RESUMO E CONCLUSÕES
A educação é básica para o trabalho de saúde e a enfermagem constitui-se ponto chave, devido à atuação direta e por longo tempo, junto aos indivíduos sãos e doentes que serão focalizados por um programa de saúde.
A metodologia da educação para a saúde, as técnicas da comunicação educativa, são aspectos que não podem deixar de ser ensinados num curso de enfermagem. Procuramos mostrar neste trabalho, que a aprendizagem do aluno se faria muito mais profundamente se o ensino se fizesse de maneira integrada mas que, por dificuldades várias, não se conseguiu ainda no nosso meio. Procuramos mostrar, também, que o importante é dar esses aspectos logo no início do curso para que o aluno tenha oportunidade de po-los em prática, através dos anos subsequentes. Também, é mais importante, neste momento do curso, dar-lhe meios para que aprenda a identificar o problema educativo dentro da assistência integral de enfermagem, planejar a ação adequada e saber as bases da comunicação eficiente para cada caso. A habilidade em se comunicar, só se desenvolverá adequadamente, após algum treino junto aos pacientes o que deverá ocorrer, se for intensificada nos anos subsequentes.
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ANEXO 1 ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP — ENFERMAGEM PREVENTIVA — (Programa para o 1.º ano)
ANEXO 2 COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE RELACIONADOS A FONTE E AO DESTINATÁRIO
Instruções-
Observe, durante duas horas pessoas em comunicação falada, por gestos ou escrita (em conversa, entrevista, aula, demonstração, etc).
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Escolha uma fonte ou comunicador de cada vez e acompanhe durante certo tempo a sua interação com outras pessoas (destinatário ou comunicando), mesmo que estas sejam várias, mas que naquele momento estejam em comunicação.
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Analise cada processo, enquanto as pessoas forem as mesmas. Assinale:
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— com um X na coluna SIM e NAO, se, de acordo com sua observação, os princípios foram seguidos, ou não.
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— com um traço (—) na coluna SIM, se não houve necessidade ou oportunidade de aplicá-los.
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Faça tantas folhas, quantos foram os processos observados, uma para cada observação.
ANEXO 3 ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP PROGRAMA DE ENFERMAGEM PREVENTIVA 1.º Ano — FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM
Unidade IV — Saúde e educação para a saúde
Estudo dirigido: conceito, princípios básicos e metodologia da educação para a saúde.
Segundo os peritos da OMS, (1 (1) OPAS — Comission de expertos en enfermeria: informe de la 1a. Sesion — Washington, DC, OPAS, 1951 — Série de informes ténicos n.º 24. ) as funções da enfermagem variam consideravelmente de um local para outro e estão condicionadas às características sócio-econômicas-sanitárias de cada país. Reconhecem entretanto que a função educativa deve estar sempre incluída em qualquer cuidado de enfermagem o que deve ser comum aos profissionais de enfermagem de todo o mundo. Isto porque a natureza das relações da enfermeira com pacientes adultos ou crianças coloca-a numa posição verdadeiramente invejável para grangear a confiança das pessoas, compreender seus problemas pessoais e familiares e ter mais base para um trabalho educativo.
A enfermagem, segundo Wanda Horta (2 (2) HORTA, W. A — Conceito de Enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2 (2): 1-5, set. 1968. ) "é a arte de assistir ao ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torná-lo independente desta assistência, através da educação, de recuperar, manter e promover sua saúde em colaboração com outros profisisonais".
Este estudo dirigido visa levá-lo ao conhecimento do conceito, princípios básicos e a metodologia usada na educação para a saúde.
Leia com atenção cada item e procure respondê-lo suscintamente e com suas próprias palavras.
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Conceitue, após ler Luiz Alves de Mattos, no seu "Sumário de Didática Geral", 5ª. edição (até página 65 do capítulo VII) o que entende por:
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— ensino
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— aprendizagem
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Após ler a tradução mimeografada do artigo de W. Griffithe, "O processo educativo no trabalho de saúde", (até o final da página 5), responda o seguinte:
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— o que entende por processo educativo no trabalho de saúde?
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— Quais são as fases ou etapas necessárias para que haja mudança de comportamento com relação a conhecimentos, atitudes, hábitos de saúde?
