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Legislação e qualidade da educação em enfermagem no contexto da pandemia de COVID-19

RESUMO

Objetivos:

refletir sobre os atos normativos governamentais editados para a educação superior durante a pandemia de COVID-19 e sobre as repercussões desses atos na qualidade da educação em enfermagem no Brasil.

Métodos:

trata-se de uma reflexão acerca das repercussões para a qualidade do ensino de enfermagem, baseada nos atos normativos aplicados ao ensino superior, promulgados no período de março a dezembro de 2020, disponíveis no site do Ministério da Educação e na literatura vigente sobre a temática, ancorada nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem.

Resultados:

a legislação educacional, no contexto da pandemia, distanciou o ensino do mundo do trabalho, assim como da qualidade da formação estabelecida nas diretrizes.

Considerações Finais:

o ensino remoto na enfermagem dificulta a formação de profissionais com capacidade para a efetividade do processo de ensinar e aprender no mundo real do cuidado e da promoção da saúde no Sistema Único de Saúde.

Descritores:
Legislação; Educação Superior; Educação em Enfermagem; Pandemias; COVID-19

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