Acessibilidade / Reportar erro

O ensino da história na formação do enfermeiro

Resumos

O ensino do desenvolvimento da prática da enfermagem pressupõe a análise das relações do sistema de saúde do qual essa atividade é parte essencial, com a estrutura social considerada do ponto de vista dinâmico e, portanto, sempre em processo de mudança. Para atingir tal objetivo, ficou evidenciada a inadequação da abordagem funcionalista ressaltando-se a eficácia da abordagem histórico-estrutural. Com base nesses fundamentos, é executado um programa de ensino no Curso de Graduação do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco, cuja análise, do ponto de vista da motivação e do rendimento, abrangendo um período de cinco anos, de 1978 a 1983, apresentou resultados satisfatórios, evidenciando dessa maneira a importância da História na formação adequada do enfermeiro.


The teaching of the development of the practice of nursing implies the analysis of the relationships of the health system of which nursing is an essential part with the social structure considered from a dynamic point of view and consequently always in process of change. In order to attain this purpose, the functionalist approach revealed itself inadequate in contrast with the efficacy of the historic structural approach. On these basis, it has been conducted a teaching program in the Graduate Course of the Department of Nursing at the Universidade Federal de Pernambuco whose analysis from the point of view of motivation and learning for a period of five years - 1978 through 1983 - showed satisfactory results thus pointing out the importance of the History toward an adequate professional education of the nurse.


ARTIGO DE ATUALIZAÇÃO

O ensino da história na formação do enfermeiro

Cecília Maria Sanioto di Lascio

Professor Adjunto de Ciências Sociais Aplicadas à Saúde da Universidade federal de Pernambuco . COREN-PE - 8699 - E

RESUMO

O ensino do desenvolvimento da prática da enfermagem pressupõe a análise das relações do sistema de saúde do qual essa atividade é parte essencial, com a estrutura social considerada do ponto de vista dinâmico e, portanto, sempre em processo de mudança. Para atingir tal objetivo, ficou evidenciada a inadequação da abordagem funcionalista ressaltando-se a eficácia da abordagem histórico-estrutural. Com base nesses fundamentos, é executado um programa de ensino no Curso de Graduação do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco, cuja análise, do ponto de vista da motivação e do rendimento, abrangendo um período de cinco anos, de 1978 a 1983, apresentou resultados satisfatórios, evidenciando dessa maneira a importância da História na formação adequada do enfermeiro.

ABSTRACT

The teaching of the development of the practice of nursing implies the analysis of the relationships of the health system of which nursing is an essential part with the social structure considered from a dynamic point of view and consequently always in process of change. In order to attain this purpose, the functionalist approach revealed itself inadequate in contrast with the efficacy of the historic structural approach. On these basis, it has been conducted a teaching program in the Graduate Course of the Department of Nursing at the Universidade Federal de Pernambuco whose analysis from the point of view of motivation and learning for a period of five years - 1978 through 1983 - showed satisfactory results thus pointing out the importance of the History toward an adequate professional education of the nurse.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. ALCÂNTARA, C. A enfermagem moderna como categoria profissional; obstáculos à sua expansão da sociedade brasileira. Ribeirão Preto, 1966. Tese. Escola de Enfermagem - USP.

2. ASHLEY, J. A. Marges in american history nursing and early feminism. Amer. J. Nurs., New York. 75(9):1465-7, set. 1975.

3. BRAND, K & EGLASS, B. N. Perils and parallels of woman and nursing. Nurs. Forum, Hillsdale, 14(2):160-74,1975.

4. BULLOUGH e BULLOUGH apud NEWBY, M. B. Problems of teaching nursing history - 1. Nurs. Times, London, 75(47):125-, nov. 1979; - 2. Nurs. Times. London, 75(48):125-8, nov. 1979.

5. CASTRO, I. B. O papel social do enfermeiro: realidade e perspectivas de mudança. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM. 34., Porto Alegre. 24-29 out. 1982. Anais... Porto Alegre, ABEn. 1982. p. 33-52.

6. DI LASCIO, Cecília M. D. S. Enfermagem e pesquisa. Rev. Bras. Enf, Rio de Janeiro, 17(5):201-6, out. 1964.

7. ______. A enfermagem, instrumento de justiça social. Rev. Bras. Enf, Rio de Janeiro, 75(3):211-6, jun.1962.