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— o que é percepção? Quais são as percepções em relação a conhecimentos, atitudes e hábitos de saúde de algumas pessoas que você conhece, inclusive de sua família? Cite 3.
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— no seu trabalho educativo junto aos pacientes, o seu problema maior será criar percepções a respeito da saúde e não tanto mudá-las; por que?
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— muitas vezes você sentirá que embora falando muito com as pessoas sobre práticas corretas de saúde, documentadas com fatos ou farto material ilustrativo, elas se recusam a mudar seu comportamento com relação às mesmas. Você conhece algum exemplo dentro da sua experiência de vida? Então cite-o e diga o que você acha que influi para que isto aconteça.
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— cite apenas, quais são as necessidades biológicas, sociais e culturais que podem influenciar a mudança de comportamento, conhecimento, hábitos e atitudes com relação a saúde. Você conhece algum caso em que a motivação, foi responsável pela educação de alguém? Cite-o.
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— durante o nosso trabalho como enfermeiros, veremos que muitas vezes as intenções das pessoas a quem ensinamos são boas e temos quase que certeza de que as mesmas seguirão o que recomendamos. Entretanto, vemos que deixam de completar o que pretendem fazer. É o caso, por exemplo de uma criança cuja mãe tem a intenção de levá-la ao médico para um exame mas que nunca o faz, não estando melhor que uma outra mãe que ignora a importância do mesmo exame. Como você acha que deve agir para que a mesma, passe da intenção para a ação?
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Lendo o mesmo artigo, à pág. 4, diga:
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— quais são os principais tipos de métodos utilizados para a mudança de comportamento em relação a saúde? Descreva suscintamente cada um deles.
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Após ler:
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— apostila sobre Técnicas Educativas e Material Audiovisual da Escola de Enfermagem da USP;
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— a publicação da OMS "Educacion Higiênica dei publico, no apêndice, o capítulo sobre "Exemplos de métodos e meios"
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— o livro do Dr. Brito Bastos sobre "Educação Sanitária", pág. 371 a 379.
Cite 4 métodos e 5 tipos de material audiovisual utilizados em educação sanitária.
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Após ler as mesmas publicações, assinale com um X a resposta certa, dos seguintes testes:
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5.1 as palestras, as conferências e as aulas expositivas devem ser utilizadas:
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— quando queremos favorecer o espírito de grupo, pelo intercâmbio de idéias dos membros que assistem, entre sí;
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— para informar, apenas, sobre um assunto, pois o público tende a passividade, não tendo oportunidade de participar;
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— quando queremos mudar comportamentos rapidamente.
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5.2 o método de contacto individual (por exemplo a entrevista) é mais útil:
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— quando se trata de mudanças difíceis, que levam em conta problemas pessoais e o indivíduo não reage bem em grupo;
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— quando o tempo é curto para agrupar muitas pessoas juntas;
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— nem uma e nem outra.
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5.3 a demonstração, é um método que emprega, principalmente,o seguinte princípio da aprendizagem:
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— o de "aprender fazendo"
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— o da "motivação"
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— o da "repetição"
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5.4 a discussão de grupo deve ser utilizada principalmente,na educação para a saúde:
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— quando contamos com elementos capazes de falar bem frente a grupos;
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— quando queremos ganhar tempo, ensinando várias pessoas ao mesmo tempo;
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— quando queremos que a aprendizagem seja pela troca de experiências e os problemas se resolvem democraticamente.
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6. Depois de ter lido o artigo de Griffiths até a pág. 4, para poder responder às perguntas do item 2, você estará capacitada a formular, com suas palavras, os princípios que você considera básicos para a educação de seus pacientes em matéria de saúde. Para que fique mais completo, leia também o folheto "Como as pessoas aprendem". Mas seja suscinta e claro!
ANEXO 4 ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP ENFERMAGEM PREVENTIVA (Programa para o 1.º ano
Unidade IV: Educação para a saúde
Roteiro para plano de assistência educativa de enfermagem
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ANAMNESE (estudo e levantamento da situação): após entrar em contacto com o problema educativo, estude e especifique as características do grupo ao qual se destina a sua ação:
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— idade, sexo, raça, grau de instrução, ocupação, religião, nível econômico cultura, etc.
