RESUMO
Objetivo:
descrever a formação do Livre-Docente como estratégia para o desenvolvimento de lideranças e a promoção de contínuo avanço acadêmico no ensino, na pesquisa e na extensão.
Método:
este artigo de reflexão apresenta histórico da titulação acadêmica mais alta obtida no Brasil, descrevendo características dos concursos e destacando aspectos e atividades que evidenciam, nos dias de hoje, amadurecimento intelectual e científico.
Resultados:
professores aspirantes à Livre-Docência submetem sua trajetória acadêmica à análise e ao julgamento realizado por pares, com base em rigorosos critérios de avaliação. Tem por finalidade promover um momento de análise da carreira acadêmica e identificar a contribuição marcante para o avanço da universidade e do país, por meio de atividades consolidadas e de impacto.
Considerações finais:
a busca por esta mais alta titulação da carreira acadêmica brasileira pode constituir momento de avanço individual e coletivo, contribuindo para a consolidação de áreas de conhecimento.
Descritores:
Educação Superior; Educação de Pós-Graduação; Melhoria de Qualidade; Instituições de Ensino Superior; Universidade