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A simulação clínica como método de ensino na Enfermagem Fundamental: um estudo quase-experimental

RESUMO

Objetivos:

avaliar a implementação da simulação clínica nas disciplinas pautadas na Enfermagem Fundamental quanto ao ganho de conhecimento pelo discente.

Métodos:

realizou-se uma intervenção quase-experimental com 60 estudantes, distribuídos em grupos de comparação e de intervenção, os quais fizeram uso do ensino tradicional e do ensino tradicional associado ao ensino simulado, respectivamente. Foram aplicados instrumentos de pré-teste e pós-teste a ambos grupos.

Resultados:

analisado o desempenho dos estudantes por meio dos instrumentos aplicados, ambos os grupos tiveram uma evolução cognitiva ao longo do conteúdo ministrado, porém, quando comparados, o grupo de intervenção obteve um ganho de conhecimento superior ao grupo de comparação (p = 0,016), demonstrando melhora progressiva e crescente com o uso da metodologia utilizada.

Conclusões:

o ensino simulado auxilia de maneira significativa no ganho de conhecimento técnico-cognitivo dos estudantes. Sendo assim, recomenda-se aderir ao uso dessa metodologia no ensino da Enfermagem Fundamental.

Descritores:
Enfermagem; Ensino; Educação em Enfermagem; Simulação; Simulação de Paciente

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