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Atenção plena e regulação emocional de graduandos de enfermagem: revisão integrativa

RESUMO

Objetivo:

identificar as evidências científicas disponíveis na literatura nacional e internacional sobre as relações entre atenção plena e regulação emocional de graduandos de enfermagem.

Métodos:

revisão integrativa de literatura, em quatro bases de dados, com recorte temporal de janeiro de 2002 a dezembro de 2022. Foram incluídos artigos em inglês, espanhol e português disponíveis na íntegra.

Resultados:

a amostra constituiu-se de seis artigos originais, predominantemente, de abordagem quantitativa, sobressaindo-se delineamentos de corte transversal.

Conclusão:

a síntese da produção científica revelou que há carência de pesquisas a nível nacional e internacional sobre a temática com delineamentos experimentais e qualitativos que possibilite conclusões sobre causa e efeito e/ou levem em consideração experiências subjetivas da aplicabilidade da prática baseada na atenção plena na regulação emocional de graduandos de enfermagem.

Descritores:
Atenção Plena; Meditação; Regulação Emocional; Educação Superior; Estudantes de Enfermagem

ABSTRACT

Objective:

to identify the scientific evidence available in national and international literature on the relationships between nursing students’ mindfulness and emotional regulation.

Methods:

an integrative literature review, in four databases, with a time frame from January 2002 to December 2022. Articles in English, Spanish and Portuguese available in full were included.

Results:

the sample consisted of six original articles, predominantly with a quantitative approach, with cross-sectional designs standing out.

Conclusion:

the synthesis of scientific production revealed that there is a lack of research at national and international level on the subject with experimental and qualitative designs that enable conclusions about cause and effect and/or take into account subjective experiences of the applicability of mindfulness-based practice in nursing students’ emotional regulation.

Descriptors:
Mindfulness; Meditation; Emotional Regulation; Education; Nursing Students

RESUMEN

Objetivo:

identificar la evidencia científica disponible en la literatura nacional e internacional sobre las relaciones entre mindfulness y regulación emocional en estudiantes de enfermería.

Métodos:

revisión integrativa de la literatura, en cuatro bases de datos, con un período de tiempo de enero de 2002 a diciembre de 2022. Se incluyeron artículos en inglés, español y português disponibles en su totalidad.

Resultados:

la muestra estuvo compuesta por seis artículos originales, predominantemente con enfoque cuantitativo, destacándose los diseños transversales.

Conclusion:

la síntesis de la producción científica reveló que faltan investigaciones a nivel nacional e internacional sobre el tema con diseños experimentales y cualitativos que permitan extraer conclusiones sobre causa y efecto y/o tomar en cuenta experiencias subjetivas de aplicabilidad de la práctica basada en mindfulness en la regulación emocional de estudiantes de enfermería.

Descriptores:
Atención Plena; Meditación; Regulación Emocional; Universidades; Estudiantes de Enfermería

INTRODUÇÃO

Entre os vários cursos de graduação na área da saúde, a formação em enfermagem vem se destacando na literatura científica como relacionada a um ambiente de alto potencial para adoecimento emocional, pelo fato de o cuidado em saúde oportunizar constantemente experiências que geram preocupação excessiva, medo e insegurança, como lidar com o ser humano e seu sofrimento, a observação constante do mentores no campo prático, o medo de errar, além das fontes de estresse ligadas ao processo de profissionalização(11 Leite AC, Fernandes AMM, Araújo RV. Nível de estresse e ansiedade dos discentes do curso de enfermagem. Res, Soc Develop. 2020;9(10). https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8553
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8553...
, 22 Santos AF, Mussi FC, Pires CG, Santos CA, Paim MA. Qualidade do sono e fatores associados em universitários de enfermagem. Acta Paul Enferm. 2020; 33:1-8. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020AO0144
https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020AO...
, 33 Aloufi MA, Jarden RJ, Gerdtz MF, Kapp S. Reducing stress, anxiety and depression in undergraduate nursing students: systematic review. Nurse Educ Today. 2021;102. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.104877
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.1048...
).

Dessa forma, diante dos obstáculos que abrange a formação em enfermagem, é impossível, ao longo dessa jornada, evitar que os estudantes passem por experiências emocionais desafiadoras; logo, nesses momentos, é de extrema importância que sejam capazes de gerenciar habilmente as emoções ativadas(11 Leite AC, Fernandes AMM, Araújo RV. Nível de estresse e ansiedade dos discentes do curso de enfermagem. Res, Soc Develop. 2020;9(10). https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8553
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8553...
, 44 Menegatti MS, Rossaneis MA, Schneider P, Silva LGC, Costa RG, Haddad MCFL. Estresse e estratégias de coping utilizadas por residentes de Enfermagem. REME – Rev Min Enferm. 2020;24:1329. https://doi.org/10.5935/1415-2762.20200066
https://doi.org/10.5935/1415-2762.202000...
).

