervenção em sessão única de duas horas, oferecida ao longo de quatro anos. Aulas expositivas com discussões em grupo utilizando flipchart e folhetos educacionais bilíngues, listando recursos locais onde as participantes poderiam obter um teste de Papanicolaou gratuito ou de baixo custo. |
A12(1010 Koç Z, Özdeş EK, Topatan S, Çinarli T, Şener A, Danaci E, et al. The impact of education about cervical cancer and human papillomavirus on women’s healthy lifestyle behaviors and beliefs: using the PRECEDE Educational Model. Cancer Nurs. 2019;42(2):106-18. https://doi.org/10.1097/ncc.0000000000000570 https://doi.org/10.1097/ncc.000000000000...
) Koç et al. 2019 Turquia |
ECR n=156 Modelo Conceitual PRECEDE-PROCEED |
Mulheres que faziam cursos no centro de treinamento comunitário, alfabetizadas sem histórico de câncer e sem treinamento prévio em CCU ou HPV. |
Discussões em grupos focais com 6 a 10 indivíduos sobre qualidade de vida, histórico de câncer cervical, comportamentos, estilo de vida e crenças. As mulheres receberam 3 sessões de 60 minutos sobre câncer, infecção causada pelo HPV, comportamentos e estilo de vida saudável, incluindo nutrição saudável, atividade física e controle de peso. |
A13(2121 Daryani S, Shojaeezadeh D, Batebi A, Charati JY, Naghibi A. The effect of education based on a health belief model in women’s practice with regard to the Pap smear test. J Cancer Policy. 2016;8:51-6. https://doi.org/10.1016/j.jcpo.2015.11.001 https://doi.org/10.1016/j.jcpo.2015.11.0...
) Daryani et al. 2016 Irã |
Estudo quase-experimental n=120 MCS |
Mulheres com idade de 20 a 65 anos, casadas há pelo menos 6 meses. |
A intervenção em grupo foi realizada em duas sessões de 1 hora e 30 minutos. A primeira sessão incluiu a compreensão do CCU, fatores de risco, sintomas e prevenção. A segunda sessão incluiu a compreensão do exame de Papanicolaou. Os métodos de ensino envolveram mostras práticas, filmes, palestras, perguntas e respostas, e um panfleto elaborado com base no conteúdo das demais mídias. |
A14(2727 Lee HY, Koopmeiners JS, Rhee TG, Raveis VH, Ahluwalia JS. Mobile phone text messaging intervention for cervical cancer screening: Changes in knowledge and behavior pre-post intervention. Obstet Gynecol Surv. 2015;70(1):26-7. https://doi.org/10.1097/OGX.0000000000000142 https://doi.org/10.1097/OGX.000000000000...
) Lee et al. 2015 EUA |
Estudo quase-experimental n=30 Modelo de Comportamento de Fogg |
Mulheres coreanas americanas com idades entre 21 e 29 anos, sem recebimento prévio de um teste de Papanicolaou. |
Intervenção em sete sessões, com perguntas e respostas sobre informações sobre o CCU, exame de Papanicolaou, acessibilidade aos cuidados de saúde, barreiras culturais, disponibilidade de clínicas locais, custo do exame de Papanicolaou, depoimento de uma mulher coreana americana que passou pela experiência do teste de Papanicolaou e testemunho de uma sobrevivente de CCU. |
A15(2929 Love GD, Mouttapa M, Tanjasiri SP. Everybody’s talking: using entertainment-education video to reduce barriers to discussion of cervical cancer screening among Thai women. Health Educ Res. 2009;24(5):829-38. https://doi.org/10.1093/her/cyp019 https://doi.org/10.1093/her/cyp019...
) Love et al. 2009 EUA |
Estudo quase-experimental n=498 TSC |
Mulheres tailandesas com 18 anos ou mais. |
Sessão única. Vídeo de 7 minutos para pequenos grupos de participantes e discussão sobre seus conhecimentos, atitudes e crenças relativas ao exame de Papanicolaou e o CCU. |
A16(4141 Mishra SI, Luce PH, Baquet CR. Increasing Pap Smear Utilization among Samoan Women: results from a community based participatory randomized trial. J Health Care Poor Underserved. 2009;20(2):85-101. https://doi.org/10.1353%2Fhpu.0.0160 https://doi.org/10.1353%2Fhpu.0.0160...
