Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos da terapia floral no trabalho de parto e nascimento: ensaio clínico randomizado

RESUMO

Objetivos:

avaliar os efeitos da terapia floral frente aos fatores que potencializam a dor no processo de parturição e seus resultados na duração do trabalho de parto.

Métodos:

ensaio clínico randomizado, controlado e triplo-cego. Foram selecionadas 164 gestantes com idade gestacional ≥ 37 semanas, dilatação cervical ≥4 cm, divididas aleatoriamente em 2 grupos: terapia floral e placebo.

Resultados:

a essência floral Five Flower mostrou-se eficaz diante dos fatores que potencializam a dor no trabalho de parto. O Grupo Experimental não apresentou aumento das contrações, diferentemente do Grupo Controle, que apresentou aumento de uma (1) contração para as parturientes em fase ativa e bolsa rota. A essência Five Flower mostrou-se eficaz na redução de 1:30h do tempo do trabalho de parto do início da intervenção ao nascimento.

Conclusões:

o uso da terapia floral mostrou-se eficaz no controle da dor, refletindo positivamente na sua brevidade, qualificando seu desfecho.

Descritores:
Trabalho de Parto; Dor do Parto; Essências Florais; Enfermagem Obstétrica; Ensaio Clínico

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br