Importantes estudiosos da área(55 Salovey P, Mayer JD. Emotional Intelligence: imagination, cognition, and personality. 1990;9(3):185-211. https://doi.org/10.2190/DUGG-P24E-52WK-6CDG
https://doi.org/10.2190/DUGG-P24E-52WK-6...
, 55 Salovey P, Mayer JD. Emotional Intelligence: imagination, cognition, and personality. 1990;9(3):185-211. https://doi.org/10.2190/DUGG-P24E-52WK-6CDG
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, 77 Goleman D. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva; 2011) compreendem que, para regular as emoções, é necessário lançar mão de estratégias que auxiliem o sujeito a lidar com elas, bem como dominá-las ou reduzi-las corretamente, elevando as chances de serem enfrentadas de modo apropriado, considerando o contexto social de expressão da emoção.

Entre as abordagens terapêuticas existentes, na atualidade, para regulação das emoções e manejo do estresse, as baseadas na atenção plena vêm se destacando cientificamente entre universitários, a fim de promover a saúde mental e bem-estar dos estudantes, o que, consequentemente, impactará positivamente o desempenho acadêmico, tendo em vista que estimula a neuroplasticidade e o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e atencional(88 Schwind JK, McCay E, Beanlands H, Martin LS, Martin J, Binder M. Mindfulness practice as a teaching-learning strategy in higher education: a qualitative exploratory pilot study. Nurse Educ Today. 2017;50:92-96. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2016.12.017
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2016.12.0...
, 99 Lu J, Mumba MN, Lynch S, Li C, Hua C, Allen RS. Trait mindfulness and nursing students’ psychological stress: a regression and mediation analysis. Nurse Educ Today. 2019;(75):41-6. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2018.12.011
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2018.12.0...
, 1010 McConville J, McAleer R, Hahne A. The effect of mindfulness training on psychological well-being, learning and clinical performance of health profession students: a systematic review of randomised and non-randomised controlled trials. Explore. 2017;13:26-45. https://doi.org/10.1016/j.explore.2016.10.002
https://doi.org/10.1016/j.explore.2016.1...
, 1111 Holmes K. Neuroscience, mindfulness and holistic wellness reflections on interconnectivity in teaching and learning. Springer Nature BV. 2019;50(2):445-60. https://doi.org/10.1007/s10780-019-09360-6
https://doi.org/10.1007/s10780-019-09360...
, 1212 Gherardi-Donato ECS. Mindfulness Trainings International (MTi) and the training of mindfulness instructors in Brazil. Rev Eletrôn Saúde Mental Álcool Drog. 2020;14(2):62-64. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.151310
https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976....
).

O construto atenção plena foi apresentado no ocidente no final do século XX por Jon Kabat-Zinn, com aplicações na área clínica, o qual ensina que um jeito para melhor compreender a atenção plena é idealizá-la como processo mental que envolve a consciência que nasce ao prestar atenção com mais propriedade aos acontecimentos do presente que são alcançadas sem julgamento e com aceitação, gentileza consigo e com os outros(1313 Kabat-Zinn J. Mindfulness meditation: what it is, what it isn’t, and its role in health care and medicine: comparative and psychological study on meditation [Internet]. 1996[cited 2023 Sep 18]. Available from: https://cih.ucsd.edu/sites/cih.ucsd.edu/files/mbpti/Kabat-Zinn_Mindfulness_Meditation_What_It_Is_What_It_Isnt.pdf
https://cih.ucsd.edu/sites/cih.ucsd.edu/...
).

