Acessibilidade / Reportar erro

Um estudo qualitativo das razões para baixa notificação de incidentes de segurança do paciente entre enfermeiros indonésios

RESUMO

Objetivos:

investigar os motivos da baixa notificação de incidentes de segurança do paciente entre enfermeiros indonésios.

Métodos:

este estudo de caso qualitativo foi conduzido entre 15 enfermeiros clínicos selecionados intencionalmente de um hospital público em Lampung, Indonésia. Utilizou-se roteiro de entrevista para a coleta de dados por meio de entrevistas presenciais em profundidade em julho de 2022. A abordagem temática foi utilizada para análise dos dados.

Resultados:

neste estudo, emergiram sete temas: (1) Compreender a comunicação de incidentes; (2) A cultura; (3) Consequências da notificação; (4) Socialização e treinamento; (5) Instalações; (6) Comentários; e (7) Recompensas e punições.

Considerações Finais:

esses achados devem ser considerados desafios para o comitê de segurança do paciente e a gestão hospitalar para aumentar a notificação de incidentes de segurança do paciente, principalmente entre os enfermeiros do hospital.

Descritores:
Segurança do Paciente; Relatórios de Incidentes; Enfermeiras; Estudo Qualitativo; Indonésia

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br