Acessibilidade / Reportar erro

CONSELHO INTERNACIONAL DE ENFERMEIRAS (ICN) - CÓDIGO DE ÉTICA* * Aprovado pelo Conselho de Representantes Nacionais do ICN em 14 de Maio de 1973.

As responsabilidades fundamentais da enfermeira são: promover e restaurar a saúde, prevenir a doença e aliviar o sofrimento.

A necessidade de enfermagem é universal.

É inerente à enfermagem o respeito à vida, dignidade e direitos humanos, sem distinção de nacionalidade, raça, religião, cor, sexo, ideologia política ou posição social.

A enfermeira presta serviços ao indivíduo, família e comunidade e coordena sua ação à dos grupos afins.

A ENFERMEIRA E A PESSOA HUMANA

A responsabilidade primordial da enfermeira é para com as pessoas que necessitam de assistência de enfermagem.

No desempenho de suas funções, a enfermeira cria condições favoráveis para que sejam respeitados os valores, costumes e crenças religiosas do indivíduo.

A enfermeira mantém o sigilo profissional e usa discernimento ao comunicar as informações de que dispõe.

A ENFERMEIRA E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL

A enfermeira assume responsabilidade pelos atos que pratica no exercício de sua profissão e pelo desenvolvimento de sua competência por meio de estudos contínuos.

A enfermeira mantêm o mais alto nível de assistência de enfermagem possível em face da realidade em que se encontra.

A enfermeira, ao aceitar ou delegar responsabilidade, avalia criteriosamente sua própria competência ou dos membros da equipe de enfermagem.

No desempenho de suas atividades profissionais, a enfermeira mantêm padrão de conduta digna de sua profissão.

A ENFERMEIRA E A SOCIEDADE

A enfermeira participa, com outros cidadãos, da responsabilidade de encetar e apoiar iniciativas que atendam às necessidades sociais e de saúde da população.

A ENFERMEIRA E SEUS COMPANHEIROS DE TRABALHO

A enfermeira mantêm relações de cooperação com seus companheiros de trabalho, tanto de enfermagem como de outras profissões.

A enfermeira adota medidas necessárias para proteger o indivíduo quando a assistência que lhe é prestada acha-se ameaçada pela ação de um companheiro de trabalho ou por qualquer outra pessoa.

A ENFERMEIRA E A PROFISSÃO

A enfermeira desempenha o principal papel na determinação e na manutenção de padrões desejáveis do exercício e do ensino da enfermagem.

A enfermeira se empenha no desenvolvimento do núcleo de conhecimentos científicos de enfermagem.

A enfermeira, por meio de sua associação de classe, participa na determinação e manutenção de condições sócio-econômicas justas para o trabalho de enfermagem.

  • *
    Aprovado pelo Conselho de Representantes Nacionais do ICN em 14 de Maio de 1973.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Mar 1974
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br