Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimento dos cirurgiões-dentistas sobre câncer de boca e orofaringe: uma revisão integrativa

RESUMO

Objetivos:

identificar as evidências disponíveis na literatura sobre o conhecimento dos cirurgiõesdentistas quanto aos fatores de risco e diagnóstico precoce do câncer de boca e orofaringe.

Métodos:

trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Foram realizadas buscas mediante os descritores e operadores booleanos na base de dados PubMed e LILACS, com uso de literatura cinza, nos idiomas inglês, espanhol e portugês.

Resultados:

dos 79 artigos do PubMed e 152 do LILACS, 24 foram selecionados. Destes, oito mostraram bom conhecimento dos dentistas, enquanto a maioria mostrou baixo ou pouco conhecimento sobre fatores de risco e diagnóstico precoce em dentistas. Todos os estudos, no entanto, destacam a necessidade de educação continuada para melhorar e manter o conhecimento sobre fatores de risco e diagnóstico precoce.

Conclusões:

grande parte dos cirurgiões-dentistas apresenta um conhecimento insuficiente sobre câncer de boca/orofaringe. É sugerida a educação continuada, visando melhorar o conhecimento e o diagnóstico precoce.

Descritores:
Cirurgiões-Dentistas; Conhecimento; Câncer de Boca; Fatores Epidemiológicos; Educação em Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br