Acessibilidade / Reportar erro

Gestão na Estratégia Saúde da Família: cargas de trabalho e violência institucional estruturada

RESUMO

Objetivos:

compreender a relação entre cargas de trabalho e violência institucional na prática dos gestores da Estratégia Saúde da Família.

Métodos:

pesquisa qualitativa com triangulação teórica, por meio de entrevistas semiestruturadas. Participaram 35 gestores de Unidades Básicas de Saúde das cinco regiões do Brasil que atuavam na Estratégia Saúde da Família. Na análise dos dados, utilizaram-se análise temática e o software ATLAS.ti.

Resultados:

as cargas de trabalho foram analisadas, evidenciando relações com a violência institucional. Surgiram categorias temáticas: “relacionadas com o próprio trabalho de gestão”; “relacionadas com outras instâncias de gestão do sistema de saúde”; “relacionadas aos usuários e população adstrita”. Verificou-se inter-relação entre aumento das cargas de trabalho dos gestores e violência institucional.

Considerações Finais:

a Estratégia Saúde da Família é relevante para o acesso universal à saúde e requer condições institucionais favoráveis para sua efetividade. Cenários adversos geram aumento de cargas de trabalho, aproximando-se da violência institucional.

Descritores:
Atenção Primária à; Saúde; Carga de Trabalho; Violência no Trabalho; Gestor de Saúde; Estratégia Saúde da Família.

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br