Acessibilidade / Reportar erro

Índice de conicidade em pessoas com hipertensão arterial acompanhadas pela Estratégia Saúde da Família

RESUMO

Objetivos:

analisar o índice de conicidade em pessoas com hipertensão arterial acompanhadas pela Estratégia Saúde da Família.

Métodos:

estudo transversal, realizado em um município de médio porte localizado no estado do Paraná. Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2016, utilizando instrumento adaptado e validado, que aborda atributos da Atenção Primária à Saúde. Neste estudo, foram utilizadas variáveis sociodemográficas, antropométricas e medidas de pressão arterial. Empregou-se a análise de variância e regressão linear para o tratamento das variáveis.

Resultados:

participação de 417 pessoas, a maioria mulheres, idosas, casadas, com menos de oito anos de estudo e aposentadas. O índice de conicidade foi prevalente na maior parte da população estudada, com significativa associação ao grupo de pessoas com controle pressórico inadequado e parâmetros antropométricos elevados.

Conclusões:

a maioria dos participantes do estudo apresentou índice de conicidade alterado, principalmente as pessoas com controle pressórico inadequado.

Descritores:
Hipertensão; Obesidade Abdominal; Estratégia Saúde da Família; Antropometria; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br