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Formação e autonomia profissional dos docentes de enfermagem na qualificação do ensino superior em enfermagem

RESUMO

Objetivos:

identificar aspectos relativos à formação profissional e à autonomia dos docentes de graduação em Enfermagem de uma instituição pública de Brasília, Distrito Federal, de forma a contribuir na gestão e na qualificação do curso.

Métodos:

estudo misto, realizado com 77 docentes. Aplicou-se questionário semiestruturado, onde os itens quantitativos foram avaliados por testes paramétricos: Teste t-student e ANOVA (p<0,05%). A parte qualitativa passou por análise de conteúdo com subsídio do software IRAMUTEQ, e foi empregada a Classificação Hierárquica Descendente.

Resultados:

com formação voltada majoritariamente (67,5%) à sua área de atuação inicial, os profissionais expressaram médias baixas e moderadas nos fatores relacionados à autonomia. Na análise qualitativa emergiram duas categorias: “Identificando a autonomia docente” e “Aplicando a autonomia docente”.

Conclusões:

entender o significado e o grau de autonomia percebido pelo docente pode fomentar a reflexão da práxis e potencializar sua atuação.

Descritores:
Autonomia Profissional; Docentes de Enfermagem; Educação Superior; Educação em Enfermagem; Enfermagem

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