) Mishra et al. 2009 EUA |
ECR n=398 Estrutura do Comportamento de Saúde e Pedagogia do Empoderamento de Freire |
Mulheres Samoanas com idade igual ou superior a 20 anos, nenhum histórico autorrelatado de obtenção do exame de Papanicolaou nos últimos dois anos, sem histórico de CCU, sem histórico de histerectomia e permanecer no território durante a duração do estudo (cerca de seis meses). |
Três sessões educacionais semanais de duas horas, com exposições práticas, palestras sobre CCU e espaço para perguntas e respostas. Foram atendidos 20 grupos com 8 a 14 mulheres. |
A17(77 Samami E, Seyedi-Andi SJ, Bayat B, Shojaeizadeh D, Tori NA. The effect of educational intervention based on the health belief model on knowledge, attitude, and function of women about Pap smear test at Iranian health centers: a randomized controlled clinical trial. J Educ Health Promot. 2021;10(1). https://doi.org/10.4103%2Fjehp.jehp_33_20 https://doi.org/10.4103%2Fjehp.jehp_33_2...
) Samami et al. 2021 Irã |
ECR n=120 MCS |
Mulheres na faixa etária de 21 a 65 anos, sem histórico de cirurgias uterinas e histerectomia. |
Intervenção em grupo com duas sessões de 90 minutos. Apresentação prática, filme, palestra, perguntas e respostas. A primeira sessão foi sobre o CCU, métodos de prevenção e como realizar o exame de Papanicolaou. A segunda sessão foi sobre a atitude, conhecimento e função das mulheres em relação ao exame de Papanicolaou. |
A18(3838 Calderon-Mora J, Alomari A, Shokar N. Comparison of narrative video and flipchart presentation to promote cervical cancer screening among Latinas along the border. Health Educ Behav. 2022. https://doi.org/10.1177/10901981221074918 https://doi.org/10.1177/1090198122107491...
) Calderón-Mora et al. 2022 EUA |
ECR n=500 MCS, Teoria do Comportamento Planejado e TSC |
Mulheres de 21 a 65 anos, que façam o exame de Papanicolaou, não tenham seguro ou tenham seguro insuficiente, não tenham histórico de CCU ou histerectomia e tenham um endereço no Texas. |
Intervenção em grupo com sessão única (vídeo de 17 minutos sobre o exame de Papanicolaou, discussão sobre as barreiras à triagem, seguida de narração de infográficos com orientações sobre a triagem e superação de barreiras). Utilizou-se também apresentação com flipchart de 20 minutos, reforçando as informações. |
A19(2323 Fang CY, Ma GX, Tan Y, Chi N. A multifaceted intervention to increase cervical cancer screening among underserved Korean women: Cancer Epidemiol Biomarkers Prev. 2007;16(6):1298-302. https://doi.org/10.1158/1055-9965.EPI-07-0091 https://doi.org/10.1158/1055-9965.EPI-07...
) Fang et al. 2007 Coreia |
Estudo quase-experimental n=102 MCS e TSC |
Mulheres coreanas de duas organizações comunitárias com idade maior de 18 anos, sem diagnóstico de CCU e exame de Papanicolaou nos últimos 6 meses. |
Sessão educativa de duas horas com palestras, discussões, treinamentos para navegação, exposição de vídeos culturais, uso de role-play e ensaio comportamental de habilidades. A sessão educativa teve como foco o CCU e dicas para ação e estratégias para superar barreiras. |
A20(3333 Thompson B, Vilchis H, Moran C, Copeland W, Holte S, Duggan C. Increasing cervical cancer screening in the United States-Mexico border region. J Rural Heal Off J Am Rural Heal Assoc Natl Rural Heal Care Assoc. 2014;30(2):196-205. doi: https://doi.org/10.1111/jrh.12044 https://doi.org/10.1111/jrh.12044...
