Acessibilidade / Reportar erro

A percepção dos homens sobre a parentalidade paterna e a promoção do desenvolvimento infantil

RESUMO

Objetivos:

compreender a percepção dos homens em relação à parentalidade paterna exercida no cuidado aos lactentes para a promoção do desenvolvimento infantil.

Métodos:

estudo qualitativo, de abordagem exploratória, realizado com discentes, docentes e técnicos administrativos que são pais de lactentes com até 6 meses de vida de uma instituição de ensino superior, sendo excluídos pais de famílias mononucleares. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada e foi analisada à luz da análise categorial temática.

Resultados:

participaram da pesquisa 15 homens. A partir da análise, emergiram duas categorias empíricas: “Percepção sobre ser pai: desafios e novidades” e “Promoção do desenvolvimento infantil: ações realizadas pelos pais”. Os pais revelaram sentir-se despreparados, a necessidade de apoio emocional e reconhecem as atividades promovidas para o desenvolvimento de seus filhos.

Considerações Finais:

destaca-se a relevância da figura paterna para o desenvolvimento infantil e a necessidade de políticas públicas de incentivo à parentalidade paterna.

Descritores:
Poder Familiar; Paternidade; Cuidado da Criança; Desenvolvimento Infantil; Lactente

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br