Open-access A liderança autêntica no sistema educacional e no ensino da enfermagem: revisão integrativa

RESUMO

Objetivos:  identificar e analisar o conhecimento produzido na literatura acerca da liderança autêntica no sistema educacional, assim como na educação em enfermagem.

Métodos:  revisão integrativa, realizada nas bases de dados Scopus, Web of Science, CINAHL, MEDLINE/PubMed, ERIC, LILACS. Foram elegíveis artigos que abordassem sobre a liderança autêntica no sistema educacional de uma perspectiva geral e no âmbito da enfermagem, assim como as práticas de ensino desse modelo de liderança.

Resultados:  23 artigos atenderam aos critérios de inclusão, a maioria publicada em 2019, sobressaindo-se estudos no contexto no ensino, com predomínio no curso de enfermagem e que foram sintetizados em três categorias temáticas.

Considerações Finais:  constatou-se que, quanto maiores os níveis da liderança autêntica no sistema educacional, mais elevados serão os índices de outros fatores positivos a ela relacionadas, como confiança, envolvimento, otimismo acadêmico, responsabilidade, criatividades, entre outros.

Descritores: Liderança; Educação; Docentes; Estudantes; Educação em Enfermagem

ABSTRACT

Objectives:  to identify and analyze the knowledge produced in literature about authentic leadership in the educational system, as well as in nursing education.

Methods:  an integrative review, carried out in the Scopus, Web of Science, CINAHL, MEDLINE/PubMed, ERIC, LILACS databases. Articles that addressed authentic leadership in the educational system from a general perspective and within the nursing scope, as well as teaching practices of this leadership model, were eligible.

Results:  twenty-three articles met the inclusion criteria, most published in 2019, highlighting studies in the context of teaching, with a predominance in the nursing course and which were synthesized into three thematic categories.

Final Considerations:  it was found that the higher the levels of authentic leadership in the educational system, the higher the rates of other positive factors related to it, such as trust, involvement, academic optimism, responsibility, creativity, among others.

Descriptors: Leadership; Education; Faculty; Students; Education, Nursing

RESUMEN

Objetivos:  identificar y analizar el conocimiento producido en la literatura sobre el liderazgo auténtico en el sistema educativo, así como en la formación de enfermería.

Métodos:  una revisión integradora, realizada en bases de datos Scopus, Web of Science, CINAHL, MEDLINE/PubMed, ERIC, LILACS. Fueron elegibles los artículos que abordaran el liderazgo auténtico en el sistema educativo desde una perspectiva general y en el ámbito de la enfermería, así como las prácticas docentes de este modelo de liderazgo.

Resultados:  23 artículos cumplieron con los criterios de inclusión, la mayoría publicados en 2019, destacándose estudios en el contexto de la enseñanza, con predominio en el curso de enfermería y que fueron sintetizados en tres categorías temáticas.

Consideraciones Finales:  se encontró que a mayores niveles de liderazgo auténtico en el sistema educativo, mayores índices de otros factores positivos relacionados con el mismo, como confianza, involucramiento, optimismo académico, responsabilidad, creatividad, entre otros.

Descriptores: Liderazgo; Educación; Docentes; Estudiantes; Educación en Enfermería

INTRODUÇÃO

De acordo com o modelo teórico, a liderança autêntica pode ser compreendida como um processo relacionado às capacidades psicológicas positivas em um ambiente organizacional desenvolvido, resultando em comportamentos positivos por partes dos líderes e dos liderados, gerando um autodesenvolvimento positivo a todos os envolvidos(1). O comportamento do líder autêntico se baseia na avaliação de itens distribuídos em quatro domínios: transparência nos relacionamentos; perspectiva moral e ética; processamento equilibrado de informações; e autoconsciência(2-3).

Os líderes autênticos criam um ambiente de trabalho que permite aos liderados terem uma autoexpressão sincera e autêntica, reduzindo práticas negativas e permitindo que líderes e liderados trabalhem juntos para a eficácia geral e o sucesso da organização(4). Assim, a liderança autêntica pode ser considerada um dos modelos teóricos de liderança que mais se adequa ao processo de trabalho desenvolvido no sistema educacional, tanto no ensino fundamental e médio quanto no ensino superior, especialmente por basear-se no caráter, nos valores, na ética, na moral, na transparência e na tomada de decisão(5-6). Atualmente, este modelo de liderança é considerado o mais genuíno, positivo, transparente e ético nas organizações(7), incluindo as instituições de ensino(8).

