RESUMO
Objetivos:
descrever os elementos promotores de satisfação e insatisfação no trabalho de catadoras de materiais recicláveis e realizar uma ação de enfermagem focada nesses elementos.
Método:
pesquisa qualitativa, convergente-assistencial, realizada com catadoras cooperativadas. A produção de dados ocorreu em 2015 por meio de observação participante, entrevistas semiestruturadas e grupo de convergência. A análise contemplou as fases Apreensão, Síntese, Teorização e Transferência.
Resultados:
emergiram quatro categorias que ilustram vivências de satisfação e insatisfação relacionadas à identificação com as tarefas e com o conteúdo do trabalho, ganhos materiais e pessoais obtidos com a catação, o preconceito, a desvalorização e dificuldades nas relações interpessoais. Esta última, devido ao seu destaque, foi objeto de uma ação de enfermagem.
Conclusão:
o estudo contribuiu para o avanço de conhecimentos e possibilidades de associação entre a realização da pesquisa e do cuidado de enfermagem com trabalhadores.
Descritores:
Enfermagem; Saúde do Trabalhador; Catadores; Satisfação no Emprego; Pesquisa Qualitativa