Pesquisas(1414 Beshai S, Hammond BK, Bjornson SE. Dispositional mindfulness is associated with heart rate reactivity and recovery in response to a lab stressor. Stress and Health. 2019;36(1):3-10. https://doi.org/10.1002/smi.2900
https://doi.org/10.1002/smi.2900...
, 1515 Krusche A, Crane C, Dymond M. An investigation of dispositional mindfulness and mood during pregnancy. BMC Pregnancy Childbirth. 2019;19(1):273. https://doi.org/10.1186/s12884-019-2416-2
https://doi.org/10.1186/s12884-019-2416-...
, 1616 MacDonald HZ, Olsen A. The role of attentional control in the relationship between mindfulness and anxiety. Psychol Rep. 2020;123(3):759-80. https://doi.org/10.1177/0033294119835756
https://doi.org/10.1177/0033294119835756...
, 1717 Rose S, Zell E, Strickhouser JE. The effect of meditation on health: a metasynthesis of randomized controlled trials. Mindfulness. 2019;11:507-16. https://doi.org/10.1007/s12671-019-01277-6
https://doi.org/10.1007/s12671-019-01277...
, 1818 Whitaker RC. The association of fatigue with dispositional mindfulness: relationships by levels of depressive symptoms, sleep quality, childhood adversity, and chronic medical conditions. Prevent Med. 2019;129. https://doi.org/10.1016/j.ypmed.2019.105873
https://doi.org/10.1016/j.ypmed.2019.105...
, 1919 Nagel KE, Dearth-Wesley T, Herman AN, Smith HG, Gandica RG, Golden LH, et al. The association between dispositional mindfulness and glycemic control in type 1 diabetes during early adulthood: differences by age and adverse childhood experiences. Pediatr Diabetes. 2020;21(4):681-91. https://doi.org/10.1111/pedi.13000
https://doi.org/10.1111/pedi.13000...
, 2020 Cheli S, Bartolo P, Agostini A. Integrating mindfulness into nursing education: a pilot nonrandomized controlled trial. Int J Stress Manag. 2020;27(1):93-100. https://doi.org/10.1037/str0000126
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, 2121 Gherardi-Donato ECS, Barbosa MR, Fernandes M, Diaz-Serrano KV, Silva GV, Reisdorfer E, et al. Saúde mental e Mindfulness disposicional de profissionais da saúde durante a pandemia da COVID-19. Rev Iberoam Educ Investig Enferm. 2022;12(3):8-20. https://doi.org/10.56104/Aladafe.2022.12.1021000386
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) vêm demonstrando que a atenção plena está intimamente relacionada a hábitos mais favoráveis de saúde física e mental, pois o sujeito que possui nível mais elevado de atenção plena dispõe de mais recursos para regular as emoções, o que auxiliará no enfrentamento do estresse, ansiedade, depressão e fadiga, podendo, também, aprimorar a resiliência e o humor. Por isso, a variável regulação emocional tem grande importância no delineamento da atenção plena.

Desse modo, espera-se que os resultados e a análise obtida a partir desta pesquisa colaborem ao demonstrar o atual cenário de evidências científicas sobre as relações entre atenção plena e regulação emocional de graduandos de enfermagem. Isso poderá contribuir com informações para o aprimoramento dos estudos nessa área e fomentar discussões sobre a importância do engajamento das instituições formadoras e de toda equipe de ensino no auxílio desses alunos no enfrentamento das adversidades atreladas à profissionalização, através de estratégias que possibilitem o desenvolvimento de habilidades para o gerenciamento do estresse, tais como os programas baseados na atenção plena.

OBJETIVO

Identificar as evidências científicas disponíveis na literatura nacional e internacional sobre as relações entre atenção plena e regulação emocional de graduandos de enfermagem.

MÉTODO

Trata-se de revisão integrativa da literatura, a qual possibilita sintetizar o estado da arte sobre determinada temática através da identificação e análise de estudos primários de modo sistematizado. Ademais, esse método de revisão foi escolhido por permitir a inclusão simultânea de estudos com diversos delineamentos de pesquisas, o que possibilitou aumentar a profundidade e a abrangência das conclusões gerais do problema de pesquisa desta investigação(2222 Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2008;17(4):758-64. https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018
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).

Para construção desta revisão integrativa, cujo protocolo foi registrado na plataforma Figshare(2323 Costa DAV, Costa CJN, Kogien, M, Gimenez LBH, Gherardi-Donato ECS, Pedrão LJ. Implicações da atenção plena na regulação emocional de graduandos de enfermagem. Figshare Dataset. 2023. https://doi.org/10.6084/m9.figshare.24135336.v3
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), percorreram-se seis etapas distintas(2222 Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2008;17(4):758-64. https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018
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): identificação do problema; busca na literatura; categorização dos estudos selecionados; avaliação crítica; interpretação dos resultados; e apresentação da síntese do conhecimento.

Fundamentada no manual de revisões do JBI(2424 Peters MDJ, Godfrey CM, McInerney P, Soares CB, Khalil H, Parker D. The Joanna Briggs Institute reviewers’ manual 2015: methodology for JBI scoping reviews [Internet]. 2015 [cited 2023 Sep 18]. Available from: http://joannabriggs.org/assets/docs/sumari/Reviewers-Manual_Methodology-for-JBI-Scoping-Reviews_2015_v2.pdf
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), a questão de pesquisa foi elaborada aplicando-se a estratégia PICo, representada pelo acrônimo dos termos em inglês “P” para população/patient/paciente, “I” para phenomenon of interest/fenômeno de interesse e “Co” para context/contexto. Neste estudo, P = estudantes do curso de graduação em enfermagem, I = relações da atenção plena na regulação emocional, Co = universidades públicas e privadas. Desse modo, formulou-se a seguinte questão de pesquisa: quais são as evidências disponíveis na literatura nacional e internacional sobre as relações entre atenção plena e regulação emocional de graduandos de enfermagem?