Na enfermagem, pesquisas demonstram quão benéficos os líderes autênticos podem ser na prática profissional, especialmente por influenciarem significativamente o processo de trabalho do enfermeiro, promoverem ambientes de trabalho saudáveis, além de refletirem no engajamento, na satisfação, na retenção e no comprometimento organizacional da equipe de enfermagem. No entanto, essas pesquisas evidenciam a necessidade do desenvolvimento de estudos acerca de líderes autênticos, considerando o contexto do ensino, especialmente na enfermagem(7-9).

De tal modo, é evidenciado o entendimento dos benefícios da liderança autêntica no setor empresarial por meio do clima organizacional positivo, confiança, satisfação, retenção, comprometimento, comportamento de cidadania e melhor desempenho dos trabalhadores(10). Entretanto, observa-se que a liderança autêntica não recebeu a mesma atenção no desenvolvimento dos currículos escolares, tanto no Brasil como no mundo, muito menos no ensino da enfermagem.

Considerando a relevância desse modelo teórico de liderança, emerge o interesse em analisar os estudos científicos que abordaram sobre a liderança autêntica no sistema educacional de maneira ampla, assim como analisar sobre a perspectiva de ensino/utilização da liderança autêntica nos cursos de graduação em enfermagem, haja vista que, nesta profissão, há a necessidade de líderes cada vez mais eficientes e comprometidos com o ensino e com o trabalho.

É indispensável, portanto, avançar o conhecimento acerca das evidências científicas na utilização da liderança autêntica no sistema educacional mundial, mas especialmente no cenário brasileiro, pois não foram identificadas revisões de qualquer natureza sobre o tema, razão pela qual se justifica o desenvolvimento da presente pesquisa.

OBJETIVOS

Identificar e analisar o conhecimento produzido na literatura científica acerca da liderança autêntica no sistema educacional, assim como na educação em enfermagem.

MÉTODOS

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, caracterizada como um método de estudo que fornece o conhecimento amplo e atualizado, além de sintetizar informações relevantes sobre determinado assunto. Sua elaboração se pauta em seis etapas distintas, a saber: reconhecimento do tema e seleção da hipótese da pesquisa para a produção da revisão integrativa; estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos; definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados; avaliação dos estudos incluídos na revisão integrativa; análise e interpretação dos resultados; e apresentação da revisão/síntese do conhecimento(11).

Para definição da questão de pesquisa, utilizou-se a estratégia PCC (Population, Concept e Context), presente nas guias de recomendações das revisões sistemáticas de escopo(12). Para o presente estudo, foram considerados os seguintes componentes: P - “Gestores, docentes e discentes”, C - “Liderança Autêntica” e C - “Sistema educacional no ensino fundamental, médio e superior”. Também foi estabelecida a seguinte pergunta norteadora: como a liderança autêntica tem sido exercida no contexto educacional, com destaque para a educação em enfermagem?

Foram incluídos artigos primários, disponíveis na íntegra, com abordagem sobre liderança autêntica no sistema educacional, tanto na gestão quanto no ensino/desenvolvimento, nos idiomas inglês, português e espanhol, sem restrições quanto ao ano de publicação. Foram excluídos artigos que discutissem sobre autenticidade do líder sem referenciar a teoria da liderança autêntica.

A busca foi realizada nas principais bases de dados relacionadas às áreas da saúde e da educação: Scopus, Web of Science, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), National Library of Medicine (MEDLINE)/PubMed Central, Educational Resources Information Center (ERIC) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS).

Foram utilizados os descritores controlados, extraídos do MeSH e CINAHL Headings: Leadership; Education; Faculty; Students; Education, Nursing, bem como a palavra-chave Authentic Leadership. Também foram utilizados os descritores extraídos dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) Liderança, Educação, Docentes, Estudantes, Educação em Enfermagem, além da palavra-chave Liderança Autêntica. Para realizar as combinações entre os termos, utilizaram-se os operadores lógicos booleanos “AND” ou “OR”.

As buscas foram realizadas nos meses de janeiro e fevereiro de 2021, e repetidas em junho do mesmo ano, a fim de minimizar vieses na aplicação dos critérios e elegibilidade e de exclusão durante o processo de seleção. Participaram do processo de busca dois revisores, sendo utilizado um terceiro revisor nos casos de divergência entre os estudos selecionados pelos demais revisores.

