Compartilhando saberes através da educação em saúde na escola: interfaces do estágio supervisionado em enfermagem(1818 Azevedo IC, Cavalcante RD, Silva HS, Cassiano AN, Araújo MG, Vale LD. Compartilhando saberes através da educação em saúde na escola: interfaces do estágio supervisionado em enfermagem. Rev Enferm Cent O Min[Internet]. 2014[cited 2016 Jun 20];4(1):1048-56. Available from: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/565
http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/re...
). |
Intervenção na realidade da produção dos serviços de enfermagem a partir do desenvolvimento de práticas de educação em saúde. |
A Teoria de Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva (TIPESC) é a ferramenta que os graduandos de enfermagem aplicam em estudantes do Ensino Médio, identificando as reais necessidades de intervenções e quais as estratégias de educação em saúde mais eficazes. |
Acadêmicos de enfermagem vivenciaram uma nova forma de trabalhar a Educação em Saúde, vislumbrando caminhos e cenários de atuação capazes de renovar o exercício do processo educativo em saúde, visando à superação de práticas pontuais e lineares de cuidado. |
Estágio curricular supervisionado: análise da experiência discente(1919 Lima TC, Paixão FRC, Candido EC, Campos CJG, Ceolim MF. Estágio curricular supervisionado: análise da experiência discente. Rev Bras Enferm[Internet]. 2014[cited 2016 Jul 12];67(1):133-40. Available from: http://dx.doi.org/10.5935/0034-7167.20140018
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). |
Integrar a atenção individual e coletiva, teoria e prática, ensino e serviço, para formar profissionais aptos a atender às demandas de saúde da população, contribuindo ativamente para a construção do SUS. |
Não apresenta |
A experiência contribuiu para a construção de um elo entre a teoria e a prática. O crescimento pessoal e profissional referido pelos estudantes parece ter reflexos na segurança com que deixarão o curso de graduação para atuarem como profissionais, minimizando a ruptura dessa mudança de papéis. |
Internato de enfermagem: o significado para os internos de uma universidade pública(2020 Garcia SD, Ciciliato CZ, Ignotti BS, Vannuchi MTO. Internato de enfermagem: o significado para os internos de uma universidade pública. Rev Enferm UERJ[Internet]. 2014[cited 2016 Jun 18];22(2):212-8. Available from: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/13601
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). |
O internato de enfermagem propicia a visão de sua profissão de forma ampla e concreta, proporciona experiências de âmbito técnico-científico, com o desenvolvimento de funções com responsabilidade, ética, liderança, capacidade de comunicação e tomada de decisões. |
A problematização é a principal metodologia de ensino. O estudante é estimulado a participar de atividades educativas envolvendo toda a equipe de saúde da unidade. Às sextas-feiras são realizados encontros teóricos entre internos e docentes para discutirem temas pertinentes ao gerenciamento em enfermagem. |
O aprendizado enfatiza a união da teoria e da prática e, com isso, forma profissionais críticos e reflexivos. Os acadêmicos sentiram-se preparados para serem inseridos no mercado de trabalho e alcançaram o desenvolvimento de competências essenciais para atuarem como enfermeiros. Os temas gerenciais foram importantes para que os estudantes transformassem a prática nas unidades e se inserissem na equipe como gestores do cuidado. |
Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar(2121 Valadares AFM, Magro MCS. Opinion of nursing students on realistic simulation and the curriculum internship in hospital setting. Acta Paul Enferm[Internet]. 2014[cited 2016 Jun 18];27(2):138-43. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400025
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). |
Não apresenta |
Os estudantes permanecem durante um período no ambiente hospitalar em que as atividades de estágio são permeadas por aulas teóricas. A simulação é a estratégia de ensino-aprendizagem testada como meio de preparo e reflexão dos estudantes para adentrarem no campo de estágio. |
Os estudantes reconhecem a simulação e o estágio curricular como práticas que, quando combinadas, consolidam a aprendizagem. Contrariamente, constatou-se que o ECS, isoladamente, expõe o estudante ao enfrentamento da insegurança e da falta de independência para atuar. |
Cuidado à gestante na Atenção Básica: relato de atividades em estágio curricular(2222 Barreto MS, Mathias TAF. Cuidado à gestante na atenção básica: relato de atividades em estágio curricular. Rev Rene [Internet]. 2013 [cited 2016 Jun 17];14(3):639-48. Available from: http://dx.doi.org/10.15253/rev%20rene.v14i3.3509
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). |
Desenvolvimento da consciência crítica e da competência técnica para a tomada de decisão, pois a supervisão docente é periódica e ocorrem encontros semanais entre aluno e professor para as discussões acerca do estágio. |
As atividades são divididas em momentos: ambientação no serviço, participação nas rotinas e procedimentos; levantamento das principais necessidades do serviço; elaboração de um Plano de Ação passível de atuação conjunta (aluno/docente/equipe de saúde); execução do Plano de Ação. A ferramenta utilizada é o Método Altadir de Planejamento Popular (MAPP). |
O modo de trabalho conjunto, entre equipe de saúde e o aluno, no levantamento das necessidades do serviço e na seleção de um problema para a construção do Plano de Ação, além de capacitar a equipe da ESF, proporciona ao aluno melhor formação profissional, aprimorando seu olhar crítico em relação às atividades desenvolvidas com a comunidade, na promoção da saúde e prevenção de agravos. |
Problemas éticos vivenciados no estágio curricular supervisionado em enfermagem de um currículo integrado(2323 Burgatti JC, Bracialli LAD, Oliveira MAC. Ethical problems experienced in a supervised curricular internship in nursing in an integrated curriculum. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2013[cited 2016 Jul 27];47(4):937-942. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420130000400023
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). |
Modalidade de ensino prático que propicia a transição do mundo acadêmico para o mundo do trabalho, sendo um espaço privilegiado de contato com a realidade dos serviços e o trabalho em saúde. |
Ciclos Pedagógicos: problematização de experiências significativas para o estudante que parte de situações reais do mundo do trabalho. Compartilhamento da experiência, identificando lacunas de conhecimento, formulando questões de aprendizagem. Na sequência, os estudantes reorganizam o conhecimento ancorado na literatura científica e o compartilham. |
Proporciona oportunidades de reflexão crítica sobre a prática profissional, os serviços e o sistema de saúde, permitindo questionar se as normas jurídicas e administrativas respondem de forma ética aos problemas de saúde da população. |
Estágio supervisionado de enfermagem na atenção básica: o planejamento dialógico como do processo ensino-aprendizagem(2424 Tavares CMM, Rodrigues LMS. Estágio supervisionado de enfermagem na atenção básica: o planejamento dialógico como dispositivo do processo ensino-aprendizagem. Rev Rene [Internet]. 2012[cited 2016 Jul 20];13(5):1075-83. Available from: http://dx.doi.org/10.15253/rev%20rene.v13i5.4103
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). |
Transformar práticas de ensino, permitindo a integração entre docentes e profissionais da assistência, vislumbrando um profissional crítico, capaz de compreender a realidade e intervir nela, pautado pelos princípios do SUS. |
A principal metodologia de ensino-aprendizagem é a problematização. O estudante realiza um planejamento coletivo ensino-serviço, participa de ações multidisciplinares, identifica as necessidades assistenciais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e integra as discussões sobre as necessidades de saúde dos usuários. |
Contribui para a interação ensino-serviço, ampliando a experiência de formação. Acredita-se que é preciso romper com comodismos e práticas tradicionalistas. O aprimoramento constante de docentes e preceptores é requerido, e também dos planos de estudo e dos objetivos das atividades, cabendo à academia a sua instrumentalização. |