As buscas foram realizadas no mês de junho de 2023 por dois autores da presente pesquisa. As bases de dados nacionais e internacionais investigadas, por reunirem e disponibilizarem os principais periódicos de interesse para esta pesquisa, foram PubMed/MEDLINE da National Library of Medicine, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Scopus e Web of Science. Objetivando abarcar toda a temática, além dos termos controlados pertinentes aos dicionários disponíveis em parte das bases de dados (MeSH), assuntos CINAHL, DeCS e Emtree, também foram incluídos os possíveis sinônimos e operadores booleanos para o cruzamento, considerando as especificidades de cada base de dados (Quadro 1).

Quadro 1
Bases de dados e estratégias de busca

Foram elegíveis estudos primários com resumos publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, artigos que abordem sobre as relações entre atenção plena e regulação emocional de graduandos de enfermagem. Além disso, para ampliar o rastreio das evidências, foram incluídas publicações dos últimos 20 anos – janeiro de 2002 a dezembro de 2022. Literatura cinzenta, relatos de experiência, editoriais, resumos publicados em anais de eventos científicos, registros indisponíveis na íntegra, estudos que não respondam ao questionamento de pesquisa e que não relatem dados de graduandos de enfermagem separadamente de outros estudantes e novos estudos, após terminado o período de busca, não foram incluídos na pesquisa.

RESULTADOS

A partir da leitura dos títulos e resumos, pré-selecionaram-se 218 estudos primários. Na sequência, foram identificados os registros duplicados, sendo 110 excluídos nessa etapa. Após remoção das duplicações e por critérios de inclusão, foram eleitos 75 artigos para leitura na íntegra. Posteriormente, um total de 69 registros foram excluídos por não terem sido encontrados na íntegra, não investigarem graduandos de enfermagem e não especificarem o curso de graduação envolvido na pesquisa. Na amostra final, incluíram-se seis estudos.

A leitura e a seleção dos artigos foram realizadas por dois revisores de modo independente, e um terceiro revisor colaborou para a solução de conflitos. O relato desta revisão, contendo todas as etapas do processo de seleção, adaptado para esta pesquisa, baseou-se no Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA)(2525 Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD, et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ. 2021;88. https://doi.org/10.1016/j.ijsu.2021.105906
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) (Figura 1).

Figura 1
Fluxograma do processo de seleção dos estudos adaptado do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA)(2525 Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD, et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ. 2021;88. https://doi.org/10.1016/j.ijsu.2021.105906
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)

As informações extraídas dos estudos selecionados, tabuladas em roteiro desenvolvido para este fim, abrangeram autor, ano, país, os objetivos, delineamento, número de participantes e os principais resultados e conclusões de cada estudo (Quadro 2).

Quadro 2
Síntese dos estudos primários incluídos na revisão integrativa

Para avaliação crítica dos estudos selecionados, optou-se pela avaliação da qualidade metodológica proposta pela Universidade de McMaster(3232 Law M. Critical Review Form- Quantitative Studies. Evidence-based practice research group [Internet]. 2021 [cited 2023 Sep 23]. Available from: https://www.canchild.ca/en/canchildresources/resources/qualform.pdf
https://www.canchild.ca/en/canchildresou...
), que consiste em ferramenta que não disponibiliza um sistema de pontuação para avaliação geral do estudo, apenas respostas do tipo “sim”, “não”, “não informado” e “não se aplica” Nesta revisão, foram avaliados os seguintes componentes: objetivo estava claro?; realizada revisão da literatura relevante neste tema?; descreva o desenho; amostra descrita detalhadamente; apresentada justificativa para tamanho amostral; medidas de desfechos confiáveis; medidas de desfechos válidas; intervenção descrita de forma detalhada; contaminação foi evitada; intervenção simultânea foi evitada; resultados relatados em termos de significância estatística; métodos de análise adequados; importância clínica foi relatada; relato de participantes que abandonaram o estudo; conclusões coerentes com os métodos e resultados obtidos. Os dados extraídos foram analisados e apresentados de forma descritiva e tabular (Tabela 1).

Tabela 1
Análise da qualidade metodológica dos estudos quantitativos fundamentada na ferramenta proposta pela Universidade de McMaster(3232 Law M. Critical Review Form- Quantitative Studies. Evidence-based practice research group [Internet]. 2021 [cited 2023 Sep 23]. Available from: https://www.canchild.ca/en/canchildresources/resources/qualform.pdf
https://www.canchild.ca/en/canchildresou...
). Brasil, 2023

Conforme a síntese de conhecimento científico avaliada nesta revisão (Quadro 2), o total de seis artigos originais foram selecionados, com publicações entre 2016 e 2022, com frequências maiores nos anos de 2020 e 2022 (duas produções/ano).

Os estudos foram produzidos nos continentes americano, asiático e europeu, com destaque para maior número de produções na Asia (n=3). O continente americano abrangeu dois estudos (n=2), sendo um (n=1) produzido no Brasil. Quanto ao idioma, notou-se predomínio de artigos na língua inglesa (n=5). As publicações ocorreram em revistas de enfermagem nacionais e internacionais que abordam assuntos genéricos (n=3), em revistas multiprofissionais especializadas em atenção plena (n=1) e em revistas multiprofissionais com temas gerais na área da saúde (n=2). Houve predomínio de abordagem quantitativa de pesquisa, sobressaindo-se uso de metodologia de corte transversal (n=4).

Com base na ferramenta proposta pela Universidade de McMaster(3232 Law M. Critical Review Form- Quantitative Studies. Evidence-based practice research group [Internet]. 2021 [cited 2023 Sep 23]. Available from: https://www.canchild.ca/en/canchildresources/resources/qualform.pdf
https://www.canchild.ca/en/canchildresou...
) (Tabela 1), todos os estudos (n=06) apresentaram: clareza no detalhamento dos objetivos; revisão da literatura relevante neste tema; amostra descrita detalhadamente; justificativa para tamanho amostrai; medidas de desfechos confiáveis ou válidas; resultados relatados em termos de significância estatística; métodos de análise adequados; importância clínica relatada e conclusões coerentes com os métodos; e resultados obtidos. Dos estudos incluídos com delineamento experimental (n=2), ambos não evitaram contaminação da amostra, e um (n=1) apresentou relato de participantes que abandonaram o estudo.

DISCUSSÃO

Foi evidenciado, na maioria dos artigos inclusos nesta revisão, que a atenção plena apresentou relações positivas na regulação emocional de graduandos de enfermagem, sendo capaz de: proporcionar efeito direto sobre o uso da regulação cognitiva das emoções como estratégia de regulação emocional(2626 Dubert CJ, Schumacher AM, Locker L, Gutierrez AP, Barnes VA. Mindfulness and Emotion Regulation among Nursing Students: investigating the mediation effect of working memory capacity. Mindfulness. 2016;7:1061-70. https://doi.org/10.1007/s12671-016-0544-6
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) (n=1); predizer de modo independente a resiliência(2727 Chow KM, Tang FWK, Tang WPY, Leung AWY. Resilience-building module for undergraduate nursing students: a mixed-methods evaluation. Nurse Educ Pract. 2020;49:102912. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.102912
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) (n=1); predizer níveis mais baixos de sofrimento psicológico(2828 Salvarani V, Ardenghi S, Rampoldi G, Bani M, Cannata P, Ausili D, et al. Predictors of psychological distress amongst nursing students: a multicenter cross-sectional study. Nurse Educ Pract. 2020;44. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.102758
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) (n=1); contribuir no aumento da reavaliação cognitiva das emoções e redução da supressão das emoções(2929 Lee M, Jang KS. Mediating Effects of Emotion Regulation between Socio-Cognitive Mindfulness and Achievement Emotions in Nursing Students. Healthcare (Basel). 2021;21(9):1238. https://doi.org/10.3390/healthcare9091238
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) (n=1); contribuir no aumento do uso das estratégias de supressão das emoções(3030 Costa DAV, Kogien M, Hartwig SV, Ferreira GE, Guimarães MKOR, Ribeiro MRR. Dispositional mindfulness, emotional regulation and perceived stress among nursing students. Rev Esc Enferm USP. 2022;56. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0086en
https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP...
) (n=1); e cooperar na redução de escores de ansiedade e aumentar os escores de bem-estar psicológico(3131 Noroozi M, Mohebbi-Dehnavi Z. Comparison of the effect of two educational methods based on mindfulness and cognitive emotion strategies on psychological well-being and anxiety of eighth-semester midwifery students before the final clinical trial. J Educ Health Promot. 2022;28(11):295. https://doi.org/10.4103/jehp.jehp_1427_21
https://doi.org/10.4103/jehp.jehp_1427_2...
) (n=1).

Neste estudo, destacou-se que a atenção plena tem potencial para aumentar o uso da reavaliação cognitiva das emoções(2626 Dubert CJ, Schumacher AM, Locker L, Gutierrez AP, Barnes VA. Mindfulness and Emotion Regulation among Nursing Students: investigating the mediation effect of working memory capacity. Mindfulness. 2016;7:1061-70. https://doi.org/10.1007/s12671-016-0544-6
https://doi.org/10.1007/s12671-016-0544-...
, 2929 Lee M, Jang KS. Mediating Effects of Emotion Regulation between Socio-Cognitive Mindfulness and Achievement Emotions in Nursing Students. Healthcare (Basel). 2021;21(9):1238. https://doi.org/10.3390/healthcare9091238
https://doi.org/10.3390/healthcare909123...
) como estratégia de regulação emocional capaz de mediar a ligação entre atenção plena e emoções positivas de estudantes de enfermagem(2929 Lee M, Jang KS. Mediating Effects of Emotion Regulation between Socio-Cognitive Mindfulness and Achievement Emotions in Nursing Students. Healthcare (Basel). 2021;21(9):1238. https://doi.org/10.3390/healthcare9091238
https://doi.org/10.3390/healthcare909123...
).