Todos os artigos incluídos na amostra final foram classificados de acordo com os níveis de evidência propostos por Melnyk e Fineout-Overholt(13), os quais são classificados em: I - revisão sistemática ou metanálise; II - teste controlado e aleatório; III - ensaio controlado sem randomização; IV - estudo de caso-controle ou coorte; V - revisão sistemática de estudos qualitativos ou descritivos; VI - estudo qualitativo ou descritivo; VII - opinião ou consenso de especialistas.

Após a extração dos resultados, estes foram categorizados conforme a temática central de cada estudo, a fim de explicitar a aplicabilidade da liderança autêntica no contexto educacional de forma sistematizada.

RESULTADOS

Foram identificados 141 artigos, sendo 52 na Scopus, 33 na Web of Science, 25 na CINAHL, 19 na MEDLINE/PubMed, 11 na ERIC e um na LILACS. Atenderam aos critérios de inclusão 23 artigos, conforme se observa na Figura 1, elaborado de acordo com a recomendação PRISMA(14).

Figura 1
Fluxograma síntese da extração dos artigos para a revisão integrativa

A caracterização dos artigos está resumidamente apresentada no Quadro 1, em que se destacam a autoria, o país, a base de dados, o objetivo(s), o número de participantes, o delineamento, o instrumento de coleta de dados e o desfecho.

Quadro 1
Quadro síntese com os artigos de acordo com autoria, país, base de dados, nível de evidência, objetivo(s), número de participantes, delineamento, instrumento de coleta de dados e desfecho, Sinop, Mato Grosso, Brasil, 2020

Constatou-se que houve pulverização em relação ao ano de publicação, com destaque para o ano de 2019, com seis publicações sobre o tema, o que representa 26,08% das produções. Ressalta-se que se trata de temática que começou a ser investigada a partir de 2009 no contexto educacional.

Em relação aos países em desenvolvimento das pesquisas, observa-se predomínio de produções no continente Asiático, com um total de 15 artigos (65,21%). Entretanto, o país com maior número de publicações foi os Estados Unidos da América (EUA), que apresentou quatro artigos (17,39%). No Brasil, foi identificada apenas um estudo com este escopo (4,35%).

Por fim, as pesquisas foram publicadas em periódicos das áreas da educação, com oito artigos (34,78%), da liderança, com cinco artigos (21,74%), acadêmicos, com quatro artigos (17,39%), da psicologia, com três artigos (13,04%), da enfermagem com dois artigos (8,70%) e da medicina, com um artigo (4,35%).

Nove estudos (39,13%) foram desenvolvidos na educação primária e/ou secundária (ensino fundamental e/ou médio), e 14 estudos foram realizados no ensino superior (60,87%), com destaque para os cursos da área da saúde, com quatro estudos (17,39%).

DISCUSSÃO

A discussão dos artigos selecionados foi estabelecida a partir de três categorias temáticas, sendo elas: A relação entre a liderança autêntica com fatores positivos e negativos; A avaliação da liderança autêntica dos gestores no sistema educacional; e A liderança autêntica nos cursos de graduação na enfermagem e na área da saúde e o ensino da liderança autêntica no ensino superior.

A relação entre a liderança autêntica com fatores positivos e negativos

Nesta primeira categoria, foram selecionados 12 estudos que realizaram a relação (associação direta) entre liderança autêntica e fatores positivos ou negativos, bem como com alguns fatores mediadores (fatorem que influenciam a relação direta entre este modelo teórico e o fator positivo ou negativo). Para realizar uma análise minuciosa dos artigos, os mesmos foram subdivididos em estudos realizados nos ensinos fundamental e médio(1,10,17,24,30) (21,74%) e no ensino superior(3,25-29,31) (30,43%).

No estudo de Bird et al.(17), realizado nos ensinos fundamental e médio, a relação ocorreu entre a liderança autêntica e a confiança, o envolvimento e a intenção de retornar. Na pesquisa de Srivastava e Dhar(24), a liderança autêntica foi relacionada ao otimismo acadêmico, por meio da mediação do comportamento afetivo e da abrangência de treinamento. Já na pesquisa de Aria et al.(10), a liderança autêntica foi relacionada à intenção do docente em permanecer no trabalho, mediada pelo capital psicológico e pelo suporte organizacional. O estudo de Ismail, Abdullah e Abdullah(30) relaciona a liderança autêntica com o estresse dos docentes, enquanto que, na pesquisa de Srivastava e Dhar(1), a liderança autêntica foi relacionada com o comportamento de papel extra, mediado pelo otimismo acadêmico e pela abrangência de treinamento.

