Acessibilidade / Reportar erro

Impacto da notícia de doença-crítica na vivência da família: estudo fenomenológico hermenêutico

RESUMO

Objetivo:

Compreender o impacto da notícia de doença-critica na experiência vivida pelas pessoas da família numa Unidade de Cuidados Intensivos.

Método:

Abordagem fenomenológica segundo Van Manen. Realizaram-se entrevistas abertas a 21 pessoas da família. Na análise e interpretação dos dados identificaram-se três temas essenciais: o inesperado; o prenúncio de morte; o impacto no cuidar de si. O estudo cumpriu os princípios éticos que lhe são inerentes.

Resultado:

O inesperado da notícia e a possibilidade de morte da pessoa doente influenciam o bem-estar e o autocuidado das pessoas da família, condicionando a sua capacidade de análise e decisão. Constatou-se que a família vive a notícia com sofrimento, principalmente pela antecipação que faz dos acontecimentos.

Considerações finais:

A humanidade dos enfermeiros revelou-se na resposta às necessidades da família. Face à necessidade de informação, verificou-se que a informação transmitida lhes permitiu, consciencializarem-se, capacitarem-se no quotidiano e aliviar a carga emocional experienciada.

Descritores:
Família; Terapia Intensiva; Enfermagem; Informação; Acontecimentos que Mudam a Vida

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br