Esses resultados são consistentes com outros estudos que indicaram efeitos positivos da relação entre atenção plena e estratégias de regulação emocional, como o maior uso da estratégia de reavaliação cognitiva das emoções pode favorecer menos pensamentos negativos, menor estresse, com impacto na saúde e no bem-estar(3333 Peixoto LSA, Gondim SMG. Mindfulness and emotional regulation: a systematic literature review. SMAD Rev Eletrôn Saúde Mental Álcool Drog. 2020;16(3):88-104. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.168328
https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976....
). Adicionalmente, provas neurocientíficas sugerem que a estratégia de reavaliação cognitiva e a atenção plena compartilham os mesmos circuitos neurais envolvidos na regulação emocional(3434 Opialla S, Lutz J, Scherpiet S, Hittmeyer A, Jäncke L, Rufer M, et al. Neural circuits of emotion regulation: a comparison of mindfulness-based and cognitive reappraisal strategies. Eur Arch Psychiatry Clin Neurosci. 2015;265(1):45-55. https://doi.org/10.1007/s00406-014-0510-z
https://doi.org/10.1007/s00406-014-0510-...
).

Por outro lado, estudo de delineamento transversal com acadêmicos de enfermagem, que consta nesta revisão(3030 Costa DAV, Kogien M, Hartwig SV, Ferreira GE, Guimarães MKOR, Ribeiro MRR. Dispositional mindfulness, emotional regulation and perceived stress among nursing students. Rev Esc Enferm USP. 2022;56. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0086en
https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP...
), buscou investigar a correlação entre atenção plena disposicional e regulação emocional por meio da Mindful Attention Awareness Scale e do Emotional Regulation Questionnaire. Não identificou-se relação entre atenção plena disposicional e reavaliação cognitiva das emoções, mesmo essa variável sendo considerada o mecanismo de operação das intervenções de atenção plena(3535 Parmentier F, García-Toro M, García-Campay J, Yañez AM, Andrés P, Gili M. Mindfulness and symptoms of depression and anxiety in the general population: the mediating roles of worry, rumination, reappraisal and suppression. Front Psychol. 2019;10:506. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.00506
https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.00506...
). Somente a dimensão supressão das emoções relacionou-se, mesmo que fracamente, de maneira positiva com atenção plena disposicional(3030 Costa DAV, Kogien M, Hartwig SV, Ferreira GE, Guimarães MKOR, Ribeiro MRR. Dispositional mindfulness, emotional regulation and perceived stress among nursing students. Rev Esc Enferm USP. 2022;56. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0086en
https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP...
). Possível explicação para esse achado talvez esteja atrelada à não existência de um consenso na literatura referente ao conceito e instrumentos de aferição empregados na avaliação de tais construtos(3333 Peixoto LSA, Gondim SMG. Mindfulness and emotional regulation: a systematic literature review. SMAD Rev Eletrôn Saúde Mental Álcool Drog. 2020;16(3):88-104. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.168328
https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976....
). Investigação metanalítica revelou que pesquisas que correlacionaram atenção plena e regulação emocional utilizando a Mindful Attention Awareness Scale foram aquelas que apresentaram as menores magnitudes de efeito nessas relações, quando comparadas com pesquisas que avaliaram atenção plena por meio de outros instrumentos(3636 Miao C, Humphrey R, Qian, S. The relationship between emotional intelligence and trait mindfulness: a meta-analytic review. Pers Individ Differ. 2018;135:101-7. https://doi.org/10.1016/j.paid.2018.06.051
https://doi.org/10.1016/j.paid.2018.06.0...
). Esses autores concluíram que isso poderia se dar pelo fato de a Mindful Attention Awareness Scale, em sua avaliação, não enfatizar domínios emocionais, como ocorre, por exemplo, com outras escalas, como a Five Facet Mindfulness Questionnaire (FFMQ) e a Freiburg Mindfulness Inventory (FMI)(3636 Miao C, Humphrey R, Qian, S. The relationship between emotional intelligence and trait mindfulness: a meta-analytic review. Pers Individ Differ. 2018;135:101-7. https://doi.org/10.1016/j.paid.2018.06.051
https://doi.org/10.1016/j.paid.2018.06.0...
).