Acerca dos estudos realizados no ensino superior, a pesquisa de Frederick et al.(25) destaca que três fatores foram relacionados à liderança autêntica: responsabilidade, abertura e resposta. No estudo de Erkutlu e Chafra(26), a liderança autêntica foi relacionada à inserção no trabalho organizacional, mediada pela propriedade psicológica e a autoconcordância. Na pesquisa de Kotzé e Nel(27), a liderança autêntica foi relacionada com a inteligência emocional, personalidade, habilidades cognitivas e gênero. Na pesquisa de Adil e Kamal(28), a liderança autêntica e o capital psicológico foram relacionados à Síndrome de Burnout por meio da mediação da propriedade psicológica promotora e preventiva. Na pesquisa de Hassan e Din(29), a motivação intrínseca, o sistema de trabalho de alto desempenho e a liderança autêntica foram relacionadas com a criatividade, mediados pelo compartilhamento de conhecimento. Já na pesquisa de Saeed e Ali(31), houve a relação entre a liderança autêntica e a gestão/envolvimento em sala de aula. Por fim, na pesquisa de Soares e Lopes(3), a liderança autêntica, a segurança psicológica e a densidade da rede foram relacionadas com o desempenho acadêmico.

Quando se analisam os resultados das pesquisas apresentadas, constata-se que, na maioria dos estudos, há predomínio de relações e mediações da liderança autêntica com fatores positivos, como a confiança, otimismo acadêmico, intenção de permanecer no trabalho, responsabilidade, habilidades cognitivas, personalidade, criatividade, entre outros. Observa-se que nessas relações e mediações, quando os escores de liderança autêntica são moderados ou elevados, os demais fatores positivos a ela relacionada ou mediada também estarão presentes no mesmo patamar, o que demonstra a importância de o líder desenvolver a liderança autêntica, principalmente no sistema educacional.

Por meio do estudo da psicologia humana, descobriu-se que o comportamento humano é influenciado pelo ambiente, ou seja, um ambiente percebido positivamente afeta o comportamento humano de maneira positiva(1). Portanto, há evidências da influência positiva da liderança autêntica na satisfação no trabalho(33), como aumento do otimismo dos liderados por meio das emoções positivas(34), aumento do otimismo dos trabalhadores por meio da identificação pessoal(35) e influência da liderança autêntica no aumento da confiança, esperança, otimismo e resiliência(36).

Já quanto aos fatores negativos, nota-se que apenas dois estavam relacionados à liderança autêntica, sendo eles o estresse no trabalho e a Síndrome de Burnout. Entretanto, há relação inversa, ou seja, se a liderança autêntica estiver presente, os fatores negativos estarão ausentes ou com índices negativos por parte dos liderados, o que ratifica a importância desse modelo teórico nos cenários da saúde.

Assim, observa-se que líderes autênticos criam um ambiente de trabalho que permite aos liderados terem uma autoexpressão sincera e autêntica(4), reduzindo várias práticas negativas e permitindo que líderes e liderados trabalhem juntos para a eficácia geral e o sucesso da organização(37).

Depreende-se, então, que a liderança autêntica tem se mostrado como um facilitador das boas práticas de gestão também no ambiente educacional, estando positivamente relacionada ao compromisso dos atores educacionais (diretores, coordenadores, docentes e estudantes) com a organização e com o engajamento no trabalho, podendo, inclusive, influenciar no não desenvolvimento de fatores negativos entre os trabalhadores(38).

Observa-se que os 12 estudos incluídos nesta categoria foram classificados com nível de evidência VI (estudo qualitativo ou descritivo), reforçando a necessidade do desenvolvimento de outras pesquisas que relacionem a liderança autêntica com os fatores positivos e negativos, com melhor nível de evidência.

A avaliação da liderança autêntica dos gestores no sistema educacional

Na segunda categoria, foram elencadas cinco pesquisas(6,16,18-19,22) de campo (21,74%), realizadas no ambiente educacional, e que tiveram a intenção de mensurar o grau de liderança autêntica atribuído pelos gestores, docentes e/ou estudantes, sendo identificados níveis moderados e elevados entre os gestores educacionais, demonstrando a importância da liderança autêntica neste sistema. Entretanto, constataram-se divergências entre a percepção dos liderados e a autopercepção dos líderes, o que demonstra que os líderes não estão familiarizados exatamente com como os liderados os percebem(16), assim como se autoavaliam muito bem em qualquer situação(39).

