Open-access Utilização da realidade virtual no tratamento de crianças queimadas: relato de casos

RESUMO

Objetivo:  Relatar a utilização da Realidade Virtual (RV) na diminuição da intensidade dolorosa durante a troca de curativo de duas crianças queimadas internadas em um Centro de Tratamento ao Queimado (CTQ) do Sul do Brasil.

Método:  Relato de caso da utilização da RV durante a troca de curativos de duas crianças queimadas internadas em um CTQ, de maio a julho de 2016. Para avaliar a dor, foi utilizada escala numérica sobreposta à de faces, sendo aplicada em quatro momentos: imediatamente antes do curativo, durante o curativo sem uso da RV, durante o curativo com a RV e após a utilizaçãoda RV.

Resultado:  O uso dos óculos foi de fácil aplicação e bem aceito pelas crianças, além disso houce efeitos relevantes em relação à diminuição da dor.

Conclusão:  A RV pode se tornar um importante método não farmacológico no tratamento da dor em crianças queimadas.

Descritores: Terapia de Exposição à Realidade Virtual; Queimaduras; Pediatria; Unidades de Queimados; Dor; Imagem Tridimensional

location_on
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro