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As inovações no processo ensino-aprendizagem da enfermagem psiquiátrica e saúde mental

RESUMO

Objetivo:

conhecer experiências pedagógicas inovadoras desenvolvidas por docentes no ensino da enfermagem psiquiátrica e saúde mental nos cursos de graduação em enfermagem de universidades públicas do estado do Rio de Janeiro.

Método:

embasada por abordagem etnometodológica, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas e análise documental, segundo a análise de conteúdo.

Resultados:

apesar da heterogeneidade na distribuição curricular dos saberes da enfermagem psiquiátrica e saúde mental, os temas lecionados apresentam semelhanças. As percepções de inovação estão principalmente relacionadas a práticas interdisciplinares e uso de tecnologias de ensino, relacionais, de cuidado. As práticas inovadoras de ensino estão voltadas à utilização de metodologias ativas e atividades colaborativas.

Considerações finais:

inovar o ensino demanda criar estratégias para ensinar gente a cuidar de gente, valorizando a singularidade humana. A participação dos estudantes nos serviços de saúde é a chave para o diálogo entre o conhecimento produzido na academia e o mobilizado nos serviços de saúde.

Descritores:
Educação em Enfermagem; Currículo; Saúde Mental; Enfermagem Psiquiátrica; Inovação

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