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— necessidades sentidas, percepções, interesses, etc.
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— recursos humanos e materiais existentes: serviço e pessoal de saúde, outros recursos da comunidade, canais de lide-derança, meios de comunicação, etc.
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— etiologia (causas) e proporções do problema, fatores con-dicionantes prováveis que o agravam, e suas conseqüências para a saúde.
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DIAGNÓSTICO: após o estudo e levantamento; chegue a um diagnóstico educativo do problema apresentado, dizendo se ele se resume a:
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— falta de informação?
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— informação não científica?
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— crenças, atitudes, hábitos negativos, opostos?
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— percepção defeituosa?
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— ausência de motivação ou interesse?
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— desorganização grupai
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— indecisão para agir?
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— outros?
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TRATAMENTO: após identificar o problema educativo (diagnóstico) determine:
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3.1 — os objetivas, isto é, qual o comportamento final desejado, a curto e a longo prazo;
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3.2 — os métodos e os meios auxüiares que utilizará para objetivar o seu ensino, dando as razões desta escolha. Planeje e confeccione um tipo de material audiovisual, pelo menos, seguindo as seguintes etapas:
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— determinando os objetivos para o qual se destina;
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— determinando o momento e o local da apresentação;
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— determinando a quantidade a ser produzida;
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— fazendo um esboço ("lay-out") do mesmo;
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— procurando testá-lo;
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— produzindo-o de acordo com o seu plano;
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3.3 — os meios de avaliação: que serão utilizados a curto e a longo prazo, para avaliar a eficiência da sua ação educativa.
Nota: apresente o plano por escrito, com a descrição das etapas que seguir no roteiro, anexando o material confeccionado, a bibliografia consultada, contendo as dificuldades encontradas para elaboração deste trabaltho. Planeje, também, uma apresentação para ser feita em classe, para suas colegas.
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ANEXO 5 ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP ENFERMAGEM PREVENTIVA (Fundamentos de Enfermagem — 1.º Ano)
Unidade IV — Saúde e Educação para a Saúde
AVALIAÇÃO DOS ALUNOSO nosso objetivo para esta unidade foi o de capacitá-los, através do estudo de uma situação real, no campo, a diagnosticar os problemas educativos existentes, dando suas causas e planejando a ação educativa através da escolha de metodos, meios auxiliares e de avaliação mais adequados. Responda as perguntas:
BIBLIOGRAFIA
- BAGGALAY, O. La función de la enfermera en la educación sanitária dei publico. Boletin de la Oficina Sanitária Panamericana, 46 (6): 560-563, jan, 1959.
- BASTOS, B. N. C. - Educação Sanitária. Fundamentos, objetivos e métodos. Ed. preliminar, Guanabara, FSESP, 1963.
- BERLO, D. - O processo da comunicação, R. Janeiro - F. Cultura.
- CASTRO, R. R. - O pediatra na educação sanitária da coletividade. Atualidades Médico-Sanitárias, (53): 1981-1994, jan/mar. 1955.
- DARTY, W. A. - La educación sanitária como parte integrante de la atención total de enfermeria. Boletin de la Oficina Sanitária Panamericana
- DERRIBERRI, M. - Educação Sanitária. Seus objetivos e métodos. (Tradução mimeografada de Angélica Franco, Prefeitura Municipal de S. Paulo).
- GRIFFITHS, W. - O processo educativo no trabalho de saúde. Califórnia'S Health, 15 (2): dez. 1957. (Tradução mimeografada).
- HORTA, W. A. - Conceito de Enfermagem - Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2 (2): 1-5, set. 1968.
- LIPTON, E. El nuevo papel de la enfermera en el equipo de salud. Boletin de la Oficina Sanitária Panamericana, 56 (1): 55-66, jan, 1964.
- OPAS, Comission de expertos en enfermeria, informe de la l.ª session. Washington, D. C, OPAS, 1951 - Série de informes técnicos n.º 24.
- SILVA. M. J. N. D. - Sugestões para melhor integração da educação sanitária no curso de graduação em enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2 (1): 39-60, mar. 1968.
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
Jan-Apr 1972