Aprendizagem da liderança: contribuições do internato em enfermagem para a formação do estudante(2525 Ramos VM, Freitas CASL, Silva MJ. Aprendizagem da liderança: contribuições do internato em enfermagem para a formação do estudante. Esc Anna Nery Rev Enferm [Internet]. 2011[cited 2016 Jul 22];15(1):157-61. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452011000100022
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). |
Proporcionar a vivência integral no campo assistencial de saúde e de desenvolvimento de habilidades de liderança. |
Não apresenta |
Contribuiu de forma decisiva para a aprendizagem da liderança, considerando-se que viabiliza o contato mais prolongado do estudante com a instituição de saúde, profissionais, pacientes e familiares. |
Estratégia saúde da família: experiência de acadêmicos de enfermagem em estágio curricular(2626 Borges JWP, Moura ADA, Andrade AM, Menezes AVB. Estratégia Saúde da Família: experiência de acadêmicos de enfermagem em estágio curricular. Rev Rene [Internet]. 2011[cited 2016 Jul 16];12(2):406-416. Available from: http://dx.doi.org/10.15253/rev%20rene.v12i2.4250
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). |
Realizado durante um semestre, em que o aluno fica inserido em uma ESF, acompanhado por um professor para colocar em prática os conteúdos apreendidos, buscando o desenvolvimento de habilidades técnicas, reflexivas e científicas. |
Inserção do estudante nas ações desenvolvidas pelos enfermeiros, participação e implementação de programas de promoção e prevenção do Ministério da Saúde, realização de consultas de enfermagem, ações de educação em saúde, visita domiciliare ações de promoção àsaúde em escolas de ensino fundamental. |
Aprendizado prático, unindo a teoria e adequando-a à realidade. Promoveu a elucidação do papel do enfermeiro dentro da ESF na busca de um cuidado efetivo na saúde coletiva, além do desenvolvimento de valores morais e o surgimento de um sentimento de corresponsabilização na busca por um sistema de saúde igualitário. |
Planejamento estratégico de uma unidade saúde da família - região leste de Goiânia(2727 Queirós PS, Adenícia CSS, Calpiñeiro NEN, Silva CDA, Silva DA, Silva AC, et al. Planejamento estratégico de uma unidade saúde da família: região leste de Goiânia. Rev Salud Publica [Internet]. 2010[cited 2016 Jun 28];14(1):15-23. Available from: http://www.saludpublica.fcm.unc.edu.ar/sites/default/files/RSP10_1_05_art2_pp%2015_23.pdf
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). |
Não apresenta |
O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é utilizado pelos acadêmicos em ECS como metodologia de resolução de problemas de forma coletiva e compartilhada. |
Oportunizou a integração dos projetos interequipes, e a socialização dos problemas vivenciados, desenvolvendo um espírito de compreensão, união e motivação sendo significativo tanto para as acadêmicas quanto para os profissionais que compreenderam que o PES é fundamental para o desenvolvimento da assistênciaàsaúde e para o direcionamento de ações. |
Necessidades dos serviços e exigências da academia: uma articulação possível(2828 Correia AA, Silva CC, Silva ATMC, Braga JEF. Necessidades dos serviços e exigências da academia: uma articulação possível. Rev Bras Ciênc Saúde [Internet]. 2009 [cited 2016 Jul 21];13(1):7-12. Available from: http://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/3245/3631
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). |
Período destinado à formação realizada por meio da aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos ao longo do curso, fornecendo vivência no cuidar do indivíduo, família e comunidade. |
Os estudantes aplicam ferramentas administrativas aprendidas durante a formação, principalmente o Planejamento Normativo ancorado nas necessidades de resolução de problemas dos serviços. Cabe ao estudante desenvolver a capacidade de buscar a integração entre teoria e prática profissional. |
