Acessibilidade / Reportar erro

Prevenindo a COVID-19 como estudante de enfermagem por meio de redes sociais em seu ambiente familiar-social

RESUMO

Objetivo:

analisar e compreender a prevenção da COVID-19 por estudantes de enfermagem por meio das redes sociais em seu ambiente familiar-social.

Método:

estudo qualitativo descritivo-interpretativo, desenvolvido na escola de enfermagem de uma universidade pública em Lima-Peru, de outubro a dezembro de 2020. Participaram alunos do quarto e quinto ano de estudos. Os dados foram coletados com a técnica de grupos focais (2) e analisados com análise de conteúdo temática.

Resultados:

emergiram duas categorias: Utilizando diversas redes sociais em tempos de pandemia; Considerando-se capacitados para a prevenção da COVID-19 por meio das redes sociais em seu círculo familiar-social.

Considerações finais:

os acadêmicos de enfermagem realizam a prevenção da COVID-19 em seu círculo familiar-social por meio das redes sociais, demonstrando satisfação na transmissão do conhecimento, considerando a condição físico-emocional das pessoas e o estado de saúde local, percebendo-se como agentes de mudança, buscando o empoderamento das pessoas.

Descritores:
Estudante; Enfermagem; COVID-19; Redes Sociais; Prevenção

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br