8. DOURADO. H. G. A enfermeira e a institucionalização da profissão de seu novo papel profissional. Rev. Bras. Enf, Brasília, 5/(3):293-303. jul./set. 1978.

9. FREEMAN, B. Practice as protest. Am. J. Nurs.. New York, 71(5):918-21, May 1971.

10. GARCIA, C. Las ciências sociales en medicina. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE SOCIOLOGIA, 23., Caracas, 1972. mimeografado.

11. IANNI, O., ed. Estrutura social e história. Teorias de estratificação social. Leituras de sociologia. São Paulo, Nacional, 1978.

12. JAMIESON, E. M. et alii. Historia de la enfermeria. 6. ed. Mexico, Interamericana. 1966.

13. KRECH, O. et alii. O individuo na sociedade. São Paulo, Pioneira, 1969. 2 v.

14. LAMB, M. T. Freedom for our sister, freedom for ourselves. Nursing confronts social change. Nurs. Forum, Hillsdale 12(4):328-51,1973.

15. LEWIN, 1C apud KRECH, D. et alii. O individuo na sociedade. São Paulo, Pioneira, 1969. 2v.

16. LIMA,M.L.F.. ANDRADE. M N. & CHAVES, D.E. O enfermeiro e seu compromisso social. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 31., Fortaleza. 5-11 ago. 1919. Anais... Fortaleza, ABEn, 1979. p. 33-8.

17. MacGREGOR. C. Social science in nursing. New York, Science, 1965.

18. MAUKSCH, O. Nursing churning for a change? In: FREEMAN. H.E. ed. etalii. Handbook of medical sociology. New Jersey, Prentice-Hall. 1972.

19. MILLER, A. La mujer en la salud y el desarrollo. Algunos problemas de población, de influencia y de higiene ambiental. B. Of Sanit. Panam. Washington, 93(5):442-50, nov. 1982.

20. NEWBY, M. S. Problems of teaching nursing history - 1. Nurs. Times, London, 75(47):123-4, nov. 1979. - 2. Nurs. Times, London, 75(48):125-8, nov. 29, 1979.

21. NOGUEIRA, O. Pesquisa social: introdução às suas técnicas. São Paulo, Nacional USP, 1968.

22. PIERSON. O. Teoria e pesquisa em sociologia, 18. ed. São Paulo, Melhoramentos, 1981.

23. ROBERTS. J. T. & GROUP. T. M. The women's movement and nursing. Nurs. Forum, Hillsdale, 13(3):303-22,1975.

24. SANTOS, I. & VIEIRA. C. A. B. Análise crítica da prática atual de enfermagem no país. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM. 31.. Fortaleza, 5-11, ago. 1979. Anais... Fortaleza. ABEn, 1979.p.85-91.

25. SCHLOTFELDT, R. N. On the professional status of nursing. Nurs. Forum, Hillsdale, 13(1):16-31,1974.

26. SEGAF. V. Uma experiência no ensino de história da enfermagem. Rev. Bras. Enf, Brasília, 30(2):76-81, abr./jun. 1977.

27. SIGERIST apud LANDY, D. ed. Culture, disease and healing; studies in medical anthropology. . New York, MacMillan. 1977.

28. SIMPÓSIO SOBRE POLITICA NACIONAL DE SAÜDE, 1., Brasilia, Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, 9-12 out. 1979. Relatório final dos grupos de trabalho, mimeografado.

