Acessibilidade / Reportar erro

Telemonitoramento a instituições de longa permanência para idosos frente às infecções por coronavírus e COVID-19

RESUMO

Objetivo:

relatar a experiência de telemonitoramento de Instituições de Longa Permanência para Idosos frente às infecções por coronavírus e COVID-19.

Métodos:

relato descritivo da experiência ocorrida entre 18 de março e 25 de abril de 2020, através de telemonitoramento das instituições de Salvador, Ba, seguindo um roteiro previamente elaborado para primeiro contato e de seguimento. O telemonitoramento foi realizado por docentes da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia e discentes do Programa de Pós-Graduação dessa escola, durante quatro semanas.

Resultados:

foram acompanhadas 32 instituições durante quatro semanas. Algumas facilidades e dificuldades se apresentaram no decorrer do monitoramento.

Considerações finais:

como as Instituições de Longa Permanência para Idosos são domicílios coletivos, seus residentes são vulneráveis a transmissão de infecções. Ademais, a diversidade de estruturas e necessidades econômicas, sociais e de recursos humanos desses locais revela sua fragilidade e urgência de políticas públicas que atendam tais diversidades.

Descritores:
Idoso; Instituição de Longa Permanência para Idosos; Telemonitoramento; Infecções por Coronavírus; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br