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A participação em atividades universitárias para idosos: motivações de brasileiros e espanhóis

RESUMO

Objetivo:

Compreender os motivos que levam idosos brasileiros e espanhóis a matricularem-se na universidade aberta à terceira idade.

Método:

Estudo qualitativo que utilizou o Interacionismo Simbólico como referencial teórico e a Teoria Fundamentada nos Dados como referencial metodológico. Foram entrevistados 44 idosos matriculados em universidades abertas à terceira idade de dois países (Brasil e Espanha) no período de outubro de 2014 a maio de 2016.

Resultados:

As motivações vincularam-se à necessidade de ocupação do tempo disponível, inclusive para melhoria da saúde; à oportunidade de acesso ao aprendizado na universidade sem os critérios do ensino formal e; à ampliação das relações sociais, buscada por meio da criação de novas amizades, pelo anseio em conhecer as experiências vivenciadas por outras pessoas e pela troca de saberes.

Considerações finais:

Os idosos buscaram nas universidades abertas à terceira idade uma forma prazerosa de aprender e ocupar o tempo disponível.

Descritores:
Envelhecimento; Idoso; Aprendizagem; Universidades; Aposentadoria

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