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Validação de conteúdo para subsidiar o acompanhamento da comunicação do diagnóstico de HIV na infância

RESUMO

Objetivos:

criar e validar o conteúdo de um guia para o acompanhamento da comunicação do diagnóstico de HIV na infância.

Métodos:

estudo do tipo metodológico, com desenho guiado pelo Modelo de Tradução do Conhecimento em Ação, sustentado pela abordagem participativa. O conteúdo do guia foi estruturado segundo os elementos da comunicação propostos por Lasswel a partir de estudos de revisão.

Resultados:

o conteúdo foi validado por 26 juízes da enfermagem, medicina, psicologia e pedagogia, por escala do tipo Likert para relevância, clareza e precisão. Coleta de dados online, que atingiu o Índice de Validade de Conteúdo de 0,94.

Conclusões:

o guia poderá subsidiar a prática dos profissionais que atendem crianças que vivem com HIV, o apoio à família na comunicação e o direito da criança em saber o seu diagnóstico. Para a investigação, recomenda-se criar e validar a face da tecnologia para implementá-la.

Descritores:
Estudo de Validação; Comunicação; Saúde da Criança; HIV; Revelação

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