Pode-se constatar que, dos cinco artigos, em apenas em dois(6,16), houve a avaliação da percepção dos líderes e dos liderados para se fazer a comparação dos resultados, como é proposto na teoria da liderança autêntica, por meio das versões SELF e RATER do ALQ(2,35). Nos demais trabalhos, foi realizada apenas a avaliação da liderança autêntica unidimensional, ou seja, apenas pelos docentes(18), pela equipe administrativa(19) ou pelos diretores(22), trazendo apenas a visão de como esses profissionais avaliam seus líderes por meio do formulário RATER do ALQ.

Observa-se, nas análises realizadas por meio do uso do ALQ, que os liderados conseguem ser mais precisos ao analisar características do líder, sugerindo que esses conseguem avaliá-las melhor que o próprio líder(16-17,39-40).

Ao demonstrar índices moderados e/ou elevados na avaliação da liderança autêntica, as pesquisas convergem ao apontar que líderes autênticos colocam as necessidades da organização e dos liderados acima das suas próprias, em busca de práticas éticas que, consequentemente, beneficiam o aprendizado(41). Ainda, nesse modelo de liderança, os gestores podem desenvolver liderados autênticos e possibilitar instituições educacionais do exercício democrático(16).

Portanto, constata-se que a liderança autêntica é um modelo de liderança conceitualmente novo na educação(17). Entretanto, não poderia ser mais pertinente para este cenário, haja vista que se baseia no caráter, nos valores, na ética, na moral, na transparência e na tomada de decisão(42). Atualmente, a liderança autêntica é considerada um dos modelos mais genuínos, positivos, transparentes e éticos nas organizações e, especificamente, nas instituições de ensino(43).

Cabe ressaltar que os cinco estudos elencados nessa categoria apresentam nível VI de evidência, o que demonstra que estudos mais robustos acerca deste modelo de liderança no sistema educacional ainda devem ser desenvolvidos.

A liderança autêntica nos cursos de graduação na enfermagem e na área da saúde e o ensino da liderança autêntica no ensino superior

Nesta terceira categoria, foram relacionados os estudos sobre liderança autêntica no sistema educacional dos cursos da área da saúde(8,20,23,32), assim como os estudos em que são observadas iniciativas de ensinar a liderança autêntica como uma competência inerente ao líder, desenvolvidas no ensino superior(15,21).

Destacam-se três estudos, por abordarem a liderança autêntica na educação em enfermagem, sendo que o estudo de Shapira-Lishchinsky(20) demonstrou os benefícios da simulação clínica para o desenvolvimento da liderança autêntica entre estudantes do curso de enfermagem. Já no estudo de Waite et al.(8), houve a criação de um curso de liderança autêntica para acadêmicos do curso de graduação em enfermagem, cuja dinâmica aplicada proporcionou, aos acadêmicos, a descoberta do seu próprio eu autêntico. Por fim, o estudo de Al-Moamary et al.(23) aferiu os escores de liderança autêntica dos líderes acadêmicos dos cursos de graduação da área da saúde, os quais foram ligeiramente superiores aos escores dos líderes acadêmicos dos demais cursos, a exemplo do curso de medicina. Sobre este curso, ficou comprovado que docentes que lideram com autenticidade têm potencial para desenvolver os estudantes de forma mais positiva(32).

A competência de liderar pode ser aprendida, conforme demonstrado no estudo de Eriksen(15), por meio da criação de um curso de liderança em um Master Business Administration (MBA), sendo consideradas significativas as atividades propostas para o desenvolvimento da liderança autêntica. Também, a fim de promover o desenvolvimento da liderança autêntica, Shapira-Lishchinsky(21) propuseram simulações de equipe para familiarizar os líderes com diversos problemas éticos.

Depreende-se que os estudos realizados na área da saúde, em especial nos cursos de enfermagem, destacam a importância de tal modelo teórico de liderança. No caso do curso de enfermagem, parece haver forte relação entre os domínios da liderança autêntica com esta profissão, uma vez que a competência de liderar foi incorporada como uma função do enfermeiro, que deve organizar o trabalho e a gestão de pessoas, por meio de recursos físicos, financeiros, materiais, além dos saberes administrativos, como planejamento, coordenação, direção e controle(9). Complementa-se que a Associação Americana de Cuidados Críticos de Enfermagem (AACN) enfatiza que a liderança autêntica é uma das seis competências necessárias para se criar ambientes de trabalhos saudáveis e promover resultados positivos para pacientes e enfermeiros(44).

Apesar do exposto, ressalta-se que há iminente escassez de líderes no mercado de trabalho, principalmente na área da enfermagem, demonstrando lacunas no ensino ofertado pelas universidades, bem como falhas na formação em serviço, que devem investir na introdução da ética organizacional, essencial para a formação de tais líderes, principalmente nos líderes autênticos(45). Destarte, há que se investir no ensino das competências de gestão e liderança desde os currículos de graduação e pós-graduação e mantidas durante a vida profissional(46).

Conforme demonstrado nos estudos, uma das estratégias ativa de ensino da liderança autêntica ocorre por meio de simulações clínicas, sendo esta considerada um processo de ensino-aprendizagem que cria um ambiente artificial ou sintético, com a finalidade de gerenciar as experiências de um indivíduo (ou equipe) com a realidade, proporcionando ao estudante uma experiência de aprendizagem mais construtivista(47). Tais simulações contribuem tanto para o ensino quanto para a gestão, de modo a melhorar a consciência clínica e desenvolver competências no manejo clínico avançado, incluindo habilidades de liderança e de trabalho colaborativo, visto que envolve a facilitação de processos pelos quais os conhecimentos são criados, compartilhados, acumulados, internalizados e usados nas organizações(48).

Nesta última categoria, também foram constatados que os seis artigos aqui elencados apresentam nível de evidência VI, reforçando novamente a necessidade do desenvolvimento de pesquisas mais robustas sobre o tema.

Limitações do estudo

A limitação deste estudo se relaciona à escolha das bases de dados para as buscas dos artigos, visto que investigar outras bases de dados internacionais pode colaborar para a inclusão de outros artigos científicos.

Contribuições para a área da enfermagem e saúde

É importante ressaltar os benefícios para a prática do profissional da área da saúde, especialmente da enfermagem, haja vista que os resultados têm potencial para contribuir com o avanço do conhecimento referente à liderança autêntica no sistema educacional, principalmente para a educação em enfermagem. Destacam-se três aspectos essenciais, identificados a partir dos resultados: o avanço que a liderança autêntica tem tido no sistema educacional; a importância do ensino/desenvolvimento desse modelo teórico como competência para os estudantes, seja do ensino fundamental, médio ou superior; e a importância dos líderes educacionais em desenvolverem a liderança autêntica, uma vez que fatores, como otimismo, desempenho acadêmico, criatividade, envolvimento, entre outros, também estarão presentes, além desse modelo de liderar ser um impeditivo para o desenvolvimento do estresse no trabalho e da Síndrome de Burnout.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nota-se que a liderança autêntica tem sido utilizada na gestão educacional e tem sido ensinada em alguns cursos de graduação e pós-graduação. Dessa forma, ressalta-se a essencialidade em se investir no ensino da liderança autêntica nesse contexto, bem como na produção de novas evidências científicas, especialmente no ensino superior, dado que, quanto maior a adoção desse modelo de liderança, maiores os índices de fatores positivos a ela relacionadas (confiança, envolvimento, otimismo acadêmico, responsabilidade, criatividades, entre outros). Ainda, essa liderança foi vista como um fator protetor contra o estresse no trabalho e a Síndrome de Burnout.

No âmbito da gestão do sistema educacional, os artigos convergiram ao apontar que líderes autênticos colocam as necessidades da organização e dos liderados acima das suas próprias, em busca de práticas éticas que, consequentemente, beneficiam o aprendizado. Observa-se, também, que a liderança autêntica ainda não é um modelo fortemente adotado na educação na área das ciências da saúde, incluindo os cursos de enfermagem.

Nesta perspectiva, apesar de alguns pesquisadores estarem investindo na temática da liderança autêntica no sistema educacional, evidências mais robustas devem ser desenvolvidas, a fim de solidificar o conhecimento produzido, haja vista que há preocupação crescente sobre como as organizações educacionais estão sendo gerenciadas, além do fato de que tal modelo teórico se enquadra tacitamente no modelo da escola democrática, tão vislumbrada na atualidade.

  • FOMENTO
    O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

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Editado por

  • EDITOR CHEFE: Antonio José de Almeida Filho
  • EDITOR ASSOCIADO: Priscilla Valladares Broca

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Set 2022
  • Data do Fascículo
    2022

Histórico

  • Recebido
    25 Fev 2022
  • Aceito
    30 Maio 2022
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