29. SULLIVAN, C. et alii. Nursing in a society in crisis. Am. J. Nurs. New York, 72(2):1302-4, Fev. 1972.

30. WHITE. L. The science of culture. New York, Farrar, Strauss and Cudahy, 1949.

31. WITT. A. Pesquisa de Enfermagem. São Paulo, LTr, 1980.

  • 1. ALCÂNTARA, C. A enfermagem moderna como categoria profissional; obstáculos à sua expansão da sociedade brasileira. Ribeirão Preto, 1966. Tese. Escola de Enfermagem - USP.
  • 2. ASHLEY, J. A. Marges in american history nursing and early feminism. Amer. J. Nurs., New York. 75(9):1465-7, set. 1975.
  • 3. BRAND, K & EGLASS, B. N. Perils and parallels of woman and nursing. Nurs. Forum, Hillsdale, 14(2):160-74,1975.
  • 4. BULLOUGH e BULLOUGH apud NEWBY, M. B. Problems of teaching nursing history - 1. Nurs. Times, London, 75(47):125-, nov. 1979; - 2. Nurs. Times. London, 75(48):125-8, nov. 1979.
  • 5. CASTRO, I. B. O papel social do enfermeiro: realidade e perspectivas de mudança. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM. 34., Porto Alegre. 24-29 out. 1982. Anais... Porto Alegre, ABEn. 1982. p. 33-52.
  • 6. DI LASCIO, Cecília M. D. S. Enfermagem e pesquisa. Rev. Bras. Enf, Rio de Janeiro, 17(5):201-6, out. 1964.
  • 7. ______. A enfermagem, instrumento de justiça social. Rev. Bras. Enf, Rio de Janeiro, 75(3):211-6, jun.1962.
  • 8. DOURADO. H. G. A enfermeira e a institucionalização da profissão de seu novo papel profissional. Rev. Bras. Enf, Brasília, 5/(3):293-303. jul./set. 1978.
  • 9. FREEMAN, B. Practice as protest. Am. J. Nurs.. New York, 71(5):918-21, May 1971.
  • 10. GARCIA, C. Las ciências sociales en medicina. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE SOCIOLOGIA, 23., Caracas, 1972. mimeografado.
  • 11. IANNI, O., ed. Estrutura social e história. Teorias de estratificação social. Leituras de sociologia. São Paulo, Nacional, 1978.
  • 12. JAMIESON, E. M. et alii. Historia de la enfermeria. 6. ed. Mexico, Interamericana. 1966.
  • 14. LAMB, M. T. Freedom for our sister, freedom for ourselves. Nursing confronts social change. Nurs. Forum, Hillsdale 12(4):328-51,1973.
  • 16. LIMA,M.L.F.. ANDRADE. M N. & CHAVES, D.E. O enfermeiro e seu compromisso social. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 31., Fortaleza. 5-11 ago. 1919. Anais... Fortaleza, ABEn, 1979. p. 33-8.
  • 17. MacGREGOR. C. Social science in nursing. New York, Science, 1965.
  • 18. MAUKSCH, O. Nursing churning for a change? In: FREEMAN. H.E. ed. etalii. Handbook of medical sociology. New Jersey, Prentice-Hall. 1972.
  • 19. MILLER, A. La mujer en la salud y el desarrollo. Algunos problemas de población, de influencia y de higiene ambiental. B. Of Sanit. Panam. Washington, 93(5):442-50, nov. 1982.
  • 20. NEWBY, M. S. Problems of teaching nursing history - 1. Nurs. Times, London, 75(47):123-4, nov. 1979. - 2. Nurs. Times, London, 75(48):125-8, nov. 29, 1979.
  • 21. NOGUEIRA, O. Pesquisa social: introdução às suas técnicas. São Paulo, Nacional USP, 1968.
  • 22. PIERSON. O. Teoria e pesquisa em sociologia, 18. ed. São Paulo, Melhoramentos, 1981.
  • 23. ROBERTS. J. T. & GROUP. T. M. The women's movement and nursing. Nurs. Forum, Hillsdale, 13(3):303-22,1975.
  • 24. SANTOS, I. & VIEIRA. C. A. B. Análise crítica da prática atual de enfermagem no país. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM. 31.. Fortaleza, 5-11, ago. 1979. Anais... Fortaleza. ABEn, 1979.p.85-91.
  • 25. SCHLOTFELDT, R. N. On the professional status of nursing. Nurs. Forum, Hillsdale, 13(1):16-31,1974.
  • 26. SEGAF. V. Uma experiência no ensino de história da enfermagem. Rev. Bras. Enf, Brasília, 30(2):76-81, abr./jun. 1977.
  • 27. SIGERIST apud LANDY, D. ed. Culture, disease and healing; studies in medical anthropology. . New York, MacMillan. 1977.
  • 28. SIMPÓSIO SOBRE POLITICA NACIONAL DE SAÜDE, 1., Brasilia, Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, 9-12 out. 1979. Relatório final dos grupos de trabalho, mimeografado.
  • 29. SULLIVAN, C. et alii. Nursing in a society in crisis. Am. J. Nurs. New York, 72(2):1302-4, Fev. 1972.
  • 30. WHITE. L. The science of culture. New York, Farrar, Strauss and Cudahy, 1949.
  • 31. WITT. A. Pesquisa de Enfermagem. São Paulo, LTr, 1980.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 1985
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br