RESUMO
Objetivos: validar e aplicar instrumento de passagem de plantão utilizando a ferramenta SBAR (Situation-Background-Assessment-Recommendation).
Métodos: estudo metodológico para a validação de instrumento. O instrumento foi validado por dez juízes da área de ensino e assistência de enfermagem e aplicado em uma enfermaria de gastroenterologia cirúrgica por 11 técnicos de enfermagem no mês de fevereiro de 2019. As análises consideraram a estatística descritiva.
Resultados: os juízes analisaram o instrumento com índice de validade de conteúdo de 91,7%, fizeram sugestões gerando a segunda versão do instrumento. Os participantes referiram que a modalidade de passagem de plantão predominante é oral, na sala de enfermagem, de 6 a 10 minutos. A maioria presta atenção na passagem de plantão, refere que atrasos e saídas antecipadas interferem, acreditam que o instrumento possui informações necessárias e é viável.
Conclusões: o instrumento construído foi validado e sua aplicação evidenciou a relevância, pois considera-se o instrumento necessário e viável.
Descritores: Estudos de Validação; Sistemas de Comunicação no Hospital; Equipe de Enfermagem; Relações Profissional-Paciente; Pesquisa em Administração de Enfermagem.