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Reorganização do atendimento em ambulatório de mastologia durante a pandemia de COVID-19

RESUMO

Objetivo:

relatar a experiência da equipe de saúde na reorganização dos atendimentos em ambulatório de mastologia.

Métodos:

relato de experiência em ambulatório de mastologia de serviço público universitário no Ceará entre março e abril de 2020. O serviço atende, exclusivamente, mulheres e que estão com alterações mamárias, para tratamentos cirúrgicos variando desde nodulectomias a mastectomias com oncoplástica.

Resultados:

o aumento dos casos de COVID-19 trouxe necessidade de reorganizar atendimentos em serviços de saúde. Seguiram-se as seguintes etapas: identificação das pacientes agendadas, leitura das evoluções clínicas nos prontuários eletrônicos, avaliação individual para definição da permanência ou não da consulta, contato telefônico para informar sobre a desmarcação. Dentre as 555 consultas agendadas para março e abril de 2020, 316 (56,9%) foram mantidas.

Considerações finais:

a reorganização dos atendimentos no ambulatório de mastologia otimizou o tempo de espera das consultas e evitou aglomerações no serviço, propiciando segurança às pacientes atendidas.

Descritores:
Infecções por Coronavírus; Neoplasias de Mama; Equipe de Assistência ao Paciente; Assistência Ambulatorial; Saúde da Mulher

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