) Thompson et al. 2014 México |
Estudo quase-experimental n=162 Princípios do mapeamento de intervenção (Intervenção Mapping) |
Mulheres hispânicas, residentes nos condados fronteiriços do Novo México, com idades entre 29 e 80 anos, que não fizeram o exame de Papanicolaou nos últimos 3 anos. |
A atividade foi individual, entregue por um ACS no domicílio e consistiu em uma sessão. O período da intervenção foi de 12 meses. Os materiais de intervenção incluíram uma apresentação em PowerPoint que ilustrou e descreveu o exame de Papanicolaou, CCU e O HPV. Imagens coloridas e um vídeo de um teste de Papanicolaou foram incluídos na apresentação. |
A21(2525 Guvenc G, Akyuz A, Yenen MC. Effectiveness of nursing interventions to increase pap smear test screening. Res Nurs Health. 2013;36(2):146-57. https://doi.org/10.1002/nur.21526 https://doi.org/10.1002/nur.21526...
) Guvenc et al. 2013 Turquia |
Estudo quase-experimental n=2.500 MCS |
Mulheres com idade mínima de 21 anos, sem diagnóstico prévio de câncer ginecológico, alfabetizadas, sexualmente ativas atualmente ou no passado, que não realizaram exame de Papanicolaou nos últimos 12 meses, não estando no segundo ou terceiro trimestre de gestação, nem no período pós-parto de 3 meses, e disponíveis para contato telefônico. |
Folhetos educativos com convite para exame de Papanicolaou; entrevista por telefone: informações sobre os temas na cartilha e convite para realizar o de Papanicolaou; entrevistas presenciais: realizada no domicílio para indagar sobre o(s) motivo(s) relacionado(s) a não participar do rastreamento gratuito do CCU após dois convites. |
A22(2424 Ghahremani L, Harami ZK, Kaveh MH, Keshavarzi S. Investigation of the Role of Training Health Volunteers in Promoting Pap Smear Test Use among Iranian Women Based on the Protection Motivation Theory. Asian Pac J Cancer Prev. 2016;17(3):1157-62. https://doi.org/10.7314/APJCP.2016.17.3.1157 https://doi.org/10.7314/APJCP.2016.17.3....
) Ghahremani et al. 2016 Irã |
Estudo quase-experimental n=420 Teoria da Motivação para Proteção |
Mulheres casadas, não grávidas, que nunca fizeram o exame de Papanicolaou, não tinham CCU, não tinham histórico de cirurgias de histerectomia. |
Os ACS treinaram as mulheres sob sua cobertura pessoalmente usando panfletos educativos durante 3 sessões ao longo de 21 dias. |
A23(2222 Drokow EK, Effah CY, Agboyibor C, Sasu E, Amponsem-Boateng C, Akpabla GS, et al. The impact of video-based educational interventions on cervical cancer, Pap Smear and HPV Vaccines. Front Public Health. 2021;9:681319. https://doi.org/10.3389/fpubh.2021.681319 https://doi.org/10.3389/fpubh.2021.68131...
) Drokow et al. 2021 África |
Estudo quase-experimental n=600 MCS e Modelo Transteórico |
Residentes ganesas maiores de 18 anos, mentalmente saudáveis, não surdas ou mudas, sem história prévia de vacinação para HPV, portadoras de celular ou tablet. |
Três 3 sessões com duração de 15 minutos. Vídeos educativos sobre o CCU, HPV, teste de Papanicolaou entregue por um enfermeiro e um ACS. O vídeo foi reproduzido duas vezes para fins de clareza. Isso foi feito a cada 2 meses até o final do período de intervenção de 6 meses. |
A24(3434 Wang X, Fang C, Tan Y, Liu A, Ma GX. Evidence-based intervention to reduce access barriers to cervical cancer screening among underserved Chinese American women. J Womens Health (Larchmt). 2010;19(3):463-9. https://doi.org/10.1089/jwh.2009.1422 https://doi.org/10.1089/jwh.2009.1422...
) Wang et al. 2010 EUA |
Estudo quase-experimental n=134 MCS e TSC |
Mulheres chinesas asiáticas, de baixa renda, sem seguro, sem histórico de CCU. |
Duas sessões em pequenos grupos conduzidas por educadores de saúde comunitários chineses treinados. Conteúdo programático específico focado em fatores de risco de CCU, prevalência e benefícios da triagem e detecção precoce. As participantes receberam auxílio do profissional de saúde para agendamento das consultas (enfermeiro navegador). Apostilas sobre CCU e teste de Papanicolaou e um vídeo em chinês sobre o assunto também foram apresentados. |
A25(3636 Byrd TL, Wilson KM, Smith JL, Coronado G, Vernon SW, Fernandez-Esquer ME, et al. AMIGAS: a multicity, multicomponent cervical cancer prevention trial among Mexican American women. Cancer. 2013;119(7):1365-72. https://doi.org/10.1002/cncr.27926 https://doi.org/10.1002/cncr.27926...