Corroborando isso, pesquisa que analisou a influência das estratégias de regulação emocional atenção plena, reavaliação cognitiva e supressão emocional na vida diária de estudantes universitários revelou que a supressão das emoções pode mostrar-se também como estratégia de regulação emocional efetiva para algumas pessoas em diferentes situações, demandando uma avaliação criteriosa de cada caso(3737 Brockman R, Ciarrochi J, Parker P, Kashdan T. Emotion regulation strategies in daily life: mindfulness, cognitive reappraisal and Emotion suppression. Cogn Behav Ther. 2017;46(2):91-113. https://doi.org/10.1080/16506073.2016.1218926
https://doi.org/10.1080/16506073.2016.12...
).

Portanto, para melhor entendimento desse mecanismo, é imprescindível a condução de pesquisas que possam trazer evidências robustas, como estudos de cunho experimental, que avaliem as características operacionais da atenção plena e que permitam analisar a experiência pessoal da prática, uma vez que predominam pesquisas de abordagem quantitativa com uso de instrumentos de autorrelato(3333 Peixoto LSA, Gondim SMG. Mindfulness and emotional regulation: a systematic literature review. SMAD Rev Eletrôn Saúde Mental Álcool Drog. 2020;16(3):88-104. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.168328
https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976....
).

Algumas investigações desta revisão reforçam as interações da atenção plena e regulação emocional com outros conceitos da psicologia, como resiliência(2727 Chow KM, Tang FWK, Tang WPY, Leung AWY. Resilience-building module for undergraduate nursing students: a mixed-methods evaluation. Nurse Educ Pract. 2020;49:102912. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.102912
https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.1029...
), sofrimento psicológico(2828 Salvarani V, Ardenghi S, Rampoldi G, Bani M, Cannata P, Ausili D, et al. Predictors of psychological distress amongst nursing students: a multicenter cross-sectional study. Nurse Educ Pract. 2020;44. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.102758
https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.1027...
), estresse(3030 Costa DAV, Kogien M, Hartwig SV, Ferreira GE, Guimarães MKOR, Ribeiro MRR. Dispositional mindfulness, emotional regulation and perceived stress among nursing students. Rev Esc Enferm USP. 2022;56. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0086en
https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP...
), ansiedade e bem-estar psicológico(3131 Noroozi M, Mohebbi-Dehnavi Z. Comparison of the effect of two educational methods based on mindfulness and cognitive emotion strategies on psychological well-being and anxiety of eighth-semester midwifery students before the final clinical trial. J Educ Health Promot. 2022;28(11):295. https://doi.org/10.4103/jehp.jehp_1427_21
https://doi.org/10.4103/jehp.jehp_1427_2...
).

Isso robustece ainda mais o entendimento de que as relações entre ambos os construtos estão diretamente ligadas ao desempenho psíquico e à saúde mental, pois há um crescente corpo de evidências sugerindo que intervenção baseada na atenção plena age positivamente nas características relacionadas à regulação emocional, uma vez que contribui para reduzir níveis de estresse e ansiedade, melhorar o bem-estar psicológico e resiliência nas populações de estudantes e profissionais da área da saúde(1010 McConville J, McAleer R, Hahne A. The effect of mindfulness training on psychological well-being, learning and clinical performance of health profession students: a systematic review of randomised and non-randomised controlled trials. Explore. 2017;13:26-45. https://doi.org/10.1016/j.explore.2016.10.002
https://doi.org/10.1016/j.explore.2016.1...
, 3333 Peixoto LSA, Gondim SMG. Mindfulness and emotional regulation: a systematic literature review. SMAD Rev Eletrôn Saúde Mental Álcool Drog. 2020;16(3):88-104. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.168328
https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976....
, 3838 McVeigh C, Ace L, Ski CF, Carswell C, Burton S, Rej S. Mindfulness-Based interventions for undergraduate nursing students in a university setting: a narrative review. Healthcare (Basel). 2021;2;9(11):1493. https://doi.org/10.3390/healthcare9111493
https://doi.org/10.3390/healthcare911149...
).

