Acessibilidade / Reportar erro

Percepção dos profissionais sobre segurança dos pacientes na atenção psicossocial

RESUMO

Objetivo:

Conhecer pela percepção dos profissionais os riscos e os fatores relacionados aos incidentes de segurança do paciente em atenção psicossocial.

Método:

Estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com 31 profissionais em Centros de Atenção Psicossocial tipo III, entre outubro de 2016 e abril de 2017. Coleta de dados mediada pelo Ciclo de Aprendizagem Vivencial. Realizada análise de conteúdo.

Resultados:

Os profissionais revelaram riscos e fatores relacionados aos incidentes de segurança em suas práticas diárias, associados à estrutura física e organizacional, condução do processo clínico, administração clínica e gestão organizacional.

Considerações finais:

São necessários esforços contínuos por parte da alta direção e dos profissionais para melhorar o processo de trabalho e estrutura organizacional na atenção psicossocial, a fim de contribuir com o desenvolvimento da autonomia e reinserção social do paciente, evitar a institucionalização e, especialmente, garantir uma atenção psicossocial segura.

Descritores:
Serviços de Saúde Mental; Dano ao Paciente; Assistência Centrada no Paciente; Qualidade da Assistência à Saúde; Segurança do Paciente

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br