Houve a utilização dos conteúdos das disciplinas de administração aplicada na Enfermagem, embora não sejam, de imediato, reconhecidos pelos estagiários. Há carência de orientação aos estagiários quanto à existência de problemas superáveis e deficiências administrativas dos serviços. Os docentes, muitas vezes,nãopossuem conhecimento suficiente na área de administração em enfermagem. |
Instrumento de avaliação do aluno com base nas competências gerenciais do enfermeiro(2929 Tronchin DMR, Gonçalves VLM, Leite MMJ, Melleiro MM. Instrument of student assessment based on nursing managerial competences. Acta Paul Enferm[Internet]. 2008 [cited 2016 Jul 26];21(2):356-60. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002008000200020
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). |
Desenvolver o processo de trabalho de gerenciamento em enfermagem com base em competências individuais adquiridas; exercitar o papel de gerente de enfermagem na gestão de serviços e desenvolver autonomia e segurança para inserção nos diferentes grupos multiprofissionais. |
Estudo de caso, cuja temática é selecionada a partir de uma situação-problema detectada no campo da prática. Propõe, implementa e avalia a intervenção. A avaliação de desempenho é realizada por meio de um instrumento contendo dez prognosticadores, graduados de zero a dez. O estudante realiza sua auto-avaliação e participa da avaliação conjunta efetuada pelo docente e enfermeiros da unidade, local do estágio. |
O instrumento de avaliação vem sendo aplicado há três anos e constata-se a necessidade de maior tempo de utilização no processo avaliativo. Pode-se inferir que a avaliação discente tem promovido a responsabilidade e o compromisso do aluno, buscando soluções para o enfrentamento dos problemas do ensinar e do aprender, configurando-se em um processo participativo de ação-reflexão-ação, visando a transformar a construção do conhecimento. |
A utilização do planejamento estratégico simplificado por estudantes de enfermagem: preparando futuros profissionais(3030 Otani MAP, Bedini LM, Souza MR, Mutro MEG, Pereira AF, Serissa A. A utilização do planejamento estratégico simplificado por estudantes de enfermagem: preparando futuros profissionais. Rev Min Enferm [Internet]. 2006[cited 2016 Jun 26];10(4):407-11. Available from: http://www.dx.doi.org/S1415-27622006000400015
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). |
Estratégia de ensino-aprendizagem que permite a vivência no mundo do trabalho, onde o estudante aplica os conhecimentos adquiridos nos anos anteriores, incorpora novos conhecimentos e desenvolve habilidades e atitudes esperadas para sua formação profissional. |
Os estudantes são supervisionados diariamente pelos enfermeiros dos serviços de saúde; os professores realizam encontros semanais e ambos avaliam os estudantes quanto à aquisição de competência descritas pela disciplina. O PES simplificado conduz o estudante e a equipe na reflexão coletiva sobre a realidade, transformando a situação de saúde indesejada. |
Entende-se que a realização do planejamento em saúde durante a graduação é importante estratégia de ensino-aprendizagem, considerando-se o preparo do estudante para a vida profissional. Os estudantes vivenciam o mundo do trabalho e são atores nesse cenário real, o que possibilita o processo reflexivo através da ação-reflexão-ação, e favorece a transformação das práticas em saúde. |
A utilização do Método Altadir de Planejamento Popular em atividades de estágio curricular(3131 Slalinski LM, Scochi MJ, Mathias TAF. A utilização do método altadir de planejamento popular em atividades de estágio curricular. Ciênc Cuid Saúde [Internet]. 2006[cited 2016 Jun 28];5(1):75-81. Available from: http://dx.doi.org/10.4025/cienccuidadsaude.v5i1.5141
http://dx.doi.org/10.4025/cienccuidadsau...
). |
Não apresenta |
Participação ativa nas atividades cotidianas da ESF, levantamento de problemas e elaboração de um plano de intervenção, que utiliza o MAPP como instrumento. |
O MAPP é eficaz no trabalho em equipe para levantar problemas, identificar suas causas, descritores e consequências, selecionar frentes de ataque e operacionalizar as demandas da ação. |