) Byrd et al. 2013 EUA |
ECR n=613 Intervenção Mapping, TSC, MCS, Modelo Transteórico e Teoria da Ação Racional |
Mulheres autodeclaradas de origem mexicana com idade igual ou superior a 21 anos, sem história prévia de câncer, sem histerectomia e sem rastreamento de câncer cervical nos últimos 3 anos. |
Intervenção AMIGAS incluiu uma novela em vídeo usando modelos para discutir barreiras e facilitadores para o rastreamento do CCU. um flipchart revisando as informações do vídeo, jogos e atividades, incluindo um conjunto de cartas para compreender o estágio de mudança da mulher, além de uma folha de contrato intitulada “minha promessa”. |
A26(4444 Fleming K, Simmons VN, Christy SM, Sutton SK, Romo M, Luque JS, et al. Educating hispanic women about cervical cancer prevention: feasibility of a promotora-led charla intervention in a farmworker community. Ethn Dis. 2018;28(3):169-76. https://doi.org/10.18865/ed.28.3.169 https://doi.org/10.18865/ed.28.3.169...
) Fleming et al. 2018 EUA |
Estudo piloto n=60 TSC e MCS |
Mulheres hispânicas/latinas, capazes de falar e ler em espanhol ou inglês, com idade 21-70 anos. |
Intervenção com seis encontros de 75 minutos. Discussões em grupo, média de 10 participantes por encontro. Os educadores comunitários proporcionaram educação utilizando o recurso educacional sobre o CCU como forma estruturada e organizada de entrega do conteúdo. |
A27(2626 Kurt G, Akyuz A. Evaluating the effectiveness of interventions on increasing participation in cervical cancer screening. J Nurs Res. 2019;27(5):e40. https://doi.org/10.1097/jnr.0000000000000317 https://doi.org/10.1097/jnr.000000000000...
) Kurt 2019 Turquia |
Estudo quase-experimental n=134.704 MCS |
Mulheres de 30 a 65 anos (com base na faixa etária do CCS nacional) que são ou foram sexualmente ativas, capazes de falar, ler e compreender a língua turca. |
Folheto + grupo de educação: treinamento individual sobre a importância do CCU e do exame de Papanicolaou; grupo apenas folheto: os participantes foram convidados a ler o folheto educacional; grupo apenas por convite: os participantes deste grupo foram convidados a receber um rastreamento sem treinamento adicional ou um folheto educacional. |
A28(3232 Shobeiri F, Shobeiri F, Javad M, Parsa P, Roshanaei G. Effects of group training based on the health belief model on knowledge and behavior regarding the pap smear test in Iranian Women: a quasi-experimental study. Asian Pacific J Cancer Prev. 2016;17(6):2871-2876. https://doi.org/APJCP.2016.17.6.2871 https://doi.org/APJCP.2016.17.6.2871...
) Shobeiri et al. 2018 Irã |
Estudo quase-experimental n=330 MCS |
Mulheres maiores de 18 anos, que participam de aulas educativas pré-matrimoniais, que desejam se casar pela primeira vez, ou divorciadas que desejam se casar novamente. |
Intervenção com duas sessões em grupo com 45-60 minutos/semana. As sessões foram conduzidas por uma professora de ciências médicas, incluindo palestras sobre o exame de Papanicolaou, discussões em grupo, perguntas e respostas. Folhetos educativos foram entregues aos participantes ao final. |
A29(4545 Jeihooni AK, Jormand H, Harsini PA. The effect of educational program based on beliefs, subjective norms and perceived behavior control on doing pap-smear test in sample of Iranian women. BMC Womens Health. 2021;21(1):290. https://doi.org/10.1186/s12905-021-01419-w https://doi.org/10.1186/s12905-021-01419...