Observa-se, entre os estudos aqui apresentados, que houve predomínio do desenho transversal de pesquisa, nos quais foram recomendadas relações de predição, associações ou correlações e mediação, o que restringe conclusões sobre causalidade ou que anteceda no tempo(2626 Dubert CJ, Schumacher AM, Locker L, Gutierrez AP, Barnes VA. Mindfulness and Emotion Regulation among Nursing Students: investigating the mediation effect of working memory capacity. Mindfulness. 2016;7:1061-70. https://doi.org/10.1007/s12671-016-0544-6
https://doi.org/10.1007/s12671-016-0544-...
, 2828 Salvarani V, Ardenghi S, Rampoldi G, Bani M, Cannata P, Ausili D, et al. Predictors of psychological distress amongst nursing students: a multicenter cross-sectional study. Nurse Educ Pract. 2020;44. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.102758
https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.1027...
, 2929 Lee M, Jang KS. Mediating Effects of Emotion Regulation between Socio-Cognitive Mindfulness and Achievement Emotions in Nursing Students. Healthcare (Basel). 2021;21(9):1238. https://doi.org/10.3390/healthcare9091238
https://doi.org/10.3390/healthcare909123...
, 3030 Costa DAV, Kogien M, Hartwig SV, Ferreira GE, Guimarães MKOR, Ribeiro MRR. Dispositional mindfulness, emotional regulation and perceived stress among nursing students. Rev Esc Enferm USP. 2022;56. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0086en
https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP...
). Além disso, há escassez de evidências com abordagens qualitativas para avaliar a subjetividade das experiências baseadas na atenção plena entre graduandos de enfermagem(2727 Chow KM, Tang FWK, Tang WPY, Leung AWY. Resilience-building module for undergraduate nursing students: a mixed-methods evaluation. Nurse Educ Pract. 2020;49:102912. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.102912
https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.1029...
), além de haver poucos estudos de delineamento quase-experimental(2727 Chow KM, Tang FWK, Tang WPY, Leung AWY. Resilience-building module for undergraduate nursing students: a mixed-methods evaluation. Nurse Educ Pract. 2020;49:102912. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.102912
https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.1029...
, 3131 Noroozi M, Mohebbi-Dehnavi Z. Comparison of the effect of two educational methods based on mindfulness and cognitive emotion strategies on psychological well-being and anxiety of eighth-semester midwifery students before the final clinical trial. J Educ Health Promot. 2022;28(11):295. https://doi.org/10.4103/jehp.jehp_1427_21
https://doi.org/10.4103/jehp.jehp_1427_2...
) e nenhum experimental do tipo ensaio clínico controlado.

Limitações do estudo

As limitações incluem, mesmo que tenham sido realizadas buscas em distintas bases de dados, a possibilidade de alguns periódicos importantes na área terem ficado de fora. A decisão de não incluir literatura cinzenta, como dissertações e teses, pode ter contribuído para a exclusão de pesquisas importantes. Outra limitação da presente revisão consiste na escassez de evidências científicas disponíveis na literatura nacional e internacional sobre as relações entre atenção plena e regulação emocional de graduandos de enfermagem, podendo esta revisão ser o marco inicial dessa discussão, despertando o interesse dos estudiosos no assunto.

Contribuições para a área da enfermagem, saúde ou política pública

Foi apresentado o cenário da literatura nacional e internacional sobre as relações entre atenção plena e regulação emocional de graduandos de enfermagem. Por ser o primeiro estudo de revisão nesta especialidade com estudantes de enfermagem, permitiu um maior entendimento sobre a temática.

A síntese da produção científica identificou áreas de investigação ainda incipientes. Entre elas, destaca-se a baixa frequência de pesquisas qualitativas para avaliar a subjetividade das experiências baseadas na atenção plena entre graduandos de enfermagem. Além disso, há poucos estudos de cunho experimental, não sendo possível obter conclusões abrangentes a respeito de sua aplicabilidade.

Portanto, tendo em vista que a exposição a vários estressores acadêmico e clínico seja um aspecto inevitável da experiência dos graduandos de enfermagem, esta revisão poderá nortear o aprofundamento e delineamento de futuras investigações nesse campo do conhecimento, além de fomentar discussões sobre a importância de as instituições formadoras e equipe de ensino investirem em estratégias, tais como as baseadas em atenção plena, no auxílio desses alunos para enfrentamento dos eventos estressantes disparadores de desregulação emocional, o que poderá exercer influência positiva direta no desempenho acadêmico e clínico desses estudantes e indiretamente na performance junto a destinatários do cuidado de enfermagem e os serviços de saúde.

CONCLUSÃO

Foi encontrado, na literatura científica, quase na totalidade que a atenção plena apresentou relações positivas na regulação emocional de graduandos de enfermagem. Observou-se, também, que alguns estudos desta revisão reforçam as interações da atenção plena e regulação emocional com outros conceitos da psicologia, como resiliência, sofrimento psicológico, estresse, ansiedade e bem-estar psicológico. No entanto, a produção científica mostrou-se ainda incipiente sobre as relações de atenção plena na regulação emocional de acadêmicos de enfermagem.

Assim, recomenda-se fortemente que estudiosos interessados no assunto utilizem delineamentos de pesquisas experimentais e qualitativos que permitam conclusões sobre causa e efeito e/ou levem em consideração experiências subjetivas da aplicabilidade de práticas baseadas na atenção plena na regulação emocional de graduandos de enfermagem.

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Editado por

EDITOR CHEFE

Antonio José de Almeida Filho

EDITOR ASSOCIADO

Rosane Cardoso

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Set 2024
  • Data do Fascículo
    2024

Histórico

  • Recebido
    02 Nov 2023
  • Aceito
    26 Abr 2024
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