Acessibilidade / Reportar erro

Riscos psicossociais identificados por profissionais de oncologia associados à sua qualidade de vida

RESUMO

Objetivo:

Analisar a relação entre os riscos psicossociais do trabalho e a qualidade de vida relacionada à saúde, identificada por profissionais que atuam em unidades de oncologia e cuidados paliativos em uma região do Chile.

Método:

Estudo analítico transversal, de abordagem quantitativa, em que participaram 110 profissionais da Saúde. A pesquisa atendeu os requisitos éticos de E. Emanuel.

Resultados:

Os participantes identificam uma maior exposição a riscos psicossociais na dimensão de demandas psicológicas e presença dupla; por outro lado, notam melhores resultados no componente da saúde física (𝒙: 76,72; DE 9,75) versus o componente da saúde mental (𝒙:71,13; DE:6,38). Além disso, há conexão, com estatísticas significantes, entre os riscos psicossociais e a qualidade de vida relacionada à Saúde (p ≤0,05).

Conclusões:

O presente estudo permite afirmar que há uma conexão entre a percepção de riscos psicossociais e a qualidade de vida relacionada com a saúde dos profissionais.

Descritores:
Riscos de Trabalho; Saúde no Trabalho; Enfermagem; Enfermagem Oncológica; Qualidade de Vida

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br