) Khani et al. 2021 Irã |
Estudo experimental intervencionista e prospectivo n=300 MCS e Teoria do Comportamento Planejado |
Mulheres casadas há pelo menos 6 meses, não grávidas e sem histórico de câncer e/ou histerectomia. |
Oito sessões educativas de 50 minutos uma vez por semana, com discussões em grupo, brainstorming, perguntas, respostas e exibição de filmes. Ao final, foram entregues uma cartilha e um CD educativo. Uma mensagem educativa sobre a importância da prevenção do CCU e comportamentos de rastreamento foi enviada aos sujeitos a cada semana, e um grupo de telegrama foi formado. |
A30(4242 O’Brien MJ, Halbert CH, Bixby R, Pimentel S, Shea JA. Community health worker intervention to decrease cervical cancer disparities in Hispanic women. J Gen Intern Med. 2010;25(11):1186-92. https://doi.org/10.1007/s11606-010-1434-6 https://doi.org/10.1007/s11606-010-1434-...
) O’Brien et al. 2010 EUA |
ECR n=120 MCS |
Mulheres hispânicas com idades de 18 a 65 anos. |
Intervenção aplicada por ACS com duas sessões de 3 horas. Apresentação de informações acerca do CCU, entrega de panfletos e cartilhas educativas a grupos de 4 a 10 mulheres. |
A31(3131 Parsa P, Sharifi F, Shobeiri F, Karami M. Effects of group counseling based on health belief model on cervical cancer screening beliefs and performance of rural women in Kaboudrahang, Iran. Asian Pacific J Cancer Prev. 2017;18(6):1525-30. https://doi.org/10.22034%2FAPJCP.2017.18.6.1525 https://doi.org/10.22034%2FAPJCP.2017.18...
) Parsa et al. 2017 Irã |
ECR n=80 MCS |
Mulheres casadas, com idade entre 18 e 60 anos, residentes na aldeia há pelo menos 2 anos recentes, sem histerectomia, sem história de CCU. |
Intervenção de aconselhamento grupal aplicada por ACS rurais em três sessões de 45-60 minutoras com intervalo de uma semana e capacidade de 10 pessoas por sessão, utilizando cartazes e panfletos. |
A32(3939 Malmir S, Barati M, Jeihooni AK, Bashirian S. Effect of an educational intervention based on protection motivation theory on preventing cervical cancer among marginalized women in West Iran. Asian Pac J Cancer Prev 2018;19(3):755-61. https://doi.org/10.22034/apjcp.2018.19.3.755 https://doi.org/10.22034/apjcp.2018.19.3...
) Malmir et al. 2018 Irã |
ECR n=152 Teoria da Motivação para Proteção |
Idade acima de 20 anos e residir na margem de Kermanshah, não ter diagnóstico CCU e ser casada ou sexualmente ativa. |
Intervenção com palestras sobre CCU, discussões em grupo e perguntas-respostas, panfletos e uma cartilha foram entregues por mulheres da região às participantes, após cada sessão educativa. A atividade ocorreu em cinco sessões, com duração de 45 minutos, por quatro semanas. |
A33(3737 Calderón-Mora J, Byrd TL, Alomari A, Salaiz R, Dwivedi A, Mallawaarachchi I, et al. Group versus individual culturally tailored and theory-based education to promote cervical cancer screening among the underserved Hispanics: a cluster randomized trial. Am J Health Promot. 2020;34(1):15-24. https://doi.org/10.1177/0890117119871004 https://doi.org/10.1177/0890117119871004...
) Calderón-Mora et al. 2020 EUA |
ECR n=300 MCS, Teoria da Ação Racional e Teoria Cognitiva Social |
Mulheres entre 21 e 65 anos, que não realizaram o exame de Papanicolaou nos últimos 3 anos, residentes em El Paso ou no Condado de Hudspeth, sem seguro, sem histórico de histerectomia e/ou CCU, com renda >200% do nível federal de pobreza ou não inscritas no Departamento de Serviços de Saúde do Estado do Texas. |
Intervenção com discussões em grupo e individuais sobre as barreiras à triagem e ao diálogo interativo. As participantes receberam educação com conteúdo idêntico do projeto AMIGAS, com 75 minutos no braço individual e 90 minutos no braço grupo. Utilizaram-se flipchart, cartões de mensagens, diagramas corporais, planilha de plano de ação, folha de